sábado, 15 de janeiro de 2022

Educadora Joaquina Damião - "VÁCUO" 2022

"VÁCUO"

Vídeo Educativo e pedagógico de sensibilização junto dos Docentes para as Aprendizagens Essenciais curriculares nos Domínios e Subdomínios da Cidadania Ativa.

(Educadora Joaquina Damião)


«Os diferentes domínios da Educação para a Cidadania estão organizados em três grupos com implicações diferenciadas: o primeiro, obrigatório para todos os níveis e ciclos de escolaridade (porque se trata de áreas transversais e longitudinais), o segundo, pelo menos em dois ciclos do ensino básico, o terceiro com aplicação opcional em qualquer ano de escolaridade. Cada domínio deve especificar de que forma contribui para as áreas de competências definidas no Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória.»

(MEC/DGE)


1.º Grupo

Direitos Humanos

Igualdade de Género

Interculturalidade

Desenvolvimento Sustentável

Educação Ambiental

Saúde


2.º Grupo

Sexualidade

Media

Instituições e Participação Democrática

Literacia Financeira e Educação para o Consumo

Segurança Rodoviária

Risco


3.º Grupo

Bem-estar Animal

Empreendedorismo

Mundo do Trabalho

Segurança, Defesa e Paz

Voluntariado


A educação para todos, consagrada como primeiro objetivo mundial da UNESCO, obriga à consideração da diversidade e da complexidade como fatores a ter em conta ao definir o que se pretende para a aprendizagem dos alunos à saída dos 12 anos da escolaridade obrigatória. A referência a um perfil não visa, porém, qualquer tentativa uniformizadora, mas sim criar um quadro de referência que pressuponha a liberdade, a responsabilidade, a valorização do trabalho, a consciência de si próprio, a inserção familiar e comunitária e a participação na sociedade que nos rodeia. Perante os outros e a diversidade do mundo, a mudança e a incerteza, importa criar condições de equilíbrio entre o conhecimento, a compreensão, a criatividade e o sentido crítico. Trata-se de formar pessoas autónomas e responsáveis e cidadãos ativos. Não falamos de um mínimo nem de um ideal, mas do que se pode considerar desejável, com necessária flexibilidade. Daí a preocupação de definir um perfil que todos possam partilhar e que incentive e cultive a qualidade. Havendo desigualdades e sendo a sociedade humana imperfeita, não se adota uma fórmula única, mas favorece-se a complementaridade e o enriquecimento mútuo entre os cidadãos. O que distingue o desenvolvimento do atraso é a aprendizagem. O aprender a conhecer, o aprender a fazer, o aprender a viver juntos e a viver com os outros e o aprender a ser constituem elementos que devem ser vistos nas suas diversas relações e implicações. Isto mesmo obriga a colocar a educação durante toda a vida no coração da sociedade – pela compreensão das múltiplas tensões que condicionam a evolução humana. O global e o local, o universal e o singular, a tradição e a modernidade, o curto e o longo prazos, a concorrência e a igual consideração e respeito por todos, a rotina e o progresso, as ideias e a realidade – tudo nos obriga à recusa de receitas ou da rigidez e a um apelo a pensar e a criar um destino comum humanamente emancipador. Devemos, assim, compreender os sete pilares que Edgar Morin considera numa cultura de autonomia e responsabilidade: prevenção do conhecimento contra o erro e a ilusão; ensino de métodos que permitam ver o contexto e o conjunto, em lugar do conhecimento fragmentado; o reconhecimento do elo indissolúvel entre unidade e diversidade da condição humana; aprendizagem duma identidade planetária considerando a humanidade como comunidade de destino; exigência de apontar o inesperado e o incerto como marcas do nosso tempo; educação para a compreensão mútua entre as pessoas, de pertenças e culturas diferentes; e desenvolvimento de uma ética do género humano, de acordo com uma cidadania inclusiva. As humanidades hoje têm de ligar educação, cultura e ciência, saber e saber fazer. O processo da criação e da inovação tem de ser visto relativamente ao poeta, ao artista, ao artesão, ao cientista, ao desportista, ao técnico – em suma à pessoa concreta que todos somos. Um perfil de base humanista significa a consideração de uma sociedade centrada na pessoa e na dignidade humana como valores fundamentais. Daí considerarmos as aprendizagens como centro do processo educativo, a inclusão como exigência, a contribuição para o desenvolvimento sustentável como desafio, já que temos de criar condições de adaptabilidade e de estabilidade, visando valorizar o saber. E a compreensão da realidade obriga a uma referência comum de rigor e atenção às diferenças. O presente texto resulta do debate público realizado e da preocupação de corresponder às principais questões suscitadas, com vista a mobilizar a escola e a sociedade para uma melhor educação.

(Guilherme d’Oliveira Martins)


Realização vídeo: Educ. Joaquina Damião 

AEBarreiro

Música: L'Appel Du Vide

Album: Humanity Chapter I 

Composer/Artist: : Thomas Bergersen

Released: 2021

All rights belongs to respective owners. This short video is purely educational fan-made, it's done for Sensibilization of teachers to active citizenship education purposes.





Autor: Educadora Joaquina Damião

Fonte: Educadora Joaquina Damião


O Blogue da Cidadania Ativa; Inclusão Social, Sustentabilidade Ambiental e Natureza

Carlos Carrapiço

2022

 

quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Associação CAIS - Newsletter CAIS #22 (2022)


janeiro 2022                                                                                            #22
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Em Destaque
Editorial

Desigualdades Sociais e Ação


"Se pararmos um pouco para pensar, rapidamente concluímos que o mundo em vivemos é profundamente marcado por desigualdades sociais (...)"

Leia na íntegra o editorial escrito por Fernando Luís Machado, professor universitário no ISCTE-IUL. 
A CAPA DO MÊS
 
Alexandra Moura, Designer de Moda, é a diretora convidada da edição de janeiro da Revista CAIS.

Saiba tudo sobre a edição deste mês.

Não se esqueça: 70% do valor da Revista vai diretamente para os vendedores.


Boas leituras!
BREVES DA CAIS

Planeie o ano de 2022 de uma forma sustentável.

Na CAIS Recicla encontra produtos de papelaria sustentáveis e totalmente transformados ao seu gosto e necessidade.
Durante as últimas duas semanas de dezembro, a Associação CAIS distribuiu cabazes de natal entre os seus utentes.

Conseguimos apoiar 50 famílias, um total de 104 pessoas.
 

A CAIS está a recrutar para a posição de Assistente Social no Centro CAIS Lisboa.

Saiba tudo sobre esta posição, aqui .

 
 

No dia 15 de dezembro, a partir de uma iniciativa conjunta, entre a Dell e a Lusa, foi realizada uma pequena cerimónia de entrega de dois computadores à Associação CAIS.
E AINDA ...
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Autor: Associação CAIS

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quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

O Blogue da Cidadania Ativa; Inclusão Social, Sustentabilidade Ambiental e Natureza 2021

O Blogue da Cidadania Ativa, Inclusão Social, Sustentabilidade Ambiental e Natureza está de férias 

VOTOS DE BOAS FESTAS

CONTINUAÇÃO DE UM BOM NATAL 

E UM PRÓPERO ANO NOVO

em

segurança




domingo, 19 de dezembro de 2021

CIG/GOV - Boletim Estatístico CIG 2021



Boletim Estatístico CIG 2021 já disponível

Em 2020 a população residente em Portugal continua a ser maioritariamente composta por mulheres. Este fenómeno, transversal à grande maioria das sociedades, pode ser explicado pelo facto de elas viverem mais do que homens e, por outro lado, pela maior mortalidade masculina, em todos os grupos etários. No entanto, salienta-se que apesar de viverem em média, mais anos do que os homens, elas vivem, em média, menos anos de vida saudável do que eles.

Esta é uma das conclusões da edição 2021 do Boletim Estatístico da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, que está já disponível no website da CIG.

Este é um documento que reflete as realidades das vidas de mulheres e homens em Portugal, dando continuidade a um instrumento que a CIG tem vindo a disponibilizar desde 1980, por ocasião da 2ª Conferência Mundial sobre as Mulheres, das Nações Unidas.

Clique, para consultar o documento.

 






Autor: CIG

Fonte: CIG



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Associação CAIS - "Newsletter CAIS #18" 2021


dezembro 2021                                                                                       #21
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DESTAQUE DO MÊS
 
 
Editorial

Motivos de Optimismo para 2022


No editorial, Sandra Camara Pestana, Diretora Executiva da CAIS, refere que 2021 foi um ano muito difícil, ainda assim, mantém-se optimista em relação a 2022.

Saiba porquê, neste editorial.  
A CAPA DO MÊS
 
Luís Alves é o diretor convidado da edição de dezembro da Revista CAIS.

Saiba tudo sobre a edição deste mês.

Não se esqueça: 70% do valor da Revista vai diretamente para os vendedores.


Boas leituras!
BREVES DA CAIS

Neste Natal vai ser muito mais fácil ajudar a CAIS, adquirindo o livro "Ângulo Cego – Contos Aleatórios".

Este livro é constituído por 15 contos e 15 imagens e o autor é Nuno Guerra Santos, membro da Direção da Associação CAIS.
Os nossos artesãos trabalharam intensivamente para conseguirem trazer mais cor ao Natal do Banco Montepio e ao natal da Casa da Moeda.

Faça parte do Natal CAIS Recicla e Transforme vidas connosco!

A convite do Município de Loures, a Associação CAIS, através do Projecto Futebol de Rua, assinalou o Dia Internacional dos Direitos Humanos com uma demonstração de Futebol de Rua, dirigida a crianças entre os 7 e os 14 anos.
 
Através de vários serviços e atividades promovemos a inclusão social. Conheça melhor o que fazemos.

Na Associação CAIS, Todos Contam.
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