segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Amnistia Internacional Portugal - Newsletter: Pena de morte como ferramenta de repressão política 2022


 
   
   



A repressão violenta à liberdade de expressão e reunião pacífica tem-se verificado por todo o mundo, conduzindo a situações de violência policial, detenções arbitrárias e ilegais, tortura e, em muitos casos, a vítimas mortais.

No Irão, as autoridades estão a recorrer à pena de morte como instrumento de repressão política, com o objetivo de incutir o medo e silenciar as vozes dissidentes que continuam a sair às ruas para se manifestarem. Mohsen Shekari, um jovem iraniano, foi executado no passado dia 8 de dezembro. Por todo o país, milhares de pessoas permanecem detidas, arriscando-se a ser vítimas do mesmo desfecho.

No âmbito da nova campanha global da Amnistia Internacional, Protege a Liberdade, pode conhecer o caso de Vahid Afkari, detido por ter participado em manifestações pacíficas, e assinar a petição pela sua libertação imediata disponível em baixo.

Na China, as manifestações pacíficas têm também sido reprimidas e dispersadas pelas forças de segurança. As manifestações pacíficas contra os isolamentos da COVID-19 ganharam novo alento, especialmente após a deflagração de um incêndio em Urumqi, que matou pelo menos dez pessoas. No entanto, nem a tolerância zero das autoridades tem travado a população de exercer o seu direito à liberdade de expressão e de reunião pacífica.

Por outro lado, na Ucrânia, uma nova investigação da Amnistia Internacional concluiu que a invasão da Rússia ao país está a ter um impacto desproporcionado sobre a população idosa. As pessoas mais velhas permanecem, com regularidade, em áreas afetadas por conflitos ou não conseguem fugir, o que as deixa sujeitas a condições inseguras em habitações danificadas. As que abandonam as suas casas acabam, frequentemente, em instituições estatais já sobrecarregadas, que carecem de funcionários para prestar os devidos cuidados.

NOTÍCIAS

Irão: Execução de jovem manifestante revela crueldade das autoridades

Irão: Execução de jovem manifestante revela crueldade das autoridades

Morte de Mohsen Shekari evidencia a utilização da pena de morte como instrumento de repressão política Milhares de pessoas detidas podem ser sujeitas à pena capital Mohsen Shekari, jovem manifestante iraniano, foi executado no passado dia 8 de dezembro pelas autoridades iranianas, depois de ter sido detido e condenado à morte em julgamentos injustos, devido à sua participação na revolta […]

 
LER MAIS >
 
   
China: Manifestações sem precedentes em todo o país

China: Manifestações sem precedentes em todo o país

  Após a deflagração de um incêndio em Urumqi, que matou pelo menos dez pessoas, as manifestações contra os isolamentos da COVID-19 estão a irromper por toda a China Censura e a vigilância são uma realidade no país e fazem temer o uso desproporcional de força e a prisão em massa Em resposta às manifestações sem precedentes nos últimos anos, […]

 
LER MAIS >
 
   
Ucrânia: Obstáculos no acesso à saúde, habitação e segurança pela população idosa

Ucrânia: Obstáculos no acesso à saúde, habitação e segurança pela população idosa

  Pessoas idosas na Ucrânia enfrentam maiores riscos na sequência da invasão russa; Número de feridos e taxa de mortalidade é mais elevado neste do que em outros grupos etários; Pessoas idosas em casas danificadas com condições perigosas, milhares em instituições estatais sobrecarregadas. A invasão russa à Ucrânia tem sido pautada pelo número desproporcionado de mortos e feridos entre as pessoas […]

 
LER MAIS >
 
   
 

Veja mais notícias em

www.amnistia.pt

Justiça para a família Afkari!

Assine esta petição dirigida ao responsável pelo poder judicial no Irão, Gholamhossein Mohseni Ejei, e exija a libertação imediata de Vahid Afkari, e a retirada de todas as acusações relacionadas com a sua participação pacífica nas manifestações. 

Amnistia Internacional

Justiça para a família Afkari!

Vahid Afkari é um dos casos destacados na campanha global da Amnistia Internacional Protege a Liberdade.   Vahid Afkari (na foto, à direita) vem de uma família muito unida no Irão. É descrito pelos mais próximos como alguém que adora ler e cantar e dançar com os irmãos, Habib, Navid (na foto, à esquerda e ao centro, respetivamente), Saeed e […]

ASSINAR PETIÇÃO

A Amnistia na Imprensa

As preocupações dos Direitos Humanos para 2023

Em declarações à Agência Lusa, replicadas no site Notícias ao Minuto, Pedro A. Neto, diretor executivo da Amnistia Internacional Portugal, revela que o direito à manifestação pacífica, a liberdade de expressão e o acesso à alimentação e água são as maiores preocupações para 2023 na defesa dos direitos humanos.

Ler >

Quero apoiar a Amnistia Internacional

Juntos, somos um movimento de solidariedade que, por todo o mundo, defende os direitos humanos. O meu apoio faz a diferença na vida de muitas pessoas.

Tornar-me apoiante
social facebook twitter youtube instagram linkedin






Autor: Amnistia Internacional Portugal

Fonte: Amnistia Internacional Portugal



O Blogue da Cidadania Ativa; Inclusão Social; Sustentabilidade Ambiental e Natureza
Carlos Carrapiço
2022

Não perca e leia a...