quinta-feira, 9 de junho de 2022

Amnistia Internacional Portugal - Newsletter - Restrições a viagens na Arábia Saudita 2022




   
   

   

A Amnistia Internacional lançou a campanha #LetThemFly, que documenta os casos de 30 defensores de direitos humanos sauditas condenados a penas de prisão na sequência de julgamentos injustos, sendo-lhes impostas proibições de viagem, que entravam em vigor assim que as suas sentenças eram concluídas. 

A campanha apresenta ainda 39 casos de familiares de ativistas também sob a proibição de viajar, sem que lhes tenha sido transmitida qualquer ordem oficial ou outra notificação, uma prova da separação familiar forçada que ocorre na Arábia Saudita.

Os ativistas sauditas a viver atualmente no estrangeiro admitiram os problemas psicológicos sentidos, por não poderem ver as suas famílias ou visitar o seu país de origem, alertando para o peso emocional que essa proibição representa, já que temem ser detidos e presos se regressarem à Arábia Saudita. Para apelar ao fim da proibição das viagens dos ativistas, junte o seu nome à petição disponível em baixo.

No entanto, a repressão também acontece na Bielorrússia, com a agência de notícias independente BelaPAN a ser acusada de criar um "grupo extremista", num julgamento que visa a sua editora chefe, o antigo diretor e o antigo diretor adjunto, bem como a sua parceira. O caso retrata a forma como os media independentes têm sido silenciados nos últimos dois anos, desde o fim das últimas eleições presidenciais, em que as autoridades iniciaram uma campanha contra a dissidência.

Em El Salvador, a crise de direitos humanos agudiza-se numa altura em que Nayib Bukele completa três anos de governação, com as autoridades a procederem a milhares de detenções arbitrárias e violações do devido processo legal (due process), existindo relatos de tortura e maus-tratos, o que levou à morte de, pelo menos, 18 pessoas.

NOTÍCIAS

Arábia Saudita: Proibições de viagens dirigidas a ativistas e suas famílias

Arábia Saudita: Proibições de viagens dirigidas a ativistas e suas famílias

As autoridades sauditas estão a impor, de forma arbitrária, proibições de viagens a ativistas, escritores e jornalistas. Esta medida tem sido utilizada enquanto instrumento de punição e controlo, com o objetivo de fechar estas pessoas dentro do país ou, caso vivam fora da Arábia Saudita, impedir que as suas famílias viajem para o estrangeiro, refere a Amnistia Internacional no lançamento […]

 
LER MAIS >
 
   
Bielorrússia: Julgamento da agência BelaPan evidencia repressão aos media independentes

Bielorrússia: Julgamento da agência BelaPan evidencia repressão aos media independentes

Um tribunal bielorrusso começou a considerar um caso contra a agência de notícias independente BelaPAN. A editora chefe, Iryna Leushyna, o antigo diretor, Dzmitry Navazhylau, e o antigo diretor adjunto, Andrey Alyaksandrau – bem como a sua parceira, Iryna Zlobina -, estão acusados de criar um "grupo extremista" […]

 
LER MAIS >
 
   
El Salvador: Crise de direitos humanos em três anos do governo de Nayib Bukele

El Salvador: Crise de direitos humanos em três anos do governo de Nayib Bukele

No atual estado de emergência que vigora no país, as autoridades de El Salvador cometeram milhares de detenções arbitrárias e violações do devido processo legal (due process), bem como tortura e maus-tratos, o que levou à morte de, pelo menos, 18 pessoas sob custódia do Estado, anunciou a Amnistia Internacional, na sequência de investigações sobre a crise no país. […]

 
LER MAIS >
 
   
 

Veja mais notícias em

www.amnistia.pt

Pelo fim das proibições de viajar na Arábia Saudita!

Os defensores de direitos humanos e ativistas pacíficos da Arábia Saudita têm sido detidos, condenados e sujeitos a proibições de viajar no país, tal como as suas famílias. Para apelar ao fim da proibição, junte o seu nome à petição disponível em baixo.

Amnistia Internacional

Fim às proibições de viajar na Arábia Saudita

Há demasiado tempo que defensores de direitos humanos e ativistas pacíficos têm sido arbitrariamente detidos, condenados e sujeitos a proibições de viajar na Arábia Saudita. Chegou o momento de exigirmos o fim das proibições de viajarem, para que se possam continuar as suas vidas e, em alguns casos, juntarem-se às suas famílias.   Nos últimos três anos, a sociedade saudita […]

ASSINAR PETIÇÃO

A Amnistia nos média

Atualidade da guerra na Ucrânia

Em declarações à CNN, Pedro A. Neto, diretor executivo da Amnistia Internacional - Portugal, analisa a atualidade da guerra na Ucrânia ao minuto 44'05'', focando-se na visita da comissão de peritos da ONU ao país e na troca de corpos de soldados, um dever humanitário que tem falhado no decorrer deste conflito.

LER >

Quero apoiar a Amnistia Internacional

Juntos, somos um movimento de solidariedade que, por todo o mundo, defende os direitos humanos. O meu apoio faz a diferença na vida de muitas pessoas.

Tornar-me apoiante
social facebook twitter youtube instagram linkedin





Autor: Amnistia Internacional Portugal

Fonte: Amnistia Internacional Portugal



O Blogue da Cidadania Ativa; Inclusão Social; Sustentabilidade Ambiental e Natureza 
Carlos Carrapiço
2022