sábado, 5 de junho de 2021

ZERO (Associação Sistema Terrestre Sustentável) - 🔆 Notícias ZERO: Combate Pobreza Energética/Pegada Ecológica sem crédito/Lei das Minas 2021




3 de junho de 2021 ver online
NOTÍCIAS ZERO zero.ong
 

A ideia de instituir um Dia Mundial do Ambiente surgiu aquando da Conferência das Nações Unidas em Estocolmo em 1972, um marco na ação multilateral entre todos os países na ação pela salvaguarda do ambiente face às ameaças entretanto identificadas nos anos anteriores, começando pelo alerta de Rachel Carson através do livro "Primavera Silenciosa" de 1962. Começou a ser comemorado anualmente em 5 de junho desde 1974 e é um veículo importante de sensibilização para a salvaguarda do ambiente. 

Este dia tem servido desde sempre para dar visibilidade a questões como a poluição marinha, a superpopulação humana, o aquecimento global, o consumo sustentável e crimes contra a vida selvagem. Para além da oportunidade que também a ZERO usará para chamar à atenção do tema escolhido pelas Nações Unidas para 2021, o restauro dos ecossistemas, também é importante dar relevo a uma abordagem cada vez mais abrangente da nossa relação com o ambiente e por isso o nosso apelo a uma participação vossa na conferência que vamos realizar dia 8 de junho sobre a economia do bem-estar - a nossa felicidade à frente da posse e do mero crescimento económico.

Francisco Ferreira

No passado dia 17 de maio encerrou a consulta pública da "Estratégia Nacional de Longo Prazo para o Combate à Pobreza Energética 2021-2050".

 

A ZERO associou-se ao CENSE-FCT/NOVA, à Coopérnico, à DECO, ao OBSERVA/ICS-ULisboa, à Lisboa E-Nova, à RNAE e à S.ENERGIA, na submissão de um parecer conjunto. Curioso para conhecer as propostas? Consulte-as aqui.

Ainda que a forma mais eficaz de proteger a saúde humana e o ambiente das substâncias químicas perigosas seja através de legislação e da proibição da sua utilização, existem alguns cuidados que podemos ter para procurar minimizar o seu impacto no nosso bem-estar.

 

Vamos a isso?

Consumir menos - seja alimentos, seja produtos e bens de uso quotidiano, como roupas, cosméticos, produtos de limpeza. Comprar menos e de forma mais responsável é fundamental para tornar o nosso quotidiano menos complexo e com menor possibilidade de contacto com substâncias perigosas.

 

Consumir de forma mais consciente e responsável - procurando compreender se é mesmo uma necessidade inadiável, de onde vem o produto, como foi produzido, etc. Os rótulos ecológicos (legítimos e sujeitos a verificação independente), como é o caso do rótulo ecológico europeu, podem ajudar.

 

Ter cuidado com a alimentação - A alimentação é uma das principais portas de entrada no nosso corpo. Consumir produtos de agricultura biológica é uma das formas mais eficazes de reduzir o nosso contacto com substâncias químicas perigosas.

 

Arejar muito deve ser uma prática comum, evitar a utilização de velas aromáticas ou ambientadores  e limpar o pó com um pano húmido.

 

Evitar comprar alimentos embalados - os materiais usados nas embalagens alimentares estão pouco regulados, pelo que é muito importante evitar a sua utilização, em particular em relação a comida quente e com gordura.

 

sabia que...?

Um tribunal holandês ordenou que a Shell (petrolífera) reduza as suas emissões de CO2 em 45% até 2030?

 

E a decisão vai mais além, pois também considera que a empresa deve conseguir que os seus fornecedores e clientes reduzam as suas emissões. Saiba mais aqui.

Portugueses consideram sistema de depósito para embalagens de bebidas uma boa ideia?

Esta é uma das conclusões de um estudo desenvolvido a pedido da Sociedade Ponto Verde  pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa). No inquérito sobre as práticas, representações e atitudes dos portugueses face à gestão de resíduos urbanos, mais de dois terços dos portugueses (65%) refere que irá devolver embalagens para receber o valor de depósito.

sabia que...?

Segundo as conclusões do II Grande Inquérito de Sustentabilidade, 2018, 70% dos inquiridos dizem estar disponíveis para reutilizar embalagens comprando produtos de higiene pessoal e detergentes a granel, mas a maioria dos supermercados não tem venda a granel destes produtos.

A ANP|WWF, DECO, a LINKED.GREEN, a Sciaena e a ZERO desafiam os retalhistas, a disponibilizar, a granel, este tipo de produtos, designadamente, aqueles que pertençam à sua marca, permitindo, assim, o seu reenchimento em loja com recurso à sua própria embalagem.

 

Quer apoiar-nos nesta mudança?

Assine o Manifesto Refil!

#WeChooseReuse

 

A ZERO associa-se a esta campanha europeia nascida do movimento #breakfreefromplastic para reverter de forma decisiva o problema da poluição dos plásticos e de outros materiais descartáveis, promovendo soluções de reutilização

 

Junte-se a nós e assine o manifesto pela reutilização!

#WeChooseReuse
receita

GELADO DE MORANGO

INGREDIENTES

• 1 banana madura

• 200g morangos

• 1/2 copo de bebida vegetal

Para o topping:

• 150 g de chocolate negro

• 5 colheres de sopa de bebida vegetal

 
 
 

Porções: 4 pessoas | tempo de preparação: 25min

INSTRUÇÕES

Congele previamente a banana cortada às rodelas e sem casca e os morangos cortados ao meio já sem a sépala. Coloque num liquidificador a banana e os morangos juntamente com ½ copo de bebida vegetal e triture até obter uma textura homogénea. Sirva de imediato ou coloque num recipiente de vidro e leve ao congelador antes de servir. 

 

Para o topping, derreta o chocolate negro num tacho em lume brando com 5 colheres de sopa de bebida vegetal e sirva quente em cima do gelado. Decore com um morango inteiro e com sementes de sésamo. 

O caminho para uma economia do bem-estar

 

O PIB tem sido o principal indicador económico a informar a tomada de decisão económica a nível mundial. Contudo, é cada vez mais evidente que é necessário ir para além do PIB para conseguir captar o bem-estar de uma sociedade.

 

Para contribuir para este debate a ZERO irá organizar a conferência online O Caminho para uma Economia do Bem-Estar, no próximo dia 8 de junho, durante a manhã.

 

Contamos com oradores que partilharão o seu conhecimento e entusiasmo em relação a uma economia do bem-estar, que possibilitem uma visão holística do desenvolvimento de uma sociedade.

 

Este evento é de entrada gratuita, mas de inscrição obrigatória. Contamos com a sua presença!

INSCRIÇÃO

Neste mês de junho, a Meia Hora de Bom Ambiente já deu voz à "Transição Agroecológica", com a Inês Costa Pereira no dia 3. No dia 17, iremos compreender o que são paisagens de retenção de água e encerraremos o mês com a terceira sessão do "Ciclo Amazónia para além do Óbvio".

 

Veja em direto no Facebook da ZERO, e assista às sessões anteriores no Youtube!

Facebook Twitter LinkedIn Instagram Vimeo
zero
ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável
zero@zero.ong
Copyright © 2021 ZERO, todos os direitos reservados

Autor: ZERO (Associação Sistema Terrestre Sustentável)

Fonte: ZERO (Associação Sistema Terrestre Sustentável)



Dia Mundial do Ambiente (05 de Junho de 2021) 


O Blogue da Cidadania Ativa; Inclusão Social; Sustentabilidade Ambiental e Natureza  
Carlos Carrapiço
2021

Não perca e leia a...