sexta-feira, 22 de outubro de 2021

ANONYMOUS DIDÁCTICA - (QUESTÕES E RAZÕES..." 2021

QUESTÕES E RAZÕES...

Rede Globo - Imagem

O mandato da escola publica tem evoluído ao longo das últimas décadas no sentido de proporcionar melhores aprendizagens a todos os alunos. Contudo, parece haver ainda uma diferença substantiva entre os objetivos deste seu novo mandato e a sua consecução, A luta contra o insucesso e abandono escolares não pode deixar de ser uma prioridade na agenda educativa. Esta constatação vem colocar o cerne da compreensão do problema no contexto em que ocorre, interrogando a escola e as suas práticas, procurando nelas uma razão de ser para o insucesso. Não se trata aqui da atribuição de culpas, mas de perceber as suas múltiplas causas, a sua complexidade, assumindo que o local para a compreensão e resolução deste problema tem de ser também a escola através de um agir  educacional iluminado pela investigação. 

Os percursos escolares dos alunos e as suas desigualdades, levam-nos á análise das estatísticas do acesso á escolaridade obrigatória, progresso notável nos anos da democracia portuguesa, mas que na realidade dificilmente se converte em igualdade de acesso em igualdade de oportunidades. O modo como são geridos os percursos dos alunos, isto é, como as escolas lidam com as dificuldades que estes encontram durante o seu percurso escolar e a fragilidade cultural, socioeconómica do seu meio de vida, e a forma como estas situações condicionam de modo negativo, vem demonstrar um acumulado de retenções marcados irremediavelmente pelo estigma. Se isto mostra como foram desistindo da escola, ilustra também como a escola foi desistindo deles. Quando a escola não define estratégias eficazes para a solução de problemas dos alunos, está, na prática, a desistir deles. Por isso, a responsabilidade pelo apoio da escola ao estudo e á resolução das dificuldades surge como uma linha de trabalho essencial á prevenção do insucesso escolar. 

Em Portugal, o Conselho Nacional de Educação(2008) aprovou para todas as escolas portuguesas  um parecer em que considera que se reforcem as aprendizagens em detrimento das retenções. Só um olhar compreensivo centrado na escola e na sala de aula e uma intervenção assente num trabalho colaborativo parecem abrir pistas para abordagens mais promissoras no combate ao insucesso e abandono escolares.


(By: ANONYMOUS DIDÁCTICA 2021)



Autor: ANONYMOUS DIDÁCTICA

Fonte: ANONYMOUS DIDÁCTICA



O Blogue da Cidadania Ativa; Inclusão Social; Sustentabilidade Ambiental e Natureza

Carlos Carrapiço

2021


SHANTAL AYANA - "NO PRESENTE" 2021

NO PRESENTE


Biblioteca digital

(http://e-livros.clube-de-leituras)


A Biblioteca de "Livros Digitais" apresenta livros em formato digital, conjugando a leitura com o cinema de animação, o vídeo e o áudio, de modo a incentivar o gosto pela leitura, tirando partido das novas tecnologias. As obras inseridas na Biblioteca de "Livros Digitais" reúnem diversas vertentes que tornam a leitura particularmente apelativa, convidando os leitores a transformarem-se em escritores e em ilustradores, e até mesmo a partilharem as suas produções com os cibernautas inscritos na Biblioteca dos "Livros da Malta". Ainda antes de começarem a ler cada obra, as crianças, têm a possibilidade de assistir a uma apresentação animada das principais personagens de cada livro, bem como de ouvir os autores e os ilustradores falarem sobre os respetivos livros. Depois, á medida que viram as páginas do livro, podem ler o texto e ver as ilustrações animadas, enquanto ouvem uma leitura dramatizada da história. No final do livro, os interessados dispõem de um espaço em branco que podem utilizar para escrever ou ilustrar, de modo a personalizarem o seu livro, que passa a conter na capa o nome da pessoa a quem pertence. Através do registo na Biblioteca dos "Livros da Malta", os leitores podem enviar e-mails aos restantes membros da comunidade virtual, recomendando livros e divulgando os textos que escreveram no final das obras "disponibilizadas on-line". O grande objetivo deste projeto, que envolve o "Centro de Investigação para as Tecnologias Interativas" e o "Plano Nacional de Leitura", a "Rede de Biblioteca Escolares" e o "Plano Nacional de Ensino do Português", é a criação de um instrumento que promova a leitura, tirando partido da natural apetência que os mais jovens têm pelas novas tecnologias.

