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Informar, Comunicar e Educar; Incluir Socialmente e promover a Igualdade de Géneros; promover uma Cidadania+Ativa; defender o Meio Ambiente e a sua Sustentabilidade; Proteger a Natureza e a Saúde Humana; defender os Direitos Humanos, Liberdades e Garantias.
segunda-feira, 8 de novembro de 2021
ZERO (Associação Sistema Terrestre Sustentável) - 11 NOV, 21H30 ESPECIAL COP26: Irão os líderes mundiais atender à chamada pelo planeta?
domingo, 7 de novembro de 2021
ZERO (Associação Sistema Terrestre Sustentável) - "Notícias ZERO: COP26 - Financiamento | Projeto "Take It" | Resíduos Eletrónicos 2021
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quarta-feira, 3 de novembro de 2021
Educadora Joaquina Damião - "A EDUCAÇÃO EM PORTUGAL…" 2021
A EDUCAÇÃO EM PORTUGAL + Cidadania Ativa…
«A educação desempenha um papel fundamental no combate à intolerância…(26/10/2021).»
O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, afirmou que «...Portugal considera que a educação desempenha um papel fundamental e insubstituível no combate a qualquer forma de intolerância.»
Na Conferência Global de Ministros da Educação, organizada pela UNESCO, o Ministro salientou que as escolas têm de ser capazes de identificar e atacar a radicalização, o "Bullying" e qualquer outro tipo de comportamento discriminatório desde cedo.
Portugal tem uma estratégia nacional de "Educação para a Cidadania" e o plano «Escola Sem Bullying, Escola Sem Violência» com o objetivo de "prevenir qualquer tipo de comportamento violento, com a visão de construir escolas mais inclusivas, onde as crianças e jovens se sintam seguros e protegidos", independentemente do seu contexto socioeconómico, crenças religiosas ou orientação sexual.
«É fundamental uma abordagem à educação assente nos direitos humanos, com uma educação para a cidadania clara e progressista», acrescentou, sublinhando a importância da inclusão social na promoção da igualdade de oportunidades.
O Ministro realçou também o projeto «Nunca Esquecer», em torno da memória do holocausto, destacando nesse âmbito a atribuição do estatuto de herói nacional ao antigo Cônsul de Bordéus, Aristides de Sousa Mendes, que emitiu vistos a milhares de judeus, salvando-os do Holocausto Nazi. «Da nossa memória ao presente, esperamos desenvolver as ferramentas certas para construir uma sociedade tolerante, que abra os braços para receber a diversidade e aprender com ela», disse.
(By Joaquina Damião)
Autor: Educadora Joaquina Damião
Fonte: Educadora Joaquina Damião
O Blogue da Cidadania Ativa; Inclusão Social, Sustentabilidade Ambiental e Natureza
Carlos Carrapiço
2021
Educadora Joaquina Damião - NAS ESCOLAS PORTUGUESAS TAMBEM SE FAZ… A LINHA DO PENSAMENTO, A COR DA EMOÇÃO... 2021
NAS ESCOLAS PORTUGUESAS TAMBEM SE FAZ…
A LINHA DO PENSAMENTO, A COR DA EMOÇÃO...
O projeto foi pensado, na sua fase embrionária, para uma turma de artes. Tinha como objetivo motivar os alunos para a escrita, como veículo de reflexão sobre sentimentos: linhas do pensamento, cores da emoção. Queríamos desenvolver a criatividade, desmistificando a ideia de que os alunos de artes não têm jeito para escrever. Era importante que os alunos refletissem e escrevessem. Havia alunos para quem isso era já uma prática comum, até mesmo diária; porém para outros, foi como que a sua primeira experiência de escrita reflexiva os fez “acreditar que eram capazes”. Para estes, o projeto foi uma verdadeira aventura de crescimento pessoal que os levou a orgulharem-se do que tinham conseguido. Este projeto inicial, ao ser discutido de forma entusiástica entre os professores intervenientes, tornou-se contagiante para os restantes. Sem percebermos muito bem como, vimos “um projeto de turma” ser transformado num projeto muitíssimo mais abrangente. Para todos os professores intervenientes era fundamental que fosse uma experiência essencialmente pedagógica, construtiva e inclusiva, contando com a participação de todos, independentemente das suas dificuldades especificas.
A LINHA DO PENSAMENTO…
Os alunos de artes criaram blogues para todas as turmas com cabeçalhos personalizadas, projetadas e realizadas de acordo com a área disciplinar a que pertenciam. Aí foram sendo editados e comentados os textos, num processo construtivo. A divulgação dos textos fê-los passar da esfera do privado para a esfera publica, em que a mensagem pessoal se transforma numa comunicação aberta liberta do seu produtor, permitindo leituras variadas e dando, dessa forma, origem a novas reflexões. Foi muito interessante observar como os alunos se foram automotivando, libertando-se para abordagens de conteúdos cada vez mais reflexivos e introspetivos. Pudemos perceber, através da leitura dos textos, que as preocupações dos nossos alunos iam desde o amor á ecologia, passando pela critica social. Constatámos a sua capacidade de pensar e refletir a sociedade de forma critica, desmistificando “pré- conceitos” como se pode ver através do texto…
“Aquilo que sou”
“Sou homem…”
“Sou humano…”
“Sou vítima…”
“Sou fraco…”
O projeto "A Linha do Pensamento, a Cor da Emoção", foi desenvolvido na Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, em Lisboa, e teve origem no grupo das Artes Visuais que em conjunto com os professores de Português, lançou aos alunos dos 12ºAnos de Escolaridade um desafio: refletir sobre o presente a partir do tema “Eu e o Mundo”, redigindo textos em poesia e em prosa. « Fios»… “ Todos os dias faço este caminho escuro. Faço o caminho de olhos postos nas pessoas. Sou o único. Todos fitam o chão e quase que vejo o fio. O fio que vai preso ao peito das pessoas e as guia para o seu buraco.” Foi um projeto que uniu áreas disciplinares, alunos e professores em torno de um fim comum materializado num produto. Pode dizer-se que foi um projeto transdisciplinar, que contribuiu par a consciência do que deve ser a escola, enquanto espaço de aprendizagens rico em conteúdos e valores. Esta experiência pedagógica veio mostrar como a educação artística pode ser e deve ser um instrumento enriquecedor dos processos de ensino- aprendizagem. Neste projeto nem a palavra é subserviente da imagem, nem a imagem é acessória da palavra. O que prevalece é a aventura da criação e a transdisciplinaridade entre a mensagem escrita e a mensagem visual.
(Noesis; MEC)
(By Educadora Joaquina Damião)
SHANTAL AYANA - O PAPEL DO PROFESSOR BIBLIOTECÁRIO: A ESCOLA MUDOU!
O PAPEL DO PROFESSOR BIBLIOTECÁRIO:
A ESCOLA MUDOU!
Entra-se nos dias de hoje numa escola e a biblioteca está presente quase desde a porta de entrada. No "escaparate" da entrada anuncia-se a chegada de novos livros, revistas e materiais digitais ou alguma atividade pontual: a visita de um autor ou escritor, a leitura de um conto, um trabalho de projeto, etc… Na própria biblioteca não são só os computadores que marcam a diferença. Há expositores com revistas para alunos de várias idades e prateleiras com documentos recolhidos e organizados muitas vezes pelos próprios alunos, de apoio a aprendizagens centradas em projetos. Dentro da biblioteca, os alunos marcam presença deslocando-se sem ruido, mas á vontade, sozinhos, aos pares ou em grupos entre computadores, livros e dossiers.
Esta “paisagem” escolar é recente, mas já não é incomum entre nós. A Biblioteca Escolar sempre foi um importante serviço de um estabelecimento escolar. Mas agora alargadas as suas funções a centro de documentação e a centro de recursos, enriquecida a sua capacidade com as novas tecnologias de educação (pelo menos assim devia ser), animada a sua ação pelos professores bibliotecários cada vez mais especializados, enquadrada, coordenada e apoiada numa Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) com uma experiência de mais de uma década, tornou-se muito mais interveniente na vida escolar.
Tornou-se quase naquilo que foi uma utopia dos anos 70 : o centro de aprendizagem da escola. De facto, a biblioteca escolar, hoje, corresponde a uma conceção diferente e é já uma realidade bem diferente. É, em primeiro lugar, um “ambiente de aprendizagem permanente” a que alunos e professores podem recorrer em qualquer momento não só para terem acesso á informação, extraordinariamente exponenciada pelas novas tecnologias, mas também para desenvolverem e exercitarem competências de leitura e tecnológicas, além de trabalharem e produzirem conhecimento. Mesmo a sua função mais tradicional – disponibilizar livros – é hoje assumida pela biblioteca de uma forma muito mais pró-ativa: não basta haver livros, é preciso criar leitores.
Este é o seu verdadeiro ”motto”. E para isso as visitas de escritores continuam a ser uma prática insubstituível, agora enriquecida pelas ideias e pelo dinamismo proporcionados pelo Plano Nacional de Leitura (PNL Ler + ). "Impacto, Intervenção Pedagógica e Transformação" constituem os princípios fundamentais em torno dos quais se devem estruturar os serviços da biblioteca escolar. Estes princípios são o ponto de partida para se explorar a aprendizagem na escola na era da informação digital e todo o conceito de práticas baseadas em evidencias e se abordarem as oportunidades e caminhos possíveis para a existência e manutenção de serviços de biblioteca eficazes.
(By SHANTAL AYANA 2021)
Autor: SHANTAL AYANA
Fonte: SHANTAL AYANA
O Blogue da Cidadania Ativa; Inclusão Social; Sustentabilidade Ambiental e Natureza
Carlos Carrapiço
2021
SHANTAL AYANA - "REFOOD BARREIRO" 2021
REFOOD BARREIRO
O Movimento REFOOD (Aproveitar para Alimentar) chegou ao Barreiro. É constituído por uma equipa de cidadãos voluntários, que luta contra o desperdício alimentar promovendo a recolha de comida excedente, em boas condições, de diversos parceiros como restaurantes, padarias, pastelarias ou outros estabelecimentos, distribuindo-a depois com dignidade, localmente e de forma rápida a quem dela precisa.
Além destes parceiros, o movimento conta com o apoio de toda a comunidade barreirense onde se incluem as outras respostas sociais do concelho para em estreita articulação e coordenação, identificar quem possa necessitar de ajuda alimentar e evitar redundância dessa ajuda, podendo o REFOOD facilitar a integração de pessoas que necessitando estejam desapoiadas quando contatam o REFOOD. Para a sua operação o Núcleo REFOOD Barreiro conta com um espaço físico para onde são levados os alimentos recolhidos, depois de verificados, são acondicionados e distribuídos aos beneficiários.
A própria natureza deste movimento humanitário proporciona uma expectativa bastante positiva quanto á concretização de construir um Barreiro mais solidário, mais inclusivo e sustentável.
(By SHANTAL AYANA 2021)
Autor: SHANTAL AYANA
Fonte: SHANTAL AYANA
O Blogue da Cidadania Ativa; Inclusão Social; Sustentabilidade Ambiental e Natureza
Carlos Carrapiço
2021
Cidadania+Ativa
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