A CRISE CLIMÁTICA
O MAIOR DESAFIO QUE A HUMANIDADE JÁ ENFRENTOU
AINDA HÁ TEMPO PARA AGIR!
SE FIZERMOS ISSO AGORA.
"Pessoas em todo o mundo estão reclamando por uma maior ação climática!"A crise climática afeta todos os cantos do nosso planeta – dos polos aos trópicos, e das montanhas aos oceanos.
Pessoas e natureza em todo o mundo já estão sentindo os efeitos: desde secas, incêndios, inundações e ondas de calor causadas pelo clima extremo até a destruição dos recifes de corais devido às mudanças na temperatura dos oceanos. E esses impactos só vão piorar se a temperatura global continuar a subir.
A boa notícia é que muitas empresas progressistas, cidades, investidores e setores econômicos estão se unindo às comunidades para tomar medidas climáticas – e ainda podemos escapar dos piores impactos das mudanças climáticas, construindo um futuro mais seguro para todos.
Mas precisamos fazer mais, e mais rápido.
O QUE VOCÊ PODE FAZER?
"A CALAMIDADE CLIMÁTICA"
As evidências para a crise climática são claras.
Desde a revolução industrial, atividades humanas como a queima de combustíveis fósseis, a redução de florestas e certos tipos de pecuária libertam dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa que aprisionam o calor na atmosfera. Isso já fez com que a temperatura global média aumentasse em mais de 1°C, com os níveis de gases de efeito estufa na atmosfera agora mais altos do que em qualquer ponto da existência humana.
Embora os governos tenham se comprometido a tomar medidas em uma série de acordos desde 1992, a temperatura global ainda deve aumentar nas próximas décadas. E os cientistas concordam que mais de 1,5°C de aquecimento provavelmente terá impactos catastróficos.
E tudo isso poderia acontecer dentro de uma vida humana, deixando os nossos filhos e netos para lidar com os resultados.
«PRECISAMOS DE UMA MUDANÇA RÁPIDA E PROFUNDA NA MANEIRA COMO FAZEMOS NEGÓCIOS, COMO GERAMOS ENERGIA, COMO CONSTRUÍMOS CIDADES, COMO NOS MOVEMOS E COMO ALIMENTAMOS O MUNDO. SE NÃO MUDARMOS URGENTEMENTE NOSSO MODO DE VIDA, COLOCAREMOS EM RISCO A PRÓPRIA VIDA.»
(António Guterres, Secretário-Geral da ONU)
POR QUE 1,5°C É TÃO IMPORTANTE?
🌀: Aumento da intensidade e frequência do clima extremo, desde inundações e tempestades até secas e ondas de calor, trazendo enormes custos sociais e econômicos.
🧊: Derretendo gelo, fazendo com que o nível do mar suba e alaga cidades costeiras e nações insulares inteiras.
💧: Escassez de água e falhas nas colheitas, causando escassez de alimentos e movimentos sem precedentes de pessoas dentro dos países e através das fronteiras nacionais.
🐻❄️: Danos enormes e irreversíveis à natureza, colocando maior pressão sobre um milhão de espécies de animais selvagens que já enfrentam a extinção devido às atividades humanas.
TOMANDO UM CAMINHO DIFERENTE.
O futuro está em nossas mãos.
O consenso global sobre a necessidade de uma ação climática é forte e continua a crescer. A mudança dos combustíveis fósseis já começou.
Temos a tecnologia para fornecer a todos na Terra energia limpa e renovável. E juntos, podemos criar um futuro livre de fósseis - e dar a nós mesmos a melhor chance de evitar a catástrofe climática. Vamos desfrutar de ar mais limpo. Protegeremos os habitats vitais de plantas e animais atualmente ameaçados pela evolução do petróleo e gás. E teremos cidades mais verdes e sustentáveis.
Proteger e restaurar florestas, e produzir e consumir alimentos de forma mais sustentável, também contribuirá muito para combater a crise climática – ao mesmo tempo em que ajuda a reverter a perda da natureza ao mesmo tempo.
Também podemos nos preparar para os impactos resultantes das mudanças climáticas – e ajudar as pessoas e a natureza a se adaptarem a um mundo em aquecimento.
Esta é uma #ClimateEmergency e não temos tempo a perder. Em todo o mundo, jovens e cidadãos aderiram à greve climática para falar pelo nosso planeta, exortando os líderes a agirem pelo nosso planeta! 💪🌏 O tempo está passando. Junte-se a nós e adicione seu #VoiceForThePlanet http://panda.org/voice
Autor: WWF International
Fonte: WWF International
O Blogue da Cidadania Ativa; Inclusão Social; Sustentabilidade Ambiental e Natureza
Carlos Carrapiço
2021