(Sites, noesis, MEC)

(By: SHANTAL AYANA 2021)




Autor: SHANTAL AYANA

Fonte: SHANTAL AYANA




O Blogue da Cidadania Ativa: Inclusão Social, Sustentabilidade Ambiental e Natureza

Carlos Carrapiço

2021


SHANTAL AYANA - "O BULLYING EXISTE!" 2021

 O BULLYING EXISTE! 

"Bulling" é um termo de origem inglesa, que pode ser entendido  como “intimidar”, “oprimir” ou “maltratar”. Essa agressão intencional pode acontecer de forma física, moral, sexual, psicológica, material e virtual, tendo como característica principal a alta frequência dos atos.

Como recorrência dessa agressão, as vítimas sofrem com a queda de rendimento escolar e o isolamento. Em alguns casos, o aluno fica sem estímulo para  continuar naquela escola, o que tem impacto direto no seu desempenho escolar. 

Outras possíveis consequências do "Bulling" são os traumas psicossomáticos que têm ação direta e bastante grave no  desenvolvimento humano e social de cada uma das vítimas. É importante que tanto os professores como os pais e demais adultos e a restante sociedade reconheçam que o "Bulling" existe, pois só assim se podem encetar estratégias urgentes para que seja combatido dentro das nossas escolas e dentro da nossa sociedade.

Segundo dados do "Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef)",   —43% dos estudantes, com idades compreendidas entre os 11 e os 12 anos afirmaram já terem sofrido desse tipo de violência.

Outra pesquisa, desenvolvida pela "Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais", em parceira com o "Ministério da Educação (MEC)", mostra que o ambiente escolar é um espaço propício ao  surgimento dessa violência.

Por isso, é importante que todo o corpo docente e também a direção escolar tenha em mente que o "Bulling" na escola é um fenómeno presente e, por isso, é importante elaborar estratégias e mecanismos para o combater. É necessário que se leve este conceito mais a sério e que sejam adotadas medidas punitivas para os responsáveis.

Cientes das graves consequências do "Bulling" na escola, em novembro de 2015 foi assinada a Lei Nº 13.185, conhecida como "Lei do Bulling". De acordo com o documento, os agressores são responsabilizados pelas agressões sistemáticas presenciais ou virtuais (conhecidas como Cyberbulling).

A legislação também traz obrigações para a direção escolar, que deve adotar campanhas e ações de conscientização sobre essa agressão dentro da escola. Além disso, cabe à instituição a elaboração de um plano de ação encarregado de diminuir a frequência de agressões entre os alunos.

A punição dos responsáveis por promover essa agressão precisa ser consciente e estar dentro do plano de ação da escola. Ou seja, os diretores precisam elaborar uma abordagem adequada considerando o cenário e as condições sociais dos seus alunos. Entretanto, é imprescindível que haja alguma forma punitiva, a fim de evidenciar que tal atitude não será aceite ou negligenciada. Promover a conscientização dos alunos envolve um planeamento que valorize o respeito. É importante ensinar os alunos que apelidos pejorativos, agressões físicas, divulgação de fotos e vídeos on-line são agressões sérias e precisam ser evitadas.

Para tanto, atividades lúdicas e didáticas podem ser grandes aliadas. Outra maneira de promover o respeito dentro das salas de aula é organizar rodas de conversa e trabalhos que aprofundem o conhecimento sobre o "Bulling". Quanto mais consciência e conhecimento o aluno tiver sobre esse tipo de agressão, menor será a tendência de praticá-lo.

Não devemos subestimar o "Ciberbulling". Existem milhões de pessoas que diariamente usam a internet. Estudos divulgados revelam que diariamente cada pessoa passa em média três horas e meia nas redes sociais para comunicar ou interagir.

Dessa forma, algumas práticas do cotidiano são transportadas para o ambiente virtual. O "Bulling" é uma dessas atividades.

O percentual de vítimas de "Ciberbulling" sobe a cada ano que passa. Por isso, a gestão escolar também precisa estar consciente das atividades e possíveis agressões que algum aluno pode estar a ser vítima de forma on-line.

Como esse tipo de violência acontece em um ambiente difícil de ser monitorado, a melhor maneira de perceber o "Ciberbulling" é manter um diálogo franco e aberto com os alunos. Além disso, muitas vezes a "agressão on-line" invade os corredores da escola, por meio de comentários. Por isso, vale a pena manter a atenção no comportamento dos alunos durante os intervalos de aula. Esta fenómeno tem que começar a ser levado a sério de uma vez por todas, não só nas nossas escolas, mas no mundo inteiro. Está na hora de se começar a dar a devida atenção a este fenómeno que mutila a vida de tantos jovens nas escolas e tanta gente olha para o lado fingindo que não vê ou então nem repara no que está a acontecer…é mais cómodo!!!

Combater o "Bulling" na escola é correlacionar ações e atividades de conscientização e combate. Para tanto, vale a pena investir numa comunicação próxima e aberta entre escola, professores, alunos e familiares, abordando a temática sem medo e de forma didática.


(By: SHANTAL AYANA 2021)





Autor: SHANTAL AYANA

Fonte: SHANTAL AYANA





O Blogue da Cidadania Ativa; Inclusão Social; Sustentabilidade Ambiental e Natureza

Carlos Carrapiço

2021


ANONYMOUS DIDÁCTICA - "CIDADANIA INTERVENTIVA" 2021

CIDADANIA  INTERVENTIVA

“(…) todos os indivíduos e todos os órgãos da sociedade (…) se esforcem, pelo ensino e pela educação, por desenvolver o respeito desses direitos e liberdades (…)” - «Preâmbulo da Declaração Universal dos Direitos Humanos».

A Amnistia Internacional (AI) é uma organização mundial (ONG) que investiga e denuncia as violações dos direitos humanos, pressionando os governos e outros atores não estatais a acabar com os abusos, através da mobilização de membros e apoiantes e do trabalho de lobby concertado a nível mundial. No início da sua atuação, o âmbito de trabalho da AI esteve essencialmente focado na defesa de determinados direitos civis e políticos. No entanto, e acompanhando as alterações a nível internacional, esta organização foi alargando as suas áreas de intervenção. 

Baseando-se no princípio de que os direitos humanos são indivisíveis e interdependentes, não havendo lugar a qualquer estrutura hierárquica que defina um direito como mais importante que outro, atualmente a Amnistia Internacional, a sua ação como uma luta pelo usufruto, por todas as pessoas, de todos os direitos consagrados na "Declaração Universal dos Direitos Humanos". 

Atualmente, assume de forma mais efetiva o trabalho contra  a discriminação nas suas várias vertentes, pelos direitos humanos das mulheres, pelos refugiados, tendo começado também a dar atenção ao impacto das relações económicas sobre os direitos humanos, sendo a questão da pobreza uma das mais recentes preocupações da organização. 

Num contexto tão amplo de ação torna-se cada vez mais claro que a luta mundial contra as violações dos direitos humanos só poderá resultar se for combinada com uma ação preventiva, através da educação em matéria de direitos humanos. Fomenta condutas e atitudes baseadas na tolerância, na solidariedade, na responsabilidade e no respeito, preparando os jovens para uma cidadania mais interventiva, conhecendo os seus direitos e respeitando e promovendo os dos outros. Consciente desta necessidade,  Amnistia Internacional tem vindo a produzir diversos materiais de apoio para os profissionais de educação. A recetividade e envolvimento dos educadores é fundamental para a consciencialização dos jovens e crianças de modo  a podermos aspirar a uma sociedade onde os seres humanos se tratem uns aos outros com respeito e dignidade.


(By: ANONYMOUS DIDÁCTICA 2021)




Autor: ANONYMOUS DIDÁCTICA 2021

Fonte: ANONYMOUS DIDÁCTICA 2021




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Carlos Carrapiço

2021


Jardim Zoológico de Lisboa - "Como apoiar o Jardim Zoológico?" 2021



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Tartaruga-do-egipto
É uma espécie terrestre. Usa antigas tocas de roedores ou escava abrigos para se refugiar das altas temperaturas do deserto, ou durante o período de estivação. Obtém quase toda a água de que necessita através da dieta.
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O Zoo em parceria com o Teatro Politeama está a realizar um passatempo para oferecer 2 convites triplos para o musical de Filipe La Féria "A Pequena Sereia". Participe!
 





Autor: Jardim Zoológico de Lisboa

Fonte: Jardim Zoológico de Lisboa





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Carlos Carrapiço
2021

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