sexta-feira, 23 de abril de 2021

ZOO de Lisboa (Jardim Zoológico de Lisboa - Portugal) - "Dia Mundial da Terra" 2021




Se não conseguir visualizar corretamente clique aqui.
 
Pascoa no Zoo
Jardim Zoológico e a EDP apresentam... O Guia de Boas Práticas por uma pegada mais ecológica!
 
Hoje, dia 22 de abril, celebra-se o Dia Mundial da Terra e o Jardim Zoológico e a EDP aproveitam o mote para propor atividades para todos os gostos.

As surpresas começam no próprio dia 22 de abril, data em que é lançado um quizz presencial que vai oferecer aos participantes mais rápidos bilhetes para que, ainda este ano, possam voltar a visitar a morada mais selvagem do país. Quatro painéis da EDP com boas práticas enunciadas, escondem-se pela vegetação do Parque, esperando que os visitantes os encontrem, seguindo as pistas apresentadas. "Tenho penas pretas e brancas e um intenso cheiro a peixe", "Sou um grande saltador de pelagem vermelha", "Sou branca com riscas pretas ou preta com riscas brancas", "Sou um grande urso desdentado, alimento-me com a minha língua, diretamente do formigueiro". Após encontrar os quatro painéis e de forma a se habilitarem aos convites, os visitantes deverão enviar um email para zoopassatempos@zoo.pt, rescrevendo as boas práticas enunciadas nas estruturas. O passatempo está disponível até ao dia 25 de abril e vai ao longo dos quatro dias premiar as cinco primeiras respostas corretas.

Já no dia 24 de abril, pelas 15h, suba a bordo do barco da conservação e navegue virtualmente, através do canal de Youtube do Jardim Zoológico, pelos diferentes continentes percebendo como a partir de Portugal pode ajudar na preservação de um grande número animais e plantas, dos quatro cantos do mundo. Zebras, pinguins, orangotangos, tigres entre outros animais, assumem o papel de embaixadores das boas práticas e pela voz de um Biólogo explicam de que forma é que a implementação destas medidas pode ajudar na conservação da sua espécie.

Até ao final do mês de abril, aproveite ainda o desconto de 15% na compra de bilhetes através do site do Zoo. Os bilhetes adquiridos poderão ser utilizados até dia 31 de dezembro de 2021.

Todos os dias, os cerca de 8 mil milhões de habitantes do Planeta desenvolvem atividades com maior ou menor impacto na Natureza. Apagar a luz ao sair de uma divisão, tomar duches curtos em vez de banhos de imersão ou optar pela utilização de sacos de pano em vez de sacos de plástico ou de papel, são algumas das boas práticas que todos sabemos enunciar, mas muitas vezes desconhecemos o verdadeiro resultado que estas simples ações têm no ambiente.
 
Neste Dia Mundial da Terra visite o Jardim Zoológico e ajude a levar mais longe a mensagem de boas práticas. Está nas mãos de cada um fazer a diferença.




Autor: ZOO de Lisboa (Jardim Zoológico de Lisboa - Portugal)

Fonte: ZOO de Lisboa (Jardim Zoológico de Lisboa - Portugal)


O Blogue da Cidadania Ativa; Inclusão Social; Sustentabilidade Ambiental e Natureza
Carlos Carrapiço
2021  
Carlos Carrapiço

Calouste Gulbenkian - "O Coro Gulbenkian está de regresso" 2021



NEWSLETTER — 22.04.2021

 

MÚSICA

Coro Gulbenkian A Cappella

 

Dom, 2 mai, 11:00, Grande Auditório, Entrada gratuita


Depois da Orquestra, agora é a vez do Coro Gulbenkian regressar ao Grande Auditório, para cantar a cappella sob direção de Jorge Matta. Na agenda estão já três concertos. O primeiro é dedicado às Cantigas de maio, com obras do séc. XVI ao séc. XXI, que nos remetem para o renascimento da natureza e a perspetiva das festas populares. Os bilhetes poderão ser levantados a partir de dia 26 de abril. 
SABER MAIS

 

PROJETO RAÍZES

A inspiração de uma bolseira Gulbenkian

 

 

Para a consultora na UNESCO Catarina Cerqueira, um mentor pode fazer a diferença no sucesso escolar de um estudante. Conheça o percurso desta bolseira Gulbenkian Mais e veja como o seu projeto Raízes se aproxima do projeto GAP – Gulbenkian Aprendizagem.
 

 

CONVERSAS COM CIENTISTAS

Décadas de Ciência para Dias de Vacinas

 

Até 30 abr, Online

 

O IGC juntou-se à iniciativa "Conversas com Cientistas – Décadas de Ciência para Dias de Vacinas", do Ciência Viva e várias instituições científicas portuguesas, para promover cerca de 400 conversas, entre cientistas e o público, sobre as vacinas contra a Covid-19.

 

ÚLTIMO EPISÓDIO

Tchiloli. Viagem à Europa, 1973


Corria o ano de 1973 quando aterrou em Lisboa o grupo teatral Formiguinha, que ainda hoje representa o Tchiloli (tragédia de origem medieval) em São Tomé. Durante três semanas, o grupo foi recebido por Marcello Caetano e Américo Thomaz e fez três espetáculos na Fundação Gulbenkian, registados no catálogo do Ciclo de Teatro Popular Tradicional de 1973. A representação da tragédia mantém-se ainda hoje inalterada. Veja o quarto e último episódio do documentário de Inês Gonçalves sobre o Tchiloli.
SABER MAIS
Copyright © 2021 Fundação Calouste Gulbenkian, Todos os direitos reservados

Fundação Calouste Gulbenkian
Av. Berna 45A
Lisbon 1067-001
Portugal

Add us to your address book








Autor: Fundação Calouste Gulbenkian

Fonte: Newsletter Fundação Calouste Gulbenkian


O Blogue da Cidadania Ativa; Inclusão Social; Sustentabilidade Ambiental e Natureza
Carlos Carrapiço
2021 


Não perca e leia a...