domingo, 19 de fevereiro de 2023

Amnistia Internacional Portugal - Newsletter: Repressão às manifestações pacíficas no Peru 2023



   
   


A repressão à onda de manifestações pacíficas no Peru, que teve início em dezembro de 2022, levou a Amnistia Internacional a enviar uma equipa especializada em resposta a crises para investigar violações dos direitos humanos e eventuais crimes à luz do direito internacional que possam ter ocorrido no país sul-americano.

Até ao momento, de acordo com o Gabinete do Provedor de Justiça do Peru, pelo menos 46 manifestantes e um agente da polícia morreram durante a repressão das manifestações, e mais nove pessoas perderam a vida em eventos ligados à crise social no país.

Junte o seu nome à petição em baixo, para apelar a que as forças de segurança peruanas priorizem uma resolução pacífica para a atual situação de crise.

A repressão à liberdade de expressão também continua a produzir efeitos negativos na Rússia, após dois anos desde os protestos contra a detenção por motivos políticos do ativista da oposição Aleksei Navalny.

O Kremlin tem atacado opositores políticos, meios de comunicação social independentes e organizações da sociedade civil em numerosas frentes, provocando detenções e processos judiciais com base em acusações infundadas, enquanto reprime organizações da sociedade civil para potenciar um ambiente mais temível para aqueles que defendem os direitos humanos.

No que concerne às questões ambientais, a Conselheira de Política Climática da Amnistia Internacional, Chiara Liguori, reagiu ao relatório Copernicus Global Climate, da União Europeia, que demonstra que 2022 foi o 5º ano mais quente registado a nível mundial e o 2º mais quente de sempre na Europa.

A conselheira da organização revelou que o relatório expõe "a gravidade crescente da crise climática que já está a resultar em sofrimento humano a uma escala vasta e alarmante", recordando que milhões de pessoas foram afetadas por acontecimentos climáticos extremos em 2022.

NOTÍCIAS

Peru: Amnistia Internacional envia equipa de resposta a crises para investigar violações de direitos humanos

Peru: Amnistia Internacional envia equipa de resposta a crises para investigar violações de direitos humanos

  Equipa de resposta a crises irá investigar violações de direitos humanos e possíveis crimes à luz do direito internacional Até à data, pelo menos 46 manifestantes e um agente da polícia morreram durante a repressão das manifestações Após acompanhar atentamente a situação no Peru, a Amnistia Internacional enviou uma equipa especializada em resposta a crises para investigar as graves […]

 
LER MAIS >
 
   
Rússia: Dois anos após a prisão de Aleksei Navalny continua a repressão à oposição

Rússia: Dois anos após a prisão de Aleksei Navalny continua a repressão à oposição

Dois anos decorridos desde os protestos em massa na Rússia contra a detenção por motivos políticos do ativista da oposição Aleksei Navalny, as autoridades russas têm sido implacáveis nas suas tentativas de desmantelar o movimento de oposição e de criar um ambiente mais temível para aqueles que defendem os direitos humanos. O Kremlin tem atacado opositores políticos, meios de comunicação […]

 
LER MAIS >
 
   
Clima: Temperatura recorde em 2022 demonstra urgência em evitar a rutura climática

Clima: Temperatura recorde em 2022 demonstra urgência em evitar a rutura climática

A Conselheira de Política Climática da Amnistia Internacional, Chiara Liguori, reagiu esta terça-feira ao relatório Copernicus Global Climate, da União Europeia, que demonstra que 2022 foi o 5º ano mais quente registado a nível mundial e o 2º mais quente de sempre na Europa, em virtude dos elevados níveis de gases que geram o efeito de estufa. A conselheira da […]

 
LER MAIS >
 
   
 

Veja mais notícias em

www.amnistia.pt

Fim à violência contra manifestantes no Peru

É fundamental que as autoridades peruanas reconheçam que um protesto não perde o seu caráter pacífico devido a atos isolados, esporádicos ou comportamentos ilegais de pessoas a título individual. Nesse sentido, o respeito, a garantia e a proteção dos direitos humanos daqueles que se manifestam pacificamente devem ser totalmente respeitados.

Amnistia Internacional

Fim à violência contra manifestantes no Peru

Junte o seu nome a esta petição dirigida à Presidente do Peru, Dina Boluarte, apelando a que as forças de segurança peruanas priorizem a procura de uma resolução pacífica para a atual situação e evitem o uso da força de forma contrária às normas internacionais.

ASSINAR PETIÇÃO

A Amnistia na Imprensa

A acusação infundada a um cidadão português em Hong Kong

Pedro A. Neto, diretor-executivo da Amnistia Internacional Portugal, comenta a viciação por parte das autoridades de Hong Kong no processo contra um cidadão português, injustamente acusado de sedição e incitamento à desobediência contra o estado chinês.

Ouvir >

Quero apoiar a Amnistia Internacional

Juntos, somos um movimento de solidariedade que, por todo o mundo, defende os direitos humanos. O meu apoio faz a diferença na vida de muitas pessoas.

Tornar-me apoiante
social facebook twitter youtube instagram linkedin

Associação CAIS - Newsletter CAIS #34 2023



fevereiro 2023                                            #34                
Website
Facebook
Instagram
LinkedIn
EDITORIAL
"Na sua parceria com a CAIS, conseguiu-se aliar a criação de merchandising sustentável, assente numa economia circular, reutilizando material excedente na EPAL, com a integração na vida ativa de pessoas em situação de exclusão social ou pobreza e contribuindo para a sustentabilidade ambiental, económica e social." 

- Marcos Sá | EPAL





Leia na integra o editorial desta edição, aqui.
REVISTA DO MÊS
Ana Moura é a Diretora convidada da Revista CAIS de fevereiro.
 
Saiba tudo sobre a edição deste mês.

Não se esqueça: 70% do valor da Revista vai diretamente para os vendedores.











Boas leituras!
DESTAQUE DO MÊS
Realizou-se no dia 7 de fevereiro, na cidade de Coimbra, o III Encontro Anual de Vendedores da Revista CAIS.

Saiba tudo, aqui.
ENTRETANTO, NA CAIS...
Como fazer a consignação do IRS sem custos? 

Através deste artigo pretendemos ajudar com a consignação de 0,5% do seu IRS, a uma associação ou entidade, sem custos adicionais para si.
Se a CAIS (503404756) for a associação escolhida por si, além de ajudar pessoas em situação de fragilidade, está a apoiar os nossos projetos de capacitação e empregabilidade.





Saiba mais
aqui.
 

No dia 08 de março, celebra-se o Dia Internacional da Mulher. Este dia relembra-nos a urgência de garantir a igualdade entre tod@s, não sendo a igualdade de género uma exceção. 

 

Na edição de março da Revista CAIS, será possível adquirir uma nova linha de cadernos dedicados ao Dia Internacional da Mulher, produzidos pela CAIS Recicla – Oficina Transformadora


Saiba mais aqui.
 

É já no mês de março que se dá início às atividades do Projecto Futebol de Rua. 















Saiba mais aqui.
QUERO DOAR
OUTRAS NOTÍCIAS
Copyright © 2023 Associação CAIS, Todos os direitos reservados.

Os nossos contactos:
Site - 
www.cais.pt
Email - cais@cais.pt
Telefone - 21 836 9000
Morada - Rua do Vale Formoso de Cima, 49-55, Lisboa 
1950-265 Lisboa Portugal






Autor: Associação CAIS

Fonte:  Associação CAIS


O Blogue da Cidadania Ativa; Inclusão Social; Sustentabilidade Ambiental e Natureza
Carlos Carrapiço
2023

Amnistia Internacional Portugal - Newsletter: Como estão as escolas a trabalhar os direitos humanos? 2023


   
   



A Amnistia Internacional promoveu mais um Encontro Anual das Escolas Amigas dos Direitos Humanos, que decorreu em Paços de Ferreira, com a presença de cerca 60 jovens e dez professores, sob a coordenação da equipa de Juventude e Educação para os Direitos Humanos da Amnistia Internacional – Portugal e com o apoio de diversos voluntários.

Esta reunião anual surge da necessidade das várias escolas e dos seus alunos se conhecerem para construírem trabalho em conjunto e dinamizarem temáticas específicas de direitos humanos nos seus espaços escolares.

O início do mês ficou ainda marcado pelo 44º aniversário República Islâmica do Irão, cujas autoridades continuam a perpetuar o encobrimento de crimes condenáveis pelo direito internacional e a extinção de qualquer forma de oposição política.

Numa declaração pública, intitulada "Envolvimento dos antigos diplomatas do Irão no encobrimento dos massacres das prisões de 1988", a Amnistia Internacional recordou as vítimas dos desaparecimentos forçados em massa e das execuções extrajudiciais dos anos 80.

No âmbito da nova campanha global da Amnistia Internacional, Protege a Liberdade, pode conhecer o caso de Vahid Afkari, detido por ter participado em manifestações pacíficas, e assinar a petição pela sua libertação imediata disponível em baixo.

Na Finlândia, a nova lei de reconhecimento da identidade de género é um passo fundamental na proteção dos direitos das pessoas trans. Até esta aprovação, quem pretendesse o reconhecimento legal da sua transição de género, era diagnosticado com um "distúrbio mental" e submetido a intervenções invasivas de esterilização, que constituem claras violações de direitos humanos. 

Sob a nova lei, estes procedimentos médicos e psiquiátricos são anulados, no que a Amnistia Internacional designa como uma grande vitória para a igualdade. No entanto, apesar deste avanço significativo, a atualização legislativa contempla apenas um sistema legal de reconhecimento da identidade de género para adultos.

NOTÍCIAS

Como estão as escolas a trabalhar os direitos humanos?

Como estão as escolas a trabalhar os direitos humanos?

Partilhar conhecimento de direitos humanos, trocar ideias e fortalecer o trabalho em rede é a missão de cerca de 60 jovens e dez professores no Encontro anual das Escolas Amigas dos Direitos Humanos, que se realiza este fim de semana em Paços de Ferreira. Com a coordenação da equipa de Juventude e Educação para os Direitos Humanos da Amnistia Internacional […]

 
LER MAIS >
 
   
Irão: O aniversário de uma república que perpetua a extinção da oposição

Irão: O aniversário de uma república que perpetua a extinção da oposição

A Amnistia Internacional considerou esta segunda-feira que as autoridades iranianas continuam a perpetuar o encobrimento de crimes condenáveis pelo direito internacional e a extinção de qualquer forma de oposição política, recordando a inexistência de responsabilização pelos massacres de 1988, numa altura em que a República Islâmica do Irão comemora o 44º aniversário.  […]

 
LER MAIS >
 
   
Finlândia: Nova lei de reconhecimento da identidade de género

Finlândia: Nova lei de reconhecimento da identidade de género

Lei coloca um ponto final nos diagnósticos de "distúrbio mental" a quem pretenda o reconhecimento legal da sua transição de género Sob a nova lei, o reconhecimento estará disponível para adultos mediante pedido escrito e um "período de reflexão" obrigatório de 30 dias   A nova lei de reconhecimento da identidade de género na Finlândia é um passo fundamental na […]

 
LER MAIS >
 
   
 

Veja mais notícias em

www.amnistia.pt

Justiça para a família Afkari!

Assine esta petição dirigida ao responsável pelo poder judicial no Irão, Gholamhossein Mohseni Ejei, e exija a libertação imediata de Vahid Afkari, e a retirada de todas as acusações relacionadas com a sua participação pacífica nas manifestações. 

Amnistia Internacional

Justiça para a família Afkari!

Vahid Afkari é um dos casos destacados na campanha global da Amnistia Internacional Protege a Liberdade.   Vahid Afkari (na foto, à direita) vem de uma família muito unida no Irão. É descrito pelos mais próximos como alguém que adora ler e cantar e dançar com os irmãos, Habib, Navid (na foto, à esquerda e ao centro, respetivamente), Saeed e […]

ASSINAR PETIÇÃO

A Amnistia na Imprensa

O sofrimento do povo sírio

Pedro A. Neto, diretor-executivo da Amnistia Internacional Portugal, considera o discurso Bashar Al-Assad "expectável e oportunista", referindo-se às declarações do presidente da Síria, que acusa o ocidente de não estar preocupado com a ajuda humanitária, numa altura em que vários camiões de organizações internacionais tentavam entrar no país.

Ver >

Quero apoiar a Amnistia Internacional

Juntos, somos um movimento de solidariedade que, por todo o mundo, defende os direitos humanos. O meu apoio faz a diferença na vida de muitas pessoas.

Tornar-me apoiante
social facebook twitter youtube instagram linkedin


Autor: Amnistia Internacional Portugal

Fonte: Amnistia Internacional Portugal


O Blogue da Cidadania Ativa; Inclusão Social; Sustentabilidade Ambiental e Natureza
Carlos Carrapiço
2023

Não perca e leia a...