quarta-feira, 21 de julho de 2021

O Blogue da Cidadania Ativa; Inclusão Social; Sustentabilidade Ambiental e Natureza - julho de 2021

Hoje público aqui a minha primeira mensagem, artigo de opinião pessoal  ou como queiram chamar um "Post". Nem sequer sei se é certo, o que chamam a este tipo de publicação. Mas não faz mal!. Esta é uma opção minha para quem quer dar a sua contribuição de modo sustentável e consistente, com o objetivo real de promover uma sociedade mais justa e equitativa para todos, aprendendo com os erros, adquirindo literacia e competências, ser um cidadão ativo e consciente. 

No pouco tempo que tenho disponível, e da minha pouca experiência como "blogger" ter contacto com o que alguns apelidam de "o meu projeto pessoal" e por tantos blogues que por ai circulam no éter digital, dos que tenho tido o cuidado de ler e visualizar; eu subscrevo alguns; este blogue é uma boa opção (para quem se identifique com os temas do mesmo), é simples e direto, mas no entanto, sempre com algumas reservas minhas no modo de me expressar livremente, porque posso ser mal interpretado por alguém e que não facilita este tipo de experiência pessoal e educativa e não opera ou age de forma ética, criticando com os seus comentários pouco abonatórios e pouco construtivos. 

A mim, pessoalmente, parece-me que nunca vou receber muitos "Likes" ou "Imógis" ou outra coisa qualquer que se atribui a quem comenta ou publica algo, ou que me pudesse ajudar a construir, a me incentivar a escrever e publicar melhor. Mas também não preciso que o façam. Nem sequer ativei os comentários para este blogue. Nem uma conta "AdSense". Apenas publico o que escrevo, o que procuro, o que sinto, e o que sei. Pois sim, "tenho consciência" de que não sou nenhum pseudojornalista, escritor, cientista, investigador, doutorado, político, figura pública ou comentador de "posts", sou apenas um cidadão comum a tantos outros, tais como os que por ai aparecem a escrever, amador, mas sem comentar ou publicar tudo o que me dá na alma (leia-se gana); e que são tudo aquilo que descrevi atrás algumas alíneas, que lhes dá prazer e satisfação, que lhes alimenta o ego (ego significa a consciência, o “eu de cada um”, ou seja, o que caracteriza a personalidade de cada indivíduo), achando que tudo serve de tema, conteúdo e alvo de publicação, autoelogiando-se ou promovendo-se eles próprios ou optando por nem sequer verificar a veracidade dos factos que publicam, e eu próprio já li "montes e montanhas de banalidades escritas, descritas e publicadas", sem qualquer utilidade social, educativa e pedagógica ou outra qualquer utilidade que lhe queiram dar, não passando de palavras ao vento, tagarelices, sem o "fact checking" necessário e outras tantas coisas que o não são.

Na verdade, publicar algo sem restrições é sinónimo de liberdade, todos temos direito a fazê-lo no estado democrático e sem censura ou perseguição, e perante esta convicção quase que religiosa e algo transcendente, toda a gente se dispõe hoje em dia a comentar e a publicar algo, quer nas redes sociais, quer de outras formas. Todos querem ser íntegros na sociedade e sentir algo de pertença nas suas almas, ser algo mais do que apenas cidadãos comuns, os seus 15 minutos de fama na internet. Mas deixados de lado os medos e as crenças limitantes, e sem grandes desafios, há lugar para se expressarem de forma plena dando azo ao errado. Provavelmente nem é "aquilo" em que profundamente acreditam, mas está tudo bem!. É como uma missão até aos lugares mais recônditos da alma, uma espécie de "lado negro" humano, sabendo que por mais que seja errado, a vida comentada e publicada, publicamente a troco de um falso sentimento de segurança, a "sua e a dos outros", pode ser trocada por dinheiro, escancarando-se a porta da vida íntima, "sua e a de outros", expondo-a ao ridículo sob pretexto de uma abençoada felicidade que lhes surgiu de forma financeira, para aplicação (leia-se gastar), numa sociedade de poder consumista e desigual para os mais desfavorecidos económica e socialmente e onde a educação e literacia digital ainda não está ao alcance de todos, por mais que se afirme que é mentira. 


P.S. Penso escrever mais artigos "incorretos" de opinião como cidadão ativo e consciente que sou

 

O Blogue da Cidadania Ativa; Inclusão Social; Sustentabilidade Ambiental e Natureza

Carlos Carrapiço  

ZERØ – Associação Sistema Terrestre Sustentável - "Recolha seletiva porta-a-porta no Município de Alvito" 2021

"Recolha seletiva porta-a-porta no Município de Alvito"

«Filme sobre a implementação da recolha seletiva porta-porta no Município de Alvito.

Intervenientes: Rute Viola, Lourenço Charrua, Fátima Charrua, António João Valério, António Galiau, António Santinho, Carlos Banha, Carlos Feio, Joaquim Estevão, Manuel Cansado.»

