quinta-feira, 13 de outubro de 2022

Amnistia Internacional Portugal - Newsletter Preocupações dos moradores do bairro do Segundo Torrão 2022



   
   

     

Após o dia 30 de setembro, estabelecido como a data-limite para muitas famílias saírem das casas que habitam no bairro do Segundo Torrão, há moradores que permanecem sem ver as suas preocupações e as especificidades do seu agregado familiar serem tidas em conta no processo de realojamento temporário conduzido pela Câmara Municipal de Almada.

A Amnistia Internacional – Portugal ouviu testemunhos de moradores que apontam a descoordenação, a falta de empatia e a inexistência de uma comunicação transparente da autarquia como os maiores desafios para o encontro de soluções concretas e dignas. Há ainda relatos de moradores que indicam que alguns técnicos e um diretor de serviços no bairro se recusaram a falar com as pessoas.

No Irão, a Amnistia Internacional já contabilizou a morte de, pelo menos, 82 manifestantes pacíficos desde o dia 30 de setembro, numa onda de ataques repressivos pelas forças de segurança iranianas, que provocaram vítimas mortais em Zahedan e na província do Sistão-Baluchistão.

Nesse mesmo dia, as autoridades dispararam armas de fogo, pellets de metal e gás lacrimogéneo contramanifestantes, espetadores e pessoas que se encontravam a rezar, o que resultou na morte de 66 pessoas. Outros 16 manifestantes acabaram por perder a vida em incidentes dispersos ocorridos em Zahedan.

Para ajudar a acabar com a impunidade e com as violações de direitos humanos perpetradas contra os manifestantes pacíficos no Irão, pode assinar a petição disponível abaixo.

Em matéria de direitos socioeconómicos, a população do Sri Lanka continua a sofrer de graves privações alimentares, enquanto luta pelo acesso à saúde e se depara com a elevada inflação que agrava as desigualdades já existentes.

As autoridades do país e a comunidade internacional devem agir rapidamente para mitigar o impacto negativo da crise sobre os direitos humanos das pessoas, que cruelmente as privou do seu usufruto.

NOTÍCIAS

Bairro do Segundo Torrão: Ainda há famílias sem proposta de realojamento

Bairro do Segundo Torrão: Ainda há famílias sem proposta de realojamento

  No Bairro do Segundo Torrão, freguesia de Trafaria, Concelho de Almada, o dia 30 de setembro foi estipulado como a data-limite para muitas famílias saírem das casas onde vivem, sem terem ainda definido um local para realojamento provisório. A incerteza sobre o futuro, a ausência de uma comunicação clara e transparente pela Câmara Municipal de Almada e a falta […]

 
LER MAIS >
 
   
Irão: 82 manifestantes pacíficos mortos em ataque violento

Irão: 82 manifestantes pacíficos mortos em ataque violento

A Amnistia Internacional já contabilizou a morte de pelo menos 82 manifestantes pacíficos no Irão desde o dia 30 de setembro, numa onda de ataques repressivos das forças de segurança iranianas, que provocaram vítimas mortais em Zahedan e na província do Sistão-Baluchistão. Numa resposta repressiva às "orações de sexta-feira", as autoridades mataram 66 pessoas, […]

 
LER MAIS >
 
   
Sri Lanka: Resposta à crise económica deve assentar no cumprimento dos direitos humanos

Sri Lanka: Resposta à crise económica deve assentar no cumprimento dos direitos humanos

  Autoridades do Sri Lanka e comunidade internacional devem apresentar soluções à crise económica do país que considerem o pleno respeito pelos direitos humanos; Além de graves dificuldades no acesso aos cuidados de saúde, a população tem enfrentado situações de fome, subnutrição generalizada e pobreza extrema. Um novo relatório da Amnistia Internacional denominado "Estamos a chegar a um ponto de […]

 
LER MAIS >
 
   
 

Veja mais notícias em

www.amnistia.pt

Pela liberdade de expressão e de manifestação pacífica no Irão!

O Irão é um país de pessoas acolhedoras e respeitadoras, de uma cultura ímpar! Queremos que o governo espelhe essa cultura e forma de estar aberta e acolhedora do seu povo, garantindo e não ofendendo a liberdade de expressão e manifestação pacífica. Reprimir, perseguir e violentar alguém por causa da roupa que veste é ofender a sua liberdade pessoal, a sua liberdade de expressão. A comunidade internacional não pode ficar indiferente. É necessário agir para proteger a liberdade destas pessoas!

Amnistia Internacional

Queremos liberdade de expressão e de manifestação pacífica no Irão

Após a morte de Mahsa Amini, de 22 anos, enquanto estava sob custódia policial no Irão, milhares de pessoas ocuparam ruas com manifestações por justiça, dignidade, liberdade e respeito pelos direitos humanos em todo o país. Contudo, estas manifestações têm sido brutalmente reprimidas pelas autoridades iranianas. O Irão é um país de pessoas acolhedoras e respeitadoras, de uma cultura ímpar! […]

ASSINAR PETIÇÃO

A Amnistia na Imprensa

O realojamento atribulado dos moradores do Segundo Torrão

Em entrevista à CNN Portugal, Pedro Neto, diretor executivo da Amnistia Internacional Portugal, aborda o realojamento dos moradores do bairro do Segundo torrão, na Trafaria, concelho de Almada.

Ler >

Quero apoiar a Amnistia Internacional

Juntos, somos um movimento de solidariedade que, por todo o mundo, defende os direitos humanos. O meu apoio faz a diferença na vida de muitas pessoas.

Tornar-me apoiante
social facebook twitter youtube instagram linkedin





Autor: Amnistia Internacional Portugal 

Fonte: Amnistia Internacional Portugal





O Blogue da Cidadania Ativa; Inclusão Social; Sustentabilidade Ambiental e Natureza
Carlos Carrapiço
2022

Não perca e leia a...