|                                |       
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               |                                                                                                                                                                          |                                                                 NOTÍCIAS ABAE - ESCOLAS | abril 2021                                                           |                                                                                                                                                                         |                                                                                                                                                                  |                                          |                                                                                      |                                                                                                   |       
            |                  |       
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               |                                                                                                                                                                          |                                                                  Eco-Escolas e Jovens Repórteres para o Ambiente                                                           |                                                                                                                                                                         |                                                                                                                                                                  |                                          |                                                                                      |                                                                                                   |       
            |                                |       
            |                  |       
            |                  |       
            |                  |       
                                                                                                                                                                                                                                                                                                        |   |                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  Os Global Action Days (GAD), celebram-se no âmbito do Dia Internacional da Terra (22 de abril) e são uma excelente oportunidade para mostrar ao mundo as diversas ações que diariamente realizamos em prol do ambiente. Este ano existem 2 modalidades (nacional e internacional) para as Eco-Escolas participarem na iniciativa GAD.    |                                                                                                                                                                                                        |                                                      |                                                                                                                                    |   |                                                                                                          |                                                                                         |       
            |                  |       
            |                  |       
            |                                |       
            |                  |       
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    |                                                                                                        |                                                                                                                                                                       |                                                               Webinar GAD 2021 #MyActionsMatter |                                                                                                                  |   |                                                                                                                  É já no próximo dia 7 de abril pelas 13h00 horas em Portugal que se irá realizar o Webinar sobre a campanha GAD 2021 #MyActionsMatter. Inscreva-se para aprender a aderir à campanha com a sua escola.    |                                                                                                                                                                        |   |                                                                                                                  |                                                                                                                          |                                                                                                              |                                                    |                                                                                    |                                                                                               |       
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    |                                                                                                        |                                                                                                                                                                       |                                                               Kahoot em direto | Economia Circular |                                                                                                                  |   |                                                                                                                  No dia 13 de abril, terça feira, às 10h00, o Programa Eco-Escolas  organiza um jogo online sobre Economia Circular, com o apoio da ERP Portugal e Novo Verde.     |                                                                                                                                                                        |   |                                                                                                                  |                                                                                                                          |                                                                                                              |                                                    |                                                                                    |                                                                                               |       
            |                                |       
                                                                                                                                                                                                                                                                                  |   |                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  |                                                                |                                                                                                                  |   |                                                                                                                                                                                Missão Eco-Escolas   Amar o Mar |                                                                                                                  |   |                                                                                                                                                                                O desafio consiste na criação de um desenho inspirado no tema desta missão.                                                               |                                                                                                                                                                        |   |                                                                                                                  |                                                                                                                          |                                                                                                                                                                        |                                                                                                                                                                   |                                                                |                                                                                                                  |   |                                                                                                                  |                                                               No Regresso às Aulas Sê um #EmbaixadorDepositrão |                                                                                                                  |   |                                                                                                                                                                                Ajuda a reciclar os teus Resíduos Elétricos e Eletrónicos e tira uma foto na turma.                                                               |                                                                                                                                                                        |   |                                                                                                                  |                                                                                                                          |                                                                                                                                                                        |                                          |                                                                                                |   |                                                                                    |                                                                                                         |       
            |                                |       
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    |                                                                                                        |                                                                                                                                                                       |                                                               Eco-Ementas e Eco-Cozinheiros |                                                                                                                  |   |                                                                                                                    O objetivo desta atividade é conhecer a composição de uma refeição equilibrada, saudável, sustentável e saborosa, tendo como base a Dieta Mediterrânica.     Ainda podem participar nesta iniciativa, para isso devem colocar a vossa Eco-Ementa na plataforma Eco-Escolas e e realizar o vídeo da sua confeção       |                                                                                                                                                                        |   |                                                                                                                  |                                                                                                                          |                                                                                                              |                                                    |                                                                                    |                                                                                               |       
            |                                |       
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               |                                                                                                                                                                          |                                                                 JRA do mês |  3 reportagens em destaque                                                            |                                                                                                                                                                         |                                                                                                                                                                  |                                          |                                                                                      |                                                                                                   |       
