quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

ZERO (Associação Sistema Terrestre Sustentável) - 🔆 Notícias ZERO: COP27, a estagnação | Apenas 17% das marcas se iniciam na gestão dos têxteis


1 de dezembro de 2022
NOTÍCIAS ZERO zero.ong
 

Vivemos diversas crises, entre elas uma crise climática e uma crise de biodiversidade. No que respeita às alterações climáticas, a conferência das Nações Unidas marcou a agenda do planeta no mês de novembro com boas e más notícias. A constituição de um fundo para ajudar os países mais vulneráveis a lidar com as consequências de fenómenos ampliados devido às alterações climáticas, as chamadas perdas e danos

como secas, cheias, ondas de calor, foi efetivamente uma decisão necessária e histórica. Já no que respeita à redução das emissões de gases com efeito de estufa, a ausência de compromissos foi uma desilusão. Mas neste ano ainda temos um grande objetivo global – em Montreal, onde a ZERO estará presente, irá ter lugar uma conferência das Nações Unidas, adiada desde há dois anos, onde se espera a aprovação de um conjunto de quatro metas de longo prazo (2050) e 21 metas de ação urgente de curto prazo (2030). A biodiversidade e os benefícios que ela proporciona são fundamentais para o bem-estar humano e um planeta saudável. Apesar dos esforços contínuos, a biodiversidade está a deteriorar-se em todo o mundo e esse declínio deve continuar ou piorar. A sobrevivência da humanidade como a conhecemos assenta nos serviços que os ecossistemas nos proporcionam. Apesar de novidades menos boas à escala mundial, podemos, no entanto, todos nós, fazer a diferença. A ZERO deseja-lhe assim um Natal mais sustentável, onde o bem-estar seja uma prioridade maior que o consumo de recursos.

Francisco Ferreira

 

Final da COP27 - Avanços notáveis, mas mitigação insuficiente

 

Nesta Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas para as Alterações Climáticas (COP) as questões primordiais foram Perdas e Danos, Mitigação, Adaptação e Financiamento Climático. Em nenhuma delas está COP cumpriu inteiramente. Leia aqui porquê.

Agricultura portuguesa aumenta as emissões anualmente desde 2015, representando mais de 12% do total nacional em 2020. Por outro lado, a despesa pública tem-se revelado ineficaz ou até contraproducente. Descubra porquê.

Natal Sustentável

 

A época de Natal é marcada por uma época de muito consumo, e consumo muitas vezes desmedido. Trazemos-lhe um conjunto de dicas para tornar o seu Natal um pouco mais sustentável, desde como embrulhar presentes a como oferecer prendas com uma atitude amiga do ambiente - ora veja: 

 

Nas decorações, prefira reutilizar: se já tem uma árvore ou outras decorações artificiais, reutilize-as sempre. São normalmente muito duráveis e podem ser usadas muitos anos, se forem bem cuidadas. Se precisa de algo, porque não o fazer reutilizando materiais? A Internet está cheia de ideais criativas e sustentáveis.

Na ceia e almoço de Natal, evitar cozinhar em excesso: faça uma lista de compras do que é realmente necessário, procurando evitar o excesso de embalagens, privilegiando os produtos de origem local/regional/nacional e, se possível, comprando diretamente ao produtor para assim reduzir a pegada ambiental associada a esses produtos. Se puder, evite produtos de origem animal (ou, pelo menos, prefira carnes brancas).

Resíduos resultantes da noite de Natal: faça a correta separação dos diferentes tipos de resíduos e, no caso dos plásticos e papel se possível, adie a deposição no ecoponto para evitar deixá-los acumulados fora do respetivo contentor.

Evitar o plástico: opte por comprar brinquedos de madeira, livros ou experiências. Para os adultos, faça as suas próprias prendas – bolachinhas, doces, escreva uma mensagem e coloque-a numa moldura, entre muitas outras possibilidades. Para embrulhar reutilize folhas de jornais ou revistas ou sacos que já tenha.

Pensar fora da caixa, literalmente: este Natal, opte por oferecer bens imateriais como workshops sustentáveis; assinaturas de ONG e jornais, ou apadrinhe um animal!

 

Se quiser saber mais sobre como oferecer prendas utilizando a política dos 7 R ou como embrulhar prendas sem desperdício, passe pelo Youtube da ZERO!

 

Boas festas!

sabia que...?

80% dos portugueses querem produtos livres de desflorestação?

 

O reconhecimento do problema da desflorestação é manifestamente vasto e os cidadãos portugueses mostraram um apoio bastante alto para que haja uma regulamentação que garanta que produtos que causam desflorestação não cheguem ao seu prato. O futuro das florestas está nas suas mãos, apoie o acordo alcançado pelo parlamento europeu. 

