Tribunal Europeu dos Direitos Humanos dá luz verde a caso climático de idosos suíços
Estrasburgo, França - O Tribunal Europeu de Direitos Humanos aceitou hoje a denúncia de que Mulheres Idosas pela Proteção do Clima Suíça e quatro demandantes individuais foram apresentados em outubro passado contra a Suíça, dando ao caso o status de prioridade.
A Vice-presidente da "Women for Climate Protection" da Suíça, Rosmarie Wydler-Wälti, disse em resposta: “Durante a crise climática, a Suíça deve tomar medidas climáticas eficazes para proteger nossos direitos à vida e à saúde. Gostaríamos que o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos reconhecesse este como o processo para responsabilizar a Suíça no avanço. ”
O especialista em clima do Greenpeace Suíça, Georg Klingler, acrescentou: “Congratulamo-nos com o fato de que a Suíça finalmente terá que responder aos argumentos das Mulheres Seniores pela Proteção do Clima Suíça. Esperamos que o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos responda, em última instância, à questão de saber se os Estados estão violando os direitos humanos por meio de proteção climática inadequada. ”
O Tribunal Europeu dos Direitos do Homem apelou à Suíça para apresentar uma resposta oficial à queixa até 16 de julho de 2021. Essa declaração terá de abranger explicitamente a sua posição sobre os direitos à vida e à saúde das mulheres idosas.
Este passo inovador também significa que a queixa das Mulheres Idosas pela Proteção do Clima Suíça é o segundo caso climático que será ouvido pelo Tribunal Europeu de Direitos Humanos, que rejeita a maioria das queixas que recebe. [1] Da mesma forma, o movimento climático na França celebrou recentemente uma vitória histórica: um tribunal nacional decidiu que a inação do estado francês na proteção do clima é ilegal. Este processo climático, que incluiu o Greenpeace França entre outros, foi apoiado por mais de dois milhões de cidadãos franceses. A onda de litígios climáticos está crescendo e atinge cada vez mais países ao redor do mundo. O Greenpeace International acredita que os tribunais continuarão a receber essas reivindicações legítimas por justiça, especialmente daqueles mais afetados pelas mudanças climáticas.
Nota aos editores:
[1] O primeiro processo climático ao Tribunal Europeu dos Direitos do Homem foi intentado por 6 jovens portugueses contra 33 Estados: https://youth4climatejustice.org/
[2] Imagens da submissão de Outubro de 2020 das Mulheres Idosas para A queixa da Climate Protection Switzerland ao Tribunal Europeu de Direitos Humanos está disponível aqui: https://media.greenpeace.org/collection/27MDHUGOQ6V
Contatos da Comunicação Social:
Rosmarie Wydler-Wälti, co-presidente da Senior Women for Climate Protection Switzerland: rosmariewydler @ sunrise. ch, +41 61 302 96 35 (para entrevistas em alemão)
Anne Mahrer, co presidente da Senior Women for Climate Protection Switzerland: anne.mahrer@bluewin.ch, +41 79 249 72 17 (para entrevistas em francês)
Pia Hollenstein , membro do conselho de Mulheres Idosas pela Proteção do Clima Suíça: mail@piahollenstein.ch, +41 79 740 04 50 (para entrevistas em inglês)
Norma Bargetzi, membro do conselho de Mulheres Idosas pela Proteção do Clima Suíça: normaba @ bluewin. ch, +41 79 352 98 89 (para entrevistas em italiano)
Georg Klingler, Especialista em Clima Greenpeace Suíça: gklingle@greenpeace.org, +41 79 785 07 38
Mesa de Imprensa Internacional do Greenpeace: pressdesk.int@greenpeace.org, +31 (0) 20 718 2470 (disponível 24 horas)
Autor: Greenpeace International
Fonte: Greenpeace International
“O Blogue da Cidadania Ativa; Inclusão Social; Sustentabilidade Ambiental e Natureza”
Carlos Carrapiço
2021