                                                                                                                                                                                                                                                                                  |   |                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  |                                                                |                                                                                                                  |   |                                                                                                                  |                                                               Uma nova realidade para a mobilidade Pós-Covid |                                                                                                                  |   |                                                                                                                                                                                Artigo premiado da autoria dos alunos da Escola EB 2,3 de Celeirós                                                                |                                                                                                                                                                        |   |                                                                                                                  |                                                                                                                          |                                                                                                                                                                        |                                                                                                                                                                   |                                                                |                                                                                                                  |   |                                                                                                                  |                                                               Criar e Respeitar |                                                                                                                  |   |                                                                                                                                                                                Vídeo reportagem distinguida é da autoria do Freelancer João Pedro van Duin de Brito da Mana, aluno na Escola EB 2,3 D. Martim Fernandes                                                               |                                                                                                                                                                        |   |                                                                                                                  |                                                                                                                          |                                                                                                                                                                        |                                                                                                                                                                   |                                                                |                                                                                                                  |   |                                                                                                                  |                                                               A União Europeia e a sustentabilidade ambiental |                                                                                                                  |   |                                                                                                                                                                                Podcast premiado da autoria de Tomás Lourenço (EB 2,3 André Soares)                                                               |                                                                                                                                                                        |   |                                                                                                                  |                                                                                                                          |                                                                                                                                                                        |                                          |                                                                                                |   |                                                                                    |                                                                                                         |       
            |                                |       
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    |                                                                                                        |                                                                                                                                                                       |                                                               O Mar Começa Aqui |                                                                                                                  |   |                                                                                                                  Nesta atividade estão inscritos 122 municípios e 439 escolas. A data de submissão das propostas de desenhos, termina a 9 de abril (à excepcão das escolas da R. A. dos Açores que termina a 16 de abril). Cada Município deve validar as propostas das suas escolas, para que as mesmas possam ser realizadas até 15 de junho.    |                                                                                                                                                                        |   |                                                                                                                  |                                                                                                                          |                                                                                                              |                                                    |                                                                                    |                                                                                               |       
            |                                |       
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    |                                                                                                        |                                                                                                                                                                       |                                                               Evento Internacional Earth Action Hub |                                                                                                                  |   |                                                                                                                  Abertas as inscrições para o evento online a decorrer entre os dias 21-23 de maio. Este será o primeiro evento anual da EAH que terá como principal objetivo o de fornecer conhecimentos, competências e inspiração para adotarmos, diariamente, ações positivas que, coletivamente, terão um impacto profundo no nosso Planeta.    |                                                                                                                                                                        |   |                                                                                                                  |                                                                                                                          |                                                                                                              |                                                    |                                                                                    |                                                                                               |       
            |                                |       
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    |                                                                                                        |                                                                                                                                                                       |                                                               #SemanaEcoEscolas: apresentações online |                                                                                                                  |   |                                                                                                                   Seminário Nacional Eco-Escolas / #semanaEcoEscolas2021 já tem as comunicações e vídeos das sessões disponíveis online.    |                                                                                                                                                                        |   |                                                                                                                  |                                                                                                                          |                                                                                                              |                                                    |                                                                                    |                                                                                               |       
            |                                |       
                                                                                                                                                                                                                                                                                                        |   |                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  Reveja os últimos workshops Eco-Escolas    |                                                                                                                                                                                                        |                                                      |                                                                                                                                    |   |                                                                                                          |                                                                                         |       
                                                                                                                                                                                                                                                                                  |   |                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  |                                                                |                                                                                                                  |   |                                                                                                                  |                                                               Lanches Saudáveis  |                                                                                                                  |   |                                                                                                                                                                                Receitas saudáveis, saborosas e fáceis de serem elaboradas no dia-a-dia de pais atarefados.                                                                |                                                                                                                                                                        |   |                                                                                                                  |                                                                                                                          |                                                                                                                                                                        |                                                                                                                                                                   |                                                                |                                                                                                                  |   |                                                                                                                  |                                                               Transformar com a ajuda de minhocas |                                                                                                                  |   |                                                                                                                                                                                Como fazer e utilizar um pequeno vermi compostor, para pôr em prática na escola e em casa.                                                                |                                                                                                                                                                        |   |                                                                                                                  |                                                                                                                          |                                                                                                                                                                        |                                                                                                                                                                   |                                                                |                                                                                                                  |   |                                                                                                                  |                                                               Praia Local, Lixo Global |                                                                                                                  |   |                                                                                                                                                                                Informação prática sobre monitorização do lixo em praias, a sua origem impacto e prevenção.                                                               |                                                                                                                                                                        |   |                                                                                                                  |                                                                                                                          |                                                                                                                                                                        |                                          |                                                                                                |   |                                                                                    |                                                                                                         |       
