quinta-feira, 12 de maio de 2022

Amnistia Internacional Portugal - Newsletter: Crise de saúde na região noroeste da Síria 2022


 
   
   

  

O direito universal à saúde deve ser protegido. Ainda assim, em várias partes do mundo, existem milhões de pessoas sem acesso a tratamentos, medicação e até serviços de saúde, mesmo quando estes lhes são imprescindíveis.

A região noroeste da Síria é o retrato fiel de uma crise de saúde, que afeta 3.1 milhões de pessoas, das quais 2.8 milhões são deslocadas internas. Nos últimos dez meses, a ajuda internacional alocada ao setor da saúde decresceu mais de 40%, impulsionando o encerramento de hospitais e serviços essenciais. Os testemunhos de perda são angustiantes já que, em diversas situações, os médicos nada puderam fazer para salvar os pacientes.

Na Ucrânia, também a perda de vidas civis, vítimas de múltiplos crimes de guerra, são uma realidade. Numa extensa investigação no terreno, a Amnistia Internacional documentou ataques aéreos ilegais em Borodyanka, e execuções extrajudiciais em locais como Bucha, Andriivka, Zdvyzhivka e Vorzel.

No entanto, mesmo com todos os desafios de direitos humanos, as pessoas continuam a mobilizar-se para a sua proteção a nível global. A 20ª edição da Maratona de Cartas, o maior evento de ativismo, registou pelo menos 4.657.104 ações em defesa dos direitos humanos por todo o mundo. Em Portugal, foram recolhidas 128.991 assinaturas e 4.431 mensagens de solidariedade. Um dos casos da Maratona, o de Bernardo Caal Xol, defensor de direitos humanos na Guatemala, teve já um desfecho positivo, com Bernardo a ser libertado a 24 de março.
 
Outros casos, como o de Zhang Zhan - corajosa cidadã jornalista presa por reportar a pandemia na China - continuam a necessitar da nossa pressão. Pode assinar a petição abaixo dirigida às autoridades chinesas, para que Zhang Zhan seja libertada.
 

NOTÍCIAS

Síria: Diminuição de ajuda internacional cria grave crise de saúde

Síria: Diminuição de ajuda internacional cria grave crise de saúde

No último ano, a diminuição de ajuda internacional à região noroeste da Síria deixou cerca de 3.1 milhões de pessoas, das quais 2.8 milhões de deslocados internos, a enfrentar uma crise de saúde, já que os hospitais e outras instalações médicas foram desafiados a operar com baixos recursos, referiu a Amnistia Internacional. […]

 
LER MAIS >
 
   
Ucrânia: Justiça por crimes de guerra na região de Kiev

Ucrânia: Justiça por crimes de guerra na região de Kiev

As forças russas devem enfrentar a justiça pelos múltiplos crimes de guerra cometidos na região noroeste de Kiev, referiu hoje a Amnistia Internacional num novo briefing, após uma extensa investigação no terreno. O briefing, "He's Not Coming Back': War Crimes in Northwest Areas of Kyiv Oblast", é fundamentado em dezenas de entrevistas e numa extensa revisão de provas […]

 
LER MAIS >
 
   
Maratona de Cartas 2021: as vitórias que conquistámos juntos

Maratona de Cartas 2021: as vitórias que conquistámos juntos

Apesar do ano de 2021 ter sido ainda marcado pela pandemia da COVID-19, a verdade é que há também muito para celebrar, nomeadamente através do impacto alcançado em direitos humanos com a Maratona de Cartas desse ano. Foram registadas, pelo menos, 4.657.104 ações em defesa dos direitos humanos, em todo o mundo. […]

 
LER MAIS >
 
   
 

Veja mais notícias em

www.amnistia.pt

Pela liberdade de Zhang Zhan!

Quando a cidade de Wuhan entrou em confinamento, devido ao surto de COVID-19 na China, Zhang Zhan foi uma das cidadãs jornalistas que divulgou informações sobre a crise que se desenrolava. Agora, encontra-se presa. Vamos trazer-lhe a liberdade de volta!

Amnistia Internacional

Zhang Zhan: presa por revelar a verdade sobre a COVID-19

Para Zhang Zhan apenas a verdade importa. Hoje, está presa por ter revelado o que muitos pretendiam que não se soubesse […]

ASSINAR PETIÇÃO

A Amnistia nos média

Relatório da Amnistia Internacional sobre crimes de guerra cometidos pela Rússia

Em declarações à RTP, Pedro A. Neto, diretor executivo da Amnistia Internacional - Portugal, analisa os crimes de guerra cometidos pelas forças russas na Ucrânia, relatando os testemunhos de sobreviventes e os métodos de investigação da Amnistia Internacional no terreno.

VER >

Quero apoiar a Amnistia Internacional

Juntos, somos um movimento de solidariedade que, por todo o mundo, defende os direitos humanos. O meu apoio faz a diferença na vida de muitas pessoas.

Tornar-me apoiante
social facebook twitter youtube instagram linkedin




Autor: Amnistia Internacional Portugal

Fonte: Amnistia Internacional Portugal




O Blogue da Cidadania Ativa; Inclusão Social, Sustentabilidade Ambiental e Natureza  
Carlos Carrapiço
2022