sexta-feira, 7 de outubro de 2022

ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável: 🔆 Notícias ZERO: Voos Noturnos | Neutralidade Climática | Pesticidas Perigosos



6 de outubro de 2022 ver online
NOTÍCIAS ZERO zero.ong
 

A seca não está a mudar a gestão dos rios.

A realidade das alterações climáticas está cada vez mais próxima de todos nós. Basta olharmos para a redução da precipitação ao longo dos últimos anos e compararmos com a média dos últimos trinta anos do século passado para percebermos que poucos são os anos, nas últimas duas décadas, em que estamos acima dessa média.

Muito pelo contrário, sucedem-se anos com precipitação muito reduzida, tendo o recorde sido o ano de 2005. Numa seca que permanece e que obriga a repensar urgentemente a gestão das necessidades e do desperdício de água, o assumir por Espanha que não cumpriria os caudais anuais integrais definidos para os rios Douro e Tejo na Convenção de Albufeira, com a anuência do Estado Português sem contrapartidas é um sinal de que a Convenção perdeu o seu valor. Não temos caudais ecológicos definidos e a serem respeitados nos nossos rios internacionais. Há declarações políticas a concordarem com essa retenção da água em Espanha, porque seria um desperdício que ela chegasse aos oceanos sem ser aproveitada. Sem água doce a chegar aos estuários, estamos a pôr em causa estes ecossistemas que são dos mais produtivos no planeta à custa de uma agricultura intensiva, fortemente utilizadora e desperdiçadora de água. Continuamos sem perceber o que é a sustentabilidade…

Francisco Ferreira

 

ZERO opõe-se a voos noturnos sem limites

 

Impactos socioambientais negativos sobre populações de Lisboa e Loures determinam parecer negativo da ZERO sobre portaria que permitirá voos noturnos acrescidos no aeroporto de Lisboa já a partir de 18 de outubro. Saiba mais aqui.

Dicas da Energia - Independência Energética

 

O futuro não passa apenas pela alteração do tipo de combustível usado na produção de energia, mas também pela diminuição do consumo.

Há que começar a fazer mudanças no nosso dia-a-dia para interromper o ciclo habitual do desperdício de energia. Deixamos-lhe algumas dicas:

 

Selecione a roupa a passar a ferro - lençóis, toalhas e t-shirts não precisam de ferro. Basta esticá-los bem antes de os pendurar a secar, utilizando um cabide.

 

Otimize a utilização do seu forno - faça mais do que um prato em simultâneo, ou opte mesmo por não utilizar o seu forno ao fazer pratos frios como saladas e até sopas.

 

Reduza o uso de equipamentos de aquecimento/arrefecimento - tire proveito das condições naturais, por exemplo, areje de manhã ou à noite no verão e entre as 12h e as 15h no inverno e faça uso das persianas fechando-as durante o dia no tempo de maior calor e abrindo-as no tempo mais frio.

 

Desligue a água enquanto se ensaboa - não custa enquanto ainda está alguma calor. Para além disso, aproveite para secar o cabelo ao ar que tornará também o seu cabelo mais saudável.

 

Se possível instale equipamento de água quente solar (o aquecimento de águas é onde está o maior uso de gás dos agregados familiares) e painéis fotovoltaicos para produção de energia.

sabia que...?

Está decorrer um estudo sobre o que estamos a fazer pelo ambiente?

 

O Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra está a elaborar um estudo sobre o posicionamento dos portugueses relativamente aos problemas e políticas ambientais. Dada a importância destas estatísticas, convidamo-lo a participar!

Os portugueses gastam mais 86% de água?

 

Cada português consome em média 186 litros de água por dia, sendo que a Organização Mundial de Saúde refere que 50 a 100 litros diários são suficientes para uma pessoa fazer face às suas necessidades básicas. Feche a torneira sempre que possível!

Pode vender o seu excedente de UPAC?

 

A Coopérnico (cooperativa de energias renováveis) está a comprar o excedente de produção de Unidades de Produção para Autoconsumo (UPAC). Caso esteja interessado em vender o seu excedente à Coopérnico, preencha este formulário, ou leia mais aqui!

Vamos pôr fim aos cruzeiros de fuelóleo pesado!

 

As companhias de cruzeiros tentam projetar uma imagem de viagens limpas. Mas a realidade não é essa: a maior parte dos navios de cruzeiro queimam o combustível mais sujo disponível - o óleo combustível. Quando o fuelóleo pesado é queimado, os motores dos navios não só emitem enormes quantidades de CO2, mas também quantidades gigantescas de poluentes que são perigosos para os seres humanos e o ambiente, poluindo os diversos ecossistemas e cidades portuárias para onde os navios de cruzeiro se dirigem. 

 

Envie às grandes industrias de cruzeiros um e-mail utilizando a plataforma da ONG NABU e ajude a acabar com a utilização de fuelóleo pesado. Junte-se a nós para desafiar as maiores empresas e exigir mudanças!

 

Participe aqui!

Tacos de jaca desfiada com salsa fresca

INGREDIENTES

Para a Jaca:

• 260g de Jaca verde cozida e desfiada

• 2 c. de sopa de pimentão doce

• 1 c. de chá de pimentão doce fumado

• 1 colher de chá de alho em pó

• 1 pitada de piri-piri

• Sal a gosto

• 1 c. de sopa de pasta de tomate

• 1 c. de sopa de azeite

Para a salsa:

• 5 tomates cherry

• 1 pedaço pequeno de pimentão verde

• 1 pedaço pequeno de cebola

• Salsa e coentros a gosto

• 1 c. de sopa de azeite

• 2 c. de sopa de vinagre

• Sal e pimenta a gosto

 

 

INSTRUÇÕES

1.º Desfie a Jaca e coloque-a numa taça.

 

2.º Tempere a Jaca com as especiarias, sal, azeite e a pasta de tomate. Envolva muito bem e leve ao forno num tabuleiro forrado com papel vegetal a 200° por 20min. Reserve.

 

3.º Pique o tomate, pimentão verde e cebola em pedaços bem pequenos e coloque numa taça.

 

4.º Adicione a salsa e coentros bem picados e tempere com sal, pimenta, azeite e vinagre. Deixe repousar por 10min.

 

5.º Monte os tacos. Comece por colocar uma camada fina e maionese vegan (opcional), adicione a Jaca já preparada, a salsa fresca e legumes da sua preferência. Agora é só desfrutar!

 

Esta receita é da autoria de Ana Sofia Rosado. Pode encontrar outras receitas aqui. Para mais receitas sustentáveis, obtenha a aplicação VeggieKit!

Festival Umundu Lx

 

Umundu Lx é um festival colaborativo para a transformação sustentável que decorrerá durante entre o dia 14 e 22 do mês de outubro. Explore as possibilidades de (sobre-)vivermos como seres humanos dentro dos limites de um planeta finito, e a ZERO tem o prazer de participar nalguns eventos para os quais o convida desde já:

 

Dia 15 - Espiral Criativa: este workshop será uma colaboração ElWarcha x ZERO e irá explorar os tópicos do  excesso de consumo, problemas ambientais e redução de emissões, criando uma oficina de ideias onde se discutirão soluções em conjunto.

 

Ainda dia 15 - 2TONNES: será um atelier colaborativo para a neutralidade carbónica, onde convidamos os participantes a explorar o futuro em equipa e a tentar limitar as alterações climáticas, alcançando as 2 toneladas por pessoa, por ano, até 2050.

 

Dia 16 - Tertúlia sobre projetos locais como Projeto Dona Ajuda/Reviravolta, The Fashion Revolution Portugal, Skizo e Circular Wear, onde a ZERO será moderadora.

 

Dia 18 - Mural do Clima: não tem tempo para ler as 2000 páginas do relatório do IPCC? Em 3 horas, o workshop lúdico e colaborativo "O Mural do Clima" permite-lhe compreender as questões essenciais das alterações climáticas para poder tomar medidas.

 

Dia 18 - Mural da Biodiversidade: descubra, através de um workshop lúdico e colaborativo, o que é a biodiversidade, as causas da sua perda e quais as consequências.

 

Dia 21 - Conversas Umundo – Estocolmo + 50 – E agora?: Conferência onde a ZERO irá participar como oradora.

 

Serão 9 dias com mais de 100 eventos espalhados por Lisboa, arredores e em formato online. Para fazer parte destes momentos de partilha de conhecimento e reflexão, basta fazer a inscrição no website.

Inscrição

Carta Aberta

 

Um mundo onde temos as pessoas e o planeta acima dos lucros. Não é pedir muito, mas para isso, precisamos de uma ação urgente.

 

Junte-se à carta aberta em solidariedade à ativista ambiental, Elizabeth Wathuti. Assine a carta aberta para exigir justiça climática antes da COP 27 - a Conferência climática que ocorrerá no mês de novembro.

 

O objetivo da Carta aberta é amplificar as vozes daqueles que já sofrem os impactos das alterações climáticas. Convidamos cidadãos/ãs a aderir ao apelo para que os países mais ricos e as empresas que mais contribuiram para crise climática assumam a responsabilidade por suas ações - adicionando o seu nome à Carta Aberta. Esta carta será simbolicamente entregue aos Ministros Sharma e Shoukry durante a COP 27, no Egito.

 

Assine aqui!

facebook  twitter  linkedin  instagram  vimeo 
zero
ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável
zero@zero.ong
Copyright © 2022 ZERO, todos os direitos reservados




Autor: ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável


Fonte: ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável





O Blogue da Cidadania Ativa; Inclusão Social; Sustentabilidade Ambiental e Natureza
Carlos Carrapiço
2022