CIDADANIA INTERVENTIVA
“(…) todos os indivíduos e todos os órgãos da sociedade (…) se esforcem, pelo ensino e pela educação, por desenvolver o respeito desses direitos e liberdades (…)” - «Preâmbulo da Declaração Universal dos Direitos Humanos».
A Amnistia Internacional (AI) é uma organização mundial (ONG) que investiga e denuncia as violações dos direitos humanos, pressionando os governos e outros atores não estatais a acabar com os abusos, através da mobilização de membros e apoiantes e do trabalho de lobby concertado a nível mundial. No início da sua atuação, o âmbito de trabalho da AI esteve essencialmente focado na defesa de determinados direitos civis e políticos. No entanto, e acompanhando as alterações a nível internacional, esta organização foi alargando as suas áreas de intervenção.
Baseando-se no princípio de que os direitos humanos são indivisíveis e interdependentes, não havendo lugar a qualquer estrutura hierárquica que defina um direito como mais importante que outro, atualmente a Amnistia Internacional, a sua ação como uma luta pelo usufruto, por todas as pessoas, de todos os direitos consagrados na "Declaração Universal dos Direitos Humanos".
Atualmente, assume de forma mais efetiva o trabalho contra a discriminação nas suas várias vertentes, pelos direitos humanos das mulheres, pelos refugiados, tendo começado também a dar atenção ao impacto das relações económicas sobre os direitos humanos, sendo a questão da pobreza uma das mais recentes preocupações da organização.
Num contexto tão amplo de ação torna-se cada vez mais claro que a luta mundial contra as violações dos direitos humanos só poderá resultar se for combinada com uma ação preventiva, através da educação em matéria de direitos humanos. Fomenta condutas e atitudes baseadas na tolerância, na solidariedade, na responsabilidade e no respeito, preparando os jovens para uma cidadania mais interventiva, conhecendo os seus direitos e respeitando e promovendo os dos outros. Consciente desta necessidade, Amnistia Internacional tem vindo a produzir diversos materiais de apoio para os profissionais de educação. A recetividade e envolvimento dos educadores é fundamental para a consciencialização dos jovens e crianças de modo a podermos aspirar a uma sociedade onde os seres humanos se tratem uns aos outros com respeito e dignidade.
(By: ANONYMOUS DIDÁCTICA 2021)
Autor: ANONYMOUS DIDÁCTICA 2021
Fonte: ANONYMOUS DIDÁCTICA 2021
O Blogue da Cidadania Ativa; Inclusão Social, Sustentabilidade Ambiental e Natureza
Carlos Carrapiço
2021