quinta-feira, 2 de setembro de 2021

ZERO (Associação Sistema Terrestre Sustentável) - Notícias ZERO (Alterações Climáticas, Gestão de Rios, Energia Solar) 2021


2 de setembro de 2021 ver online
NOTÍCIAS ZERO zero.ong
 

Nos últimos anos mas, em particular, nos últimos meses, diversas personalidades, comentadores e mesmo alguns jornalistas, têm referido que a visão transmitida publicamente pelos ambientalistas em geral, desde figuras interventivas como Greta Thunberg às associações, são demasiado exageradas no que respeita aos cenários futuros dos impactes associados às alterações climáticas. 

Efetivamente, algumas ideias de que a humanidade poderá desaparecer nas próximas décadas retratam uma visão apocalíptica que não corresponde à realidade. Porém, olhando e acreditando naquilo que é a maior e mais detalhada análise científica apresentada pelo Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas no início de agosto sobre a origem e as consequências das alterações climáticas, temos de reconhecer, sem quaisquer hesitações, que mantermos a progressiva acumulação de gases com efeito de estufa na atmosfera será catastrófico e devastador, principalmente para aqueles que menos recursos têm para se adaptar. Nos últimos tempos, as cheias na Alemanha, a seca em Madagáscar, as ondas de calor no Canadá são sinais que devem ser lidos no contexto das alterações climáticas. Não foi de forma leviana que o Secretário-Geral das Nações Unidas nos disse que o documento apresentado é um "cartão vermelho" para o planeta. Resta saber, o que vamos fazer com a informação que já temos.

Francisco Ferreira

ZERO Identifica as principais consequências das alterações climáticas em Portugal

ZERO Identifica as principais consequências das alterações climáticas em Portugal 

 

O relatório do primeiro grupo de trabalho do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas relativo aos fundamentos científicos das alterações climáticas apresentou o aviso mais severo da comunidade científica mundial.

 

Junta-te a nós na COP in my city!

 

COP in my city é uma simulação divertida, criada pela ONG CliMates, que tem como objetivo criar metas climáticas ambiciosas para a COP. Centenas de pessoas já participaram dessa simulação ao redor do mundo e motivaram muitos jovens à luta climática. O evento será realizado no sábado 11 de setembro de 2021 às 14h (hora portuguesa)! O evento será online a nível europeu, em inglês e com duração de 3 horas. Junte-se a nós!

Inscrições Aqui!
sabia que...?

As baleias azuis estão de volta à Galiza?

 

O maior animal que habita o Planeta está de volta às águas da Galiza, após 40 anos de ausência, anuncia o Bottlenose Dolphin Research Institute (BDRI). Veja aqui as fotografias do momento em que foi avistada a baleia!

Já não é vendida gasolina com chumbo?

 

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente anunciou, no passado dia 30, que a gasolina com chumbo já não é usada em qualquer país do mundo, um marco que vai permitir salvar 1,2 milhões de vidas por ano e economizará mais de 2,4 triliões de dólares. Saiba mais aqui.

100 000 vales de eficiência vão estar disponíveis para reduzir a conta da luz?

 

Desde dia 31 de agosto, este vales ficaram disponíveis para financiar obras que melhorem a a eficiência energética das habitações dos agregados familiares com menos recursos, bem como permitir maior conforto. Saiba mais aqui sobre a sua eficiência!

sabia que...?

A iniciativa "Salvar as Abelhas e os Agricultores" pretende eliminar progressivamente os pesticidas sintéticos até 2035, apoiar os agricultores e salvar as abelhas e a natureza. 

 

Mais de 700.000 cidadãos da UE já assinaram, mas precisamos de alcançar 1 milhão para exigir que a Comissão Europeia apresente propostas legislativas nesta área.

 

Temos menos de 40 dias para  salvar as abelhas contra os pesticidas amigáveis para a agricultura.

 

Subscreva a campanha!
receita

SALADA DE FIGO

INGREDIENTES

Para a salada:

• 100g tomate cherry

• 75g rúcula

• 1 beringela

• 100g cogumelos frescos

• Meia alface

• 1 cebola

 

Para o molho:

• 1 colher de sobremesa de mel

• Azeite virgem

• 6 figos

• Coentros q.b.

• Azeite q.b.

• Sal marinho q.b.

• Açúcar mascavado q.b.

• Sementes de sésamo

 

 

 

•1 colher de sobremesa de sumo de limão

INSTRUÇÕES

Corte os tomates e os figos em 4 e reserve. Pique  a alface, a rúcula e os coentros e reserve. 

Corte os cogumelos e a beringela em pedaços pequenos. 

Numa frigideira, corte a cebola em rodelas fininhas e refogue com azeite e com um pouco de açúcar. Junte a beringela e os cogumelos e deixe cozinhar em lume brando. Reserve e deixe arrefecer. 

Junte todos os ingredientes numa travessa.

 

Para o molho, junte todos os ingredientes e misture bem, antes de temperar a salada e polvilhar com sementes de sésamo.

As regiões do país em que domina a pequena propriedade têm tido dificuldade em alavancar investimento público, um dos entraves à gestão da floresta no norte e centro do país. Para a floresta autóctone, o ciclo mais longo das espécies é um dos entraves ao investimento privado, o que torna os apoios públicos essenciais.

 

Foi neste contexto que surgiu o projeto ForestWatch, que pretende ter um papel ativo na monitorização das políticas públicas de gestão da floresta.

 

O Webinar "Investimento em floresta autóctone em minifúndio" marca o arranque do projeto ForestWatch, liderado pela ZERO e contando com o Centro PINUS como parceiro.

Marque já na sua agenda!

 

Saiba mais aqui!

 

 

Facebook Twitter LinkedIn Instagram Vimeo
zero
ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável
zero@zero.ong
Copyright © 2021 ZERO, todos os direitos reservados




Autor: ZERO (Associação Sistema Terrestre Sustentável)

Fonte: ZERO (Associação Sistema Terrestre Sustentável)



O Blogue da Cidadania Ativa; Inclusão Social; Sustentabilidade Ambiental e Natureza
Carlos Carrapiço
2021
Carlos Carrapiço

WWF International - "Take action to protect our planet" Setembro 2021


Never has it been clearer that our relationship with nature is broken – but how exactly do we move towards a better future?


The climate crisis. Pandemics. Food insecurity. Never has it been clearer that our relationship with nature is broken – but how exactly do we move towards a better future?

In the next week, leaders are looking to tackle this urgent question at the IUCN World Conservation Congress, where discussions about our planet's future – our future – are taking place. And it comes ahead of important UN decision-making meetings on climate, nature loss, and food systems. The conversations taking place over the coming months will guide humanity's relationship with our planet for decades ahead. We need to remind leaders that the world is watching.

The natural world does so much to sustain and protect us and all those we share this planet with. We must urgently address nature loss and the climate crisis to help build a thriving future for us all. Will you call on governments to take action for our planet?

Act now

WWF believes in people and nature thriving together | Visit panda.org today

WWF International Rue Mauverney 28  Gland Switzerland


 

Facebook Link

 

 

Twitter Link

 

 

LinkedIn Link

 

 

Instagram Link

 


Autor: WWF International

Fonte: WWF International



O Blogue da Cidadania Ativa; Inclusão Social; Sustentabilidade Ambiental e Natureza
Carlos Carrapiço
2021

 

Não perca e leia a...