O PAPEL DO PROFESSOR BIBLIOTECÁRIO:
A ESCOLA MUDOU!
Entra-se nos dias de hoje numa escola e a biblioteca está presente quase desde a porta de entrada. No "escaparate" da entrada anuncia-se a chegada de novos livros, revistas e materiais digitais ou alguma atividade pontual: a visita de um autor ou escritor, a leitura de um conto, um trabalho de projeto, etc… Na própria biblioteca não são só os computadores que marcam a diferença. Há expositores com revistas para alunos de várias idades e prateleiras com documentos recolhidos e organizados muitas vezes pelos próprios alunos, de apoio a aprendizagens centradas em projetos. Dentro da biblioteca, os alunos marcam presença deslocando-se sem ruido, mas á vontade, sozinhos, aos pares ou em grupos entre computadores, livros e dossiers.
Esta “paisagem” escolar é recente, mas já não é incomum entre nós. A Biblioteca Escolar sempre foi um importante serviço de um estabelecimento escolar. Mas agora alargadas as suas funções a centro de documentação e a centro de recursos, enriquecida a sua capacidade com as novas tecnologias de educação (pelo menos assim devia ser), animada a sua ação pelos professores bibliotecários cada vez mais especializados, enquadrada, coordenada e apoiada numa Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) com uma experiência de mais de uma década, tornou-se muito mais interveniente na vida escolar.
Tornou-se quase naquilo que foi uma utopia dos anos 70 : o centro de aprendizagem da escola. De facto, a biblioteca escolar, hoje, corresponde a uma conceção diferente e é já uma realidade bem diferente. É, em primeiro lugar, um “ambiente de aprendizagem permanente” a que alunos e professores podem recorrer em qualquer momento não só para terem acesso á informação, extraordinariamente exponenciada pelas novas tecnologias, mas também para desenvolverem e exercitarem competências de leitura e tecnológicas, além de trabalharem e produzirem conhecimento. Mesmo a sua função mais tradicional – disponibilizar livros – é hoje assumida pela biblioteca de uma forma muito mais pró-ativa: não basta haver livros, é preciso criar leitores.
Este é o seu verdadeiro ”motto”. E para isso as visitas de escritores continuam a ser uma prática insubstituível, agora enriquecida pelas ideias e pelo dinamismo proporcionados pelo Plano Nacional de Leitura (PNL Ler + ). "Impacto, Intervenção Pedagógica e Transformação" constituem os princípios fundamentais em torno dos quais se devem estruturar os serviços da biblioteca escolar. Estes princípios são o ponto de partida para se explorar a aprendizagem na escola na era da informação digital e todo o conceito de práticas baseadas em evidencias e se abordarem as oportunidades e caminhos possíveis para a existência e manutenção de serviços de biblioteca eficazes.
(By SHANTAL AYANA 2021)
Autor: SHANTAL AYANA
Fonte: SHANTAL AYANA
O Blogue da Cidadania Ativa; Inclusão Social; Sustentabilidade Ambiental e Natureza
Carlos Carrapiço
2021