O NOSSO TPC ESTÁ FEITO!
E o do governo? (Ano Letivo 2021/2022)
Filipa Rendo, jornalista e coordenadora editoria@deco.proteste.pt refere: ”Setembro é sinonimo de regresso ás aulas e, por isso é também o mês em que reforçamos a nossa reivindicação por material escolar com taxa iva a 6%.”
É bem verdade que não faz sentido nenhum que estojos, lápis, borrachas e outros materiais sejam taxados a 23%, assim como os instrumentos musicais ou a farda, quando são exigidos pela escola, e dão direito, na sua ausência, a falta de material. Tão pouco faz sentido que o material informático não possa ser deduzido no IRS como despesas de educação quando a figura da "escola online" nunca esteve tão presente como agora, obrigando muitos pais e encarregados de educação a fazer um enorme esforço e a investir em computadores e impressoras.
Mas porque o regresso às aulas não se resume apenas a despesas de educação, acho pertinente chamar igualmente a atenção urgente do governo no que diz respeito á qualidade das ementas e das refeições servidas nas nossas escolas; e/ou ao peso excessivo das mochilas e malefícios do seu uso diário. Se se aposta no digital e daí que o processo de desmaterialização dos livros e a alimentação escolar sejam questões incontornáveis, o porquê de continuar?!
Sem esquecer também a aplicação da tarifa social da internet, bem como as medidas de combate e prevenção do Bulling e do cyberbullying. Confrontado com estas questões, o ministro da Educação Tiago Brandão em entrevista (pode ler-se em www.deco.proteste.pt/regressso-aulas), traçou um cenário genericamente otimista , aliás como faz sempre em relação a qualquer tema sobre a tutela que gere e que lhe seja colocada. Indiferente às críticas, apontou para um regresso às aulas com um reforço digital e dos instrumentos de combate ao Bulling. Mas como já todos se devem ter apercebido até TIAGO BRANDÃO RODRIGUES, parece estar em campanha eleitoral, não se passa nada, está tudo bem na educação, até parece um mundo idílico em Portugal, quando nas escolas se vive um caos autentico (salvo raras exceções nos agrupamentos e colégios VIPS), só nos resta estar