quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Educadora Joaquina Damião - "Mar Revolto, Mar Amigo" AEBarreiro, nos Domínios e Subdomínios da Cidadania Ativa: Negacionismo pedagógico?, ou a Censura da Arte Educativa e o afastar da Educadora»2022

"Mar Revolto, Mar Amigo" 2022 

«Ora aqui vai mais um polémico "Vídeo" que vai fazer mossa/discussão na AEBarreiro - Agrupamento de Escolas do Barreiro, nos Domínios e Subdomínios da Cidadania Ativa - Negacionismo pedagógico?, a Censura da Arte Educativa e o afastar da Educadora de + de 35 anos de profissionalismo e a sua visão educativa e pedagógica que incomoda muita gente.»

(Carlos Carrapiço)


"A Educação e o ensino pedagógico de matérias tão essenciais na vida de um ser humano e a livre estrutura de pensamento, ideia, experimentação ou conceção, não são um exclusivo de alguém, uma comunidade ou um regime, seja ele severamente ideológico, teológico, seja ele qual for.  Essa forma de ser e agir chama-se "Perseguição e Censura à Liberdade de Expressão". Nós estamos em plena Democracia XXI."

(Carlos Carrapiço)


"Vídeo Educativo e pedagógico de/para sensibilização sobre o Mar e os Oceanos e sua biodiversidade, o fascínio que exerce sobre todos Nós, junto dos Docentes, orientado para as Aprendizagens Essenciais curriculares nos Domínios e Subdomínios da Cidadania Ativa."

Para todos os 1º,2º e 3º Ciclos de Ensino básico e Secundário.

(Educadora Joaquina Damião)


«Os diferentes domínios da Educação para a Cidadania estão organizados em três grupos com implicações diferenciadas: o primeiro, obrigatório para todos os níveis e ciclos de escolaridade (porque se trata de áreas transversais e longitudinais), o segundo, pelo menos em dois ciclos do ensino básico, o terceiro com aplicação opcional em qualquer ano de escolaridade. Cada domínio deve especificar de que forma contribui para as áreas de competências definidas no Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória. A educação para todos, consagrada como primeiro objetivo mundial da UNESCO, obriga à consideração da diversidade e da complexidade como fatores a ter em conta ao definir o que se pretende para a aprendizagem dos alunos à saída dos 12 anos da escolaridade obrigatória. A referência a um perfil não visa, porém, qualquer tentativa uniformizadora, mas sim criar um quadro de referência que pressuponha a liberdade, a responsabilidade, a valorização do trabalho, a consciência de si próprio, a inserção familiar e comunitária e a participação na sociedade que nos rodeia. Perante os outros e a diversidade do mundo, a mudança e a incerteza, importa criar condições de equilíbrio entre o conhecimento, a compreensão, a criatividade e o sentido crítico. Trata-se de formar pessoas autónomas e responsáveis e cidadãos ativos. E este vídeo, mostra-nos o Mar, um grande corpo de água salgada cercado por terra em parte ou em totalidade. É um sistema interconectado de águas dos oceanos, considerado um oceano global ou o conjunto das várias divisões oceânicas principais. Ele modera o clima da Terra e desempenha importante papel nos ciclos hídrico, do carbono e do nitrogênio. As águas dessas áreas, ricas em nutrientes, são abundantes em vida, provendo aos humanos suprimentos essenciais para alimento, sobretudo peixes, mas também mariscos, mamíferos e macroalgas, por exemplo, que são tanto colhidos em estado selvagem quanto cultivados em viveiro. As áreas mais diversificadas são cercadas por grandes recifes de coral tropicais. A baleação já foi uma atividade comum, mas a redução dos números de tais animais induziu o surgimento de esforços internacionais de conservação e uma consequente moratória à maior parte da caça comercial. A oceanografia estabeleceu que nem toda forma de vida marítima é restrita a águas de superfície iluminada pelo Sol; mesmo a grandes profundidades e pressão, nutrientes que fluem de fontes hidrotermais mantêm seu próprio e único ecossistema. A vida pode ter tido início nesses locais, e micro organismos aquáticos são geralmente creditados pelo grande evento de oxigenação da atmosfera terrestre. Acredita-se que tanto vegetais quanto animais teriam evoluído a partir dos mares. Sua significância e dualidade tiveram imensurável efeito no desenvolvimento da cultura das sociedades, desde as mudanças socioculturais do intercâmbio colombiano à Odisseia de Homero e às divindades aquáticas; dos funerais viquingues à Grande Onda de Kanagawa de Hokusai e aos filmes blockbusters da contemporaneidade; do Holandês Voador de Richard Wagner à Tempestade de William Shakespeare e ao Leviatã. Ele é, também, um local de atividades de lazer, estando a natação, o mergulho, o surf e o iatismo entre as mais populares. O mar sofre, entretanto, constantes danos, como os do fenômeno da absorção de dióxido de carbono atmosférico em grandes quantidades, diminuindo seu pH num processo denominado acidificação oceânica. O crescimento populacional humano e o uso não sustentável dos recursos marítimos advindo da industrialização e da aquacultura intensiva, por exemplo, têm contribuído para a intensificação da poluição e de outros problemas ambientais.»

(Educadora Joaquina Damião; MEC; Wikipédia e Outros Contributers)


Realização vídeo: Educadora Joaquina Damião 

Jardim de Infância Nº2 Tágides, Verderena, Barreiro, Portugal

AEBarreiro (Agrupamento de Escolas do Barreiro)


Música: O Fortuna, último trecho (abertura e fecho de Carmina Burana)

Ópera: Carmina Burana 

Composer/Artist: CARL ORFF


«Acerca de “O Fortuna” é um poema que faz parte dos manuscritos de “Carmina Burana”, criado aproximadamente entre os anos de 1100 e 1200. Este poema é dedicado a Fortuna, deusa romana da sorte e da esperança. O poema foi escrito em latim medieval sem levar a métrica latina clássica; ao invés disso, foi escrito com um estilo originado do alto alemão: o Vagantenlieder, um estilo típico dos goliardos. A Sua fama atual em todo o mundo deve-se a Carl Orff ter composto a música para este poema e ter colocado como parte de sua cantata “Carmina Burana"»

(Educadora Joaquina Damião)


All rights belongs to respective owners. This short video is purely educational fan-made, it's done for Sensibilization of teachers to active citizenship education purposes.

Creative Commons Licence 


"A terra possui recursos suficientes para prover às necessidades de todos, mas não à avidez de alguns."

(Mahatma Gandhi)



"O Muito Obrigado à Google, a todos os autores desconhecidos das fotos e imagens e também a CARL ORFF e à Opera Carmina Burana"...  



Autor: Educadora Joaquina Damião

Fonte: Educadora Joaquina Damião


O Blogue da Cidadania Ativa, Inclusão Social; Sustentabilidade Ambiental e Natureza

Carlos Carrapiço

2022

 

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