Informar, Comunicar e Educar; Incluir Socialmente e promover a Igualdade de Géneros; promover uma Cidadania+Ativa; defender o Meio Ambiente e a sua Sustentabilidade; Proteger a Natureza e a Saúde Humana; defender os Direitos Humanos, Liberdades e Garantias.
"We urgently need a Global Plastics Treaty. Here's why."
From the surge of Black Friday plastic packaging to the throwaway plastic that we see every day, Plastic is EVERYWHERE. In less than one hundred years of production, it has worked its way into every corner of the planet.
Despite this, big oil, in league with brands like Coca-Cola, Nestlé, PepsiCo, and Unilever, continue to push massive amounts of single-use plastic into the world.
It is time to say enough is enough. We need a Global #PlasticsTreaty that can enforce policies and effectively reduce the production and use of plastic.
(Greenpeace)
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Autor: Greenpeace International Org.
Fonte: Greenpeace International Org.
O Blogue da Cidadania Ativa; Inclusão Social; Sustentabilidade Ambiental e Natureza
17 de janeiro, 2023 O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) lança um jogo de tabuleiro educativo, gratuito, que promove a aprendizagem em grupo sobre os planetas e luas do Sistema Solar e sobre astrobiologia.
20 de dezembro, 2022 Parceria entre o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e o Gabinete de Divulgação de Astronomia da União Astronómica Internacional (IAU-OAO) lança as bases para mais projetos internacionais com cunho português.
Como é que a Física evoluiu de Newton até Einstein, com a formulação da Teoria da Relatividade?
Participe nesta fascinante viagem de compreensão do mundo à nossa volta, passando pelo GPS nos nossos telemóveis e pelos Buracos Negros, e que terminará com uma incursão na Física de Hollywood!
Formador: Paulo Crawford, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Quando olhamos para o céu estrelado, perante o grande número de pontinhos luminosos que sabemos hoje serem estrelas como o Sol, não podemos deixar de nos interrogar: "Será que estamos sós no Universo?"
Este curso apresenta o estado do conhecimento atual sobre a Vida no Universo e o caminho que nos poderá levar um dia a descobrir vida extraterrestre.
Formador: João Lin Yun, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Na escola ou em família, o IA convida todos a explorarem diferentes mundos do Sistema Solar, num jogo de tabuleiro com seres extraterrestres imaginários, mas adaptados às condições dos planetas ou luas que lhes servem de casa.
Descarregue gratuitamente, imprima e comece a jogar!
Por que temas do Espaço e do Universo sente maior fascínio? Diga-nos e tentaremos responder à sua curiosidade através dos nossos conteúdos e atividades.
Área: Sistemas Planetários | Candidaturas até 17 de março
No túnel do tempo
2020, 9 de janeiro
A vida turbulenta de dois buracos negros apanhados numa colisão galáctica A mais detalhada imagem do material envolvendo dois buracos negros supermassivos numa galáxia em processo de fusão foi obtida com a colaboração de um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).
Nesta data, o astrónomo e padre italiano Giuseppe Piazzi descobriu um objeto entre Marte e Júpiter, e o primeiro membro daquela que seria mais tarde reconhecida como a cintura de asteroides. O nome Ceres, deusa romana da fertilidade e agricultura, foi escolhido por Piazzi, que pensou tratar-se de um cometa. Ceres foi classificado sucessivamente como planeta e asteroide, até ser reclassificado em 2006, tal como Plutão, como planeta-anão, o único no Sistema Solar interior.
Imagem no cabeçalho
Centauro A é uma das grandes galáxias mais próximas de nós, a 13 milhões de anos-luz, na constelação do Centauro, no hemisfério celeste sul. É uma galáxia elíptica que se está a fundir com uma galáxia espiral. Alberga uma região central muito luminosa e com um buraco negro ativo, que é responsável por extensas emissões de raios X e rádio, maiores do que a parte visível da galáxia. Créditos: ESO/IDA/Danish 1.5 m/R. Gendler, J.-E. Ovaldsen & S. Guisard (www.eso.org/~sguisard) (ESO)