Apoio à produção: Joana Coelho

Imagem: Paulo Lucas

Som: Nuno Forner

Montagem: Claudia Esteves

Música: "Countryside", de Yevhen Lokhmatov

Colaboração: AMCAL e Município de Alvito

(ZERØ – Associação Sistema Terrestre Sustentável)


Autor: ZERØ (Associação Sistema Terrestre Sustentável)

Fonte: ZERØ (Associação Sistema Terrestre Sustentável)



O Blogue da Cidadania Ativa; Inclusão Social; Sustentabilidade Ambiental e Natureza

Carlos Carrapiço

2021

ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa) - Notícias ABAE - Autarquias (julho de 2021)




NOTÍCIAS ABAE - AUTARQUIAS | julho 2021
 Eco-Municípios XXI  |  Eco-Freguesias XXI
 
EM DESTAQUE
 
 
 
10 dos 13 municípios são ECOXXI
Municípios Premiados no "Mar Começa Aqui"
 
Já são conhecidos todos os municípios premiados em 2021, no âmbito do Projeto "O mar começa aqui"
Em 2021, 124 municípios participaram com as suas escolas no projeto, tendo 87 deles submetido o relatório relativo ao projeto. Destes, foram selecionados  6 premiados e atríbuidas 7 menções honrosas, com base na participação, envolvimento e empenho do município na comunicação e disseminação do projeto. 
Entre os municípios premiados, todos eles parceiros do Programa Eco-Escolas ,a grande maioria (10 municípios ) são também candidatos à Bandeira Verde ECOXXI 2021.
Para além dos municípios foram também premiadas 19 Eco-Escolas.
 
 
Municípios Premiados "O mar começa aqui"
 
BOAS PRÁTICAS EM MUNICÍPIOS
 
 
Tavira vai ser o primeiro concelho com jardins alimentares no Algarve
 
O Projeto "Jardins Alimentares", é uma das propostas efetuadas no âmbito do Orçamento Participativo Tavira 2020/21. Foi eleita com 148 votos. 
 
Saiba mais aqui
 
"Cantinas Verdes": uma estratégia intermunicipal em Viseu Dão Lafões
 
O projeto "Cantinas Verdes" corporiza uma estratégia integrada de médio e longo prazo no sentido de melhorar a dieta da comunidade escolar e não só.
 
Saiba mais aqui
 
 
 
Lousa com nova marca "Ecos da Serra, Caminho de Futuro"
 
Lousã tem agora uma nova identidade verbal e visual agregadora, que parte da Serra para se multiplicar em muitos caminhos que vão dar ao futuro.
 
Saiba mais aqui
 
Macedo quer utilizar drones para detetar fugas de água
 
O Município pretende recorrer ao uso de drones equipados com sensores térmicos e câmaras multiespectrais para monitorizar a rede de abastecimento.
 
Saiba mais aqui
 
Sintra recebe "O Planeta Limpo do Filipe Pinto"
 
Sintra, município reconhecido como ECOXXI e um dos municípios com mais Eco-Escolas do país, recebeu o músico Filipe Pinto num sessão online realizada no âmbito do Projeto "O Planeta Limpo do Filipe Pinto". Esta sessão resultou de um prémio atribuído pela Betweien, um dos parceiros da ABAE.
 
Saiba mais aqui
BOAS PRÁTICAS EM FREGUESIAS
 
 
Câmara de Lobos combate o isolamento social com o Projeto "+ Laços"
 
A Junta de Freguesia de Câmara de Lobos, freguesia reconhecida com o galardão ouro 2021, acolhe na sua estrutura o Projeto +Laços, uma iniciativa de voluntariado direcionada para a população idosa dependente ou carenciada da freguesia.
 
Saiba mais aqui
 
Gafanha da Nazaré: Caça à Beata na Praia da Barra a 7 de agosto
 
A Eco-Freguesia XXI da Gafanha da Nazaré, no concelho de Ílhavo, vai promover no próximo dia 7 de agosto das 10h às 13h, uma Caça à Beata na Praia da Barra, ação que visa sensibilizar a população em geral e promover a limpeza do areal.
 
Saiba mais aqui
 
 
 
Sabe o que são parklets? Campolide já tem 4
 
Os parklets são comuns em grandes cidades, como São Francisco e São Paulo, e em capitais europeias como Paris e Viena. Em Portugal, a Eco-Freguesia XXI de Campolide, destaca-se por dispor já de 4 parklets.
 
Saiba mais aqui
 
Freguesia de Vila das Taipas: Bicla nas Taipas
 
A Freguesia tem vindo a reforçar os investimentos já realizados nas Taipas e encorajar à adoção de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável, incidindo no uso dos modos suaves.
 
Saiba mais aqui
 
Vídeo: Ria Formosa – Faro, um Território a descobrir!
 
A União das Freguesias de Faro, que este ano se destacou por ser a freguesia mais sustentável do paí,s, lançou um vídeo promocional dedicado à Ria Formosa e às suas ilhas barreira, parte integrante do território da freguesia.
 
Saiba mais aqui
 
Parceiro em Destaque
 
Parceiro em destaque: Rede Biatakí
 
O parceiro tem como missão reduzir, e até eliminar, o problema de poluição causado pelo descarte de beatas de cigarro para o espaço público.
Para além de cinzeiros personalizados em cana,  dispõem ainda os beatões.
 
Saiba mais aqui
 
ECOXXI | ABAE 
Site: ecoxxi.abae.pt  
Email: eco21@abae.pt  | Telemóvel: 910502424
Facebook
Instagram
Youtube
 
 
Eco-Freguesias XXI | ABAE 
Site: ecofreguesias21.abae.pt
Email: ecofreguesias21@abae.pt  | Telemóvel: 912336401
Facebook
Instagram
Youtube
 
 
© 2021 Associação Bandeira Azul da Europa
Edifício Vasco da Gama Bloco C . piso 1 1350-355 LISBOA
Telefone: 213942747 | Telemóvel: 935373716
 
 

 



Autor: ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa)

Fonte: ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa)  



O Blogue da Cidadania Ativa; Inclusão Social; Sustentabilidade Ambiental e Natureza
Carlos Carrapiço
2021



Não perca e leia a...