Foi criada uma quinta subterrânea num abrigo de guerra em Londres?

 

A empresa Zero Carbon Farms usa um abrigo subterrâneo da Segunda Guerra Mundial para reinventar a agricultura. Cultiva 30 metros abaixo do chão, com energias renováveis e menos recursos naturais. Leia mais sobre esta inovação aqui!

A recuperação da população do maior abutre europeu vai ser em Portugal?

 

Durante cerca de 40 anos não houve reprodução de abutres-pretos em território português, onde só em 2010 a espécie voltou a nidificar, no Parque Natural do Tejo Internacional, onde estão 31 casais! Leia o restante artigo sobre a recuperação desta ave necrófaga.

Direito ao sono - Pelo fim dos voos noturnos no Aeroporto Humberto Delgado

 

O Aeroporto de Lisboa é o único grande aeroporto internacional que ainda funciona dentro de uma capital europeia. Este aeroporto fustiga mais de 200.000 cidadãos de Lisboa com um número de aviões sem precedentes a passar a baixa altitude: são em média voos a cada 2,5 minutos, mais de 200.000 voos por ano, mais de 600 voos por dia, mais de 20.000 voos por ano no período das 23:00 às 07:00. 

 

Os cidadãos de Lisboa estão exaustos de conviver com esta situação, com impactos negativos no seu descanso e na sua saúde. É um brutal impacto no que há de mais básico nas suas vidas, sendo impreterível e inadiável terminar este flagelo. 

 

 

Assine esta petição, por um céu mais limpo!

Triângulos de Espinafres, Cogumelos e Tofu 

INGREDIENTES

• 5 cogumelos marron

• 100g tofu fumado

• 10 azeitonas

• 10 nozes

• 2 chávenas de espinafres

• 2 c. de sopa de natas de soja

• 1 c. de sopa de levedura nutricional (opcional)

• 2 folhas de massa filo

• Orégãos q.b.

• Pimenta preta q.b.

• Sal q.b.

 

 

 

INSTRUÇÕES

1.º Lamine em quadradinhos os cogumelos, o tofu, as nozes e as azeitonas.

 

2.º Numa frigideira, coloque os cogumelos a saltear (não é necessário azeite).

 

3.º Acrescente o tofu, as nozes, e as azeitonas. Deixar saltear mais uns minutos.

 

4.º Tempere com o sal, orégãos e pimenta.

 

5.º Acrescente as natas e a levedura.

 

6.ª Abra as folhas de massa filo, e corte em 3 tiras.

 

7.º Rechear com 2 colheres de sopa e dobre em triângulo, ir enrolando e no fim "coloque" com um pouco da água a ponta.

 

8.º Leve ao forno, a 170º por 10 minutos. Depois, só terá de degustar estes deliciosos triângulos de massa filo, que enriquecem uma bela entrada num jantar especial com amigos e/ou família (ou, simplesmente, na sua companhia).

 

Esta receita é da autoria de Maria Falcão. Pode encontrar outras receitas aqui. Para mais receitas sustentáveis, obtenha a aplicação VeggieKit!

resiAuto - Descarte Sustentável de Resíduos Automóveis

 

Os automóveis, ao longo do seu ciclo de vida, geram diversos tipos de resíduos, alguns dos quais são perigosos para a saúde e/ou o ambiente, como é o caso do próprio veículo em fim de vida, dos óleos usados, das baterias ou dos fluídos do ar-condicionado.

 

Todos eles devem ser devidamente recolhidos e sujeitos a um tratamento adequado, de forma a potenciar a sua reutilização e reciclagem, dando, assim, um contributo para a economia circular, o combate às alterações climáticas e a poupança de recursos do planeta.

 

Desde conselhos de como prolongar a vida da sua bateria, à escolha de lubrificantes que sejam formulados com óleos sustentáveis; a campanha resiAuto da ZERO mostra-lhe um conjunto de medidas de condução e manutenção do seu automóvel que permitem prolongar a vida das suas diversas componentes, visando a prevenção e reciclagem destes resíduos ao longo de todo o seu ciclo de vida. 

 

Dicas para prolongar a vida útil do automóvel?

Veja aqui!

facebook  twitter  linkedin  instagram  vimeo 
zero
ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável
zero@zero.ong
Copyright © 2022 ZERO, todos os direitos reservados



Autor: ZERO (Associação Sistema Terrestre Sustentável) 

Fonte: ZERO (Associação Sistema Terrestre Sustentável) 





O Blogue da Cidadania Ativa; Inclusão Social; Sustentabilidade Ambiental e Natureza
Carlos Carrapiço
2022