NAS ESCOLAS PORTUGUESAS TAMBEM SE FAZ…
A LINHA DO PENSAMENTO, A COR DA EMOÇÃO...
O projeto foi pensado, na sua fase embrionária, para uma turma de artes. Tinha como objetivo motivar os alunos para a escrita, como veículo de reflexão sobre sentimentos: linhas do pensamento, cores da emoção. Queríamos desenvolver a criatividade, desmistificando a ideia de que os alunos de artes não têm jeito para escrever. Era importante que os alunos refletissem e escrevessem. Havia alunos para quem isso era já uma prática comum, até mesmo diária; porém para outros, foi como que a sua primeira experiência de escrita reflexiva os fez “acreditar que eram capazes”. Para estes, o projeto foi uma verdadeira aventura de crescimento pessoal que os levou a orgulharem-se do que tinham conseguido. Este projeto inicial, ao ser discutido de forma entusiástica entre os professores intervenientes, tornou-se contagiante para os restantes. Sem percebermos muito bem como, vimos “um projeto de turma” ser transformado num projeto muitíssimo mais abrangente. Para todos os professores intervenientes era fundamental que fosse uma experiência essencialmente pedagógica, construtiva e inclusiva, contando com a participação de todos, independentemente das suas dificuldades especificas.
A LINHA DO PENSAMENTO…
Os alunos de artes criaram blogues para todas as turmas com cabeçalhos personalizadas, projetadas e realizadas de acordo com a área disciplinar a que pertenciam. Aí foram sendo editados e comentados os textos, num processo construtivo. A divulgação dos textos fê-los passar da esfera do privado para a esfera publica, em que a mensagem pessoal se transforma numa comunicação aberta liberta do seu produtor, permitindo leituras variadas e dando, dessa forma, origem a novas reflexões. Foi muito interessante observar como os alunos se foram automotivando, libertando-se para abordagens de conteúdos cada vez mais reflexivos e introspetivos. Pudemos perceber, através da leitura dos textos, que as preocupações dos nossos alunos iam desde o amor á ecologia, passando pela critica social. Constatámos a sua capacidade de pensar e refletir a sociedade de forma critica, desmistificando “pré- conceitos” como se pode ver através do texto…
“Aquilo que sou”
“Sou homem…”
“Sou humano…”
“Sou vítima…”
“Sou fraco…”
O projeto "A Linha do Pensamento, a Cor da Emoção", foi desenvolvido na Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, em Lisboa, e teve origem no grupo das Artes Visuais que em conjunto com os professores de Português, lançou aos alunos dos 12ºAnos de Escolaridade um desafio: refletir sobre o presente a partir do tema “Eu e o Mundo”, redigindo textos em poesia e em prosa. « Fios»… “ Todos os dias faço este caminho escuro. Faço o caminho de olhos postos nas pessoas. Sou o único. Todos fitam o chão e quase que vejo o fio. O fio que vai preso ao peito das pessoas e as guia para o seu buraco.” Foi um projeto que uniu áreas disciplinares, alunos e professores em torno de um fim comum materializado num produto. Pode dizer-se que foi um projeto transdisciplinar, que contribuiu par a consciência do que deve ser a escola, enquanto espaço de aprendizagens rico em conteúdos e valores. Esta experiência pedagógica veio mostrar como a educação artística pode ser e deve ser um instrumento enriquecedor dos processos de ensino- aprendizagem. Neste projeto nem a palavra é subserviente da imagem, nem a imagem é acessória da palavra. O que prevalece é a aventura da criação e a transdisciplinaridade entre a mensagem escrita e a mensagem visual.
(Noesis; MEC)
(By Educadora Joaquina Damião)