                                                                                                                                                                                                                                                                                  |   |                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  |                                                                |                                                                                                                  |   |                                                                                                                  |                                                               Ervas Espontâneas Comestíveis |                                                                                                                  |   |                                                                                                                                                                                Apresentação de algumas espécies e o papel que desempenham na nossa saúde e nas hortas.                                                               |                                                                                                                                                                        |   |                                                                                                                  |                                                                                                                          |                                                                                                                                                                        |                                                                                                                                                                   |                                                                |                                                                                                                  |   |                                                                                                                  |                                                               Desafios Invasoras.pt |                                                                                                                  |   |                                                                                                                                                                                Introdução ao tema das espécies invasoras e breve apresentação dos 5 desafios propostos.                                                               |                                                                                                                                                                        |   |                                                                                                                  |                                                                                                                          |                                                                                                                                                                        |                                                                                                                                                                   |                                                                |                                                                                                                  |   |                                                                                                                  |                                                               Saberes e Sabores Dieta Mediterrânica |                                                                                                                  |   |                                                                                                                                                                                Apresentação do conceito, benefícios e outras características da Dieta Mediterrânica.                                                               |                                                                                                                                                                        |   |                                                                                                                  |                                                                                                                          |                                                                                                                                                                        |                                          |                                                                                                |   |                                                                                    |                                                                                                         |       
                                                                                                                                                                                                                                                                                  |   |                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  |                                                                |                                                                                                                  |   |                                                                                                                  |                                                               Vamos conhecer as aves à nossa volta? |                                                                                                                  |   |                                                                                                                                                                                Dicas importantes para iniciar a observação de aves e apresentação das espécies mais comuns.                                                               |                                                                                                                                                                        |   |                                                                                                                  |                                                                                                                          |                                                                                                                                                                        |                                                                                                                                                                   |                                                                |                                                                                                                  |   |                                                                                                                  |                                                               Compostagem e consociações |                                                                                                                  |   |                                                                                                                                                                                Como fazer e utilizar um compostor e qual a sua utilidade. Introdução ao tema das consociações.                                                                |                                                                                                                                                                        |   |                                                                                                                  |                                                                                                                          |                                                                                                                                                                        |                                                                                                                                                                   |                                                                |                                                                                                                  |   |                                                                                                                  |                                                               Vem cozinhar com o Chef. Gonçalo |                                                                                                                  |   |                                                                                                                                                                                Elaboração de uma sugestão de receita para reduzir o desperdício, acompanhados pelo Chef.                                                                |                                                                                                                                                                        |   |                                                                                                                  |                                                                                                                          |                                                                                                                                                                        |                                          |                                                                                                |   |                                                                                    |                                                                                                         |       
            |                                |       
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    |                                                                                                        |                                                                                                                                                                       |                                                               #TrashHack Campaign com 43 trabalhos submetidos a concurso internacional |                                                                                                                  |   |                                                                                                                  Foram submetidos mais de 40 trabalhos para o desafio internacional #TrashHack que terminou no dia 25 de março, e contou com a participação de escolas e freelancers da rede nacional.    |                                                                                                                                                                        |   |                                                                                                                  |                                                                                                                          |                                                                                                              |                                                    |                                                                                    |                                                                                               |       
            |                                |       
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    |                                                                                                        |                                                                                                                                                                       |                                                               ISEC e APA | "Radão e os Desafios na Área da Engenharia" |                                                                                                                  |   |                                                                                                                  No dia 24 de março, decorreu uma sessão online sobre o radão, os riscos para a saúde, a prevenção e remediação, o Plano Nacional para o Radão e os desafios na área da Engenharia.    |                                                                                                                                                                        |   |                                                                                                                  |                                                                                                                          |                                                                                                              |                                                    |                                                                                    |                                                                                               |       
