sexta-feira, 22 de outubro de 2021

ANONYMOUS DIDÁCTICA - (QUESTÕES E RAZÕES..." 2021

QUESTÕES E RAZÕES...

Rede Globo - Imagem

O mandato da escola publica tem evoluído ao longo das últimas décadas no sentido de proporcionar melhores aprendizagens a todos os alunos. Contudo, parece haver ainda uma diferença substantiva entre os objetivos deste seu novo mandato e a sua consecução, A luta contra o insucesso e abandono escolares não pode deixar de ser uma prioridade na agenda educativa. Esta constatação vem colocar o cerne da compreensão do problema no contexto em que ocorre, interrogando a escola e as suas práticas, procurando nelas uma razão de ser para o insucesso. Não se trata aqui da atribuição de culpas, mas de perceber as suas múltiplas causas, a sua complexidade, assumindo que o local para a compreensão e resolução deste problema tem de ser também a escola através de um agir  educacional iluminado pela investigação. 

Os percursos escolares dos alunos e as suas desigualdades, levam-nos á análise das estatísticas do acesso á escolaridade obrigatória, progresso notável nos anos da democracia portuguesa, mas que na realidade dificilmente se converte em igualdade de acesso em igualdade de oportunidades. O modo como são geridos os percursos dos alunos, isto é, como as escolas lidam com as dificuldades que estes encontram durante o seu percurso escolar e a fragilidade cultural, socioeconómica do seu meio de vida, e a forma como estas situações condicionam de modo negativo, vem demonstrar um acumulado de retenções marcados irremediavelmente pelo estigma. Se isto mostra como foram desistindo da escola, ilustra também como a escola foi desistindo deles. Quando a escola não define estratégias eficazes para a solução de problemas dos alunos, está, na prática, a desistir deles. Por isso, a responsabilidade pelo apoio da escola ao estudo e á resolução das dificuldades surge como uma linha de trabalho essencial á prevenção do insucesso escolar. 

Em Portugal, o Conselho Nacional de Educação(2008) aprovou para todas as escolas portuguesas  um parecer em que considera que se reforcem as aprendizagens em detrimento das retenções. Só um olhar compreensivo centrado na escola e na sala de aula e uma intervenção assente num trabalho colaborativo parecem abrir pistas para abordagens mais promissoras no combate ao insucesso e abandono escolares.


(By: ANONYMOUS DIDÁCTICA 2021)



Autor: ANONYMOUS DIDÁCTICA

Fonte: ANONYMOUS DIDÁCTICA



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Carlos Carrapiço

2021


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