            |                                |       
            |                  |       
                                                                                                                                                                                                                                                                                  |   |                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  |                                                                |                                                                                                                  |   |                                                                                                                  |                                                               Aqui há vida!  |                                                                                                                  |   |                                                                                                                                                                                Cerca de 1245 alunos realizaram trabalhos no âmbito do Dia Mundial das Zonas Húmidas, demonstrando a grande biodiversidade presente nestes habitats.                                                               |                                                                                                                                                                        |   |                                                                                                                  |                                                                                                                          |                                                                                                                                                                        |                                                                                                                                                                   |                                                                |                                                                                                                  |   |                                                                                                                  |                                                               Declara-te ao Planeta |                                                                                                                  |   |                                                                                                                                                                                Em celebração do Dia dos Namorados, 2451 alunos abriram o coração e demonstraram todo o seu apreço e preocupação  com o Planeta Terra.                                                               |                                                                                                                                                                        |   |                                                                                                                  |                                                                                                                          |                                                                                                                                                                        |                                          |                                                                                                |   |                                                                                    |                                                                                                         |       
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    |                                                                                                        |                                                                                                                                                                       |                                                               Pinta o EcoBag | Conheça os Premiados |                                                                                                                  |   |                                                                                                                  Nesta atividade em parceria com a Novo Verde, cujo objetivo é o de sensibilizar para a correta deposição de embalagens, participaram 160 escolas. Foram premiados 2 trabalhos por Ecoponto, num total de seis escolas.    |                                                                                                                                                                        |   |                                                                                                                  |                                                                                                                          |                                                                                                              |                                                    |                                                                                    |                                                                                               |       
            |                                |       
            |                                |       
                                                                                                                                                                                                                                                                                                        |   |                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  Iniciativas a que pode aderir    |                                                                                                                                                                                                        |                                                      |                                                                                                                                    |   |                                                                                                          |                                                                                         |       
                                                                                                                                                                                                                                                                                  |   |                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  |                                                                |                                                                                                                  |   |                                                                                                                  |                                                               "Press Freedom" Teacher Award  |                                                                                                                  |   |                                                                                                                                                                                Prémio para homenagear Professores/as a decorrer até ao dia 15 de abril                                                               |                                                                                                                                                                        |   |                                                                                                                  |                                                                                                                          |                                                                                                                                                                        |                                                                                                                                                                   |                                                                |                                                                                                                  |   |                                                                                                                  |                                                               Nomeações abertas para jovens líderes |                                                                                                                  |   |                                                                                                                                                                                Destinado a jovens líderes com menos 30 anos, a decorrer até 5 de maio                                                               |                                                                                                                                                                        |   |                                                                                                                  |                                                                                                                          |                                                                                                                                                                        |                                                                                                                                                                   |                                                                |                                                                                                                  |   |                                                                                                                  |                                                               "Young Champion of the Year" da Canon |                                                                                                                  |   |                                                                                                                                                                                Participa no desafio Canon e vem apoiar uma boa causa, até dia 21 de maio                                                               |                                                                                                                                                                        |   |                                                                                                                  |                                                                                                                          |                                                                                                                                                                        |                                          |                                                                                                |   |                                                                                    |                                                                                                         |       
            |                                |       
            |                                |       
            |                                |       
            |                  |       
            |                                |       
            |                  |       
            |                                |       
                                                                                                                                                                                                                                                                                                        |   |                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  Coordenação Eco-Escolas e Jovens Repórteres para o Ambiente   Margarida Gomes | margaridagomes@abae.pt | 935373716    |                                                                                                                                                                                                        |                                                      |                                                                                                                                    |   |                                                                                                          |                                                                                         |       
            |                  |       
                                                                                                                                                                                                                                                    |   |                                                                                                                                                      © 2021 Associação Bandeira Azul da Europa   Edifício Vasco da Gama Bloco C - piso 1- 1350-355 Lisboa |  www.abae.pt                                           |                                                                          |   |                                                                                              |                                                                             |       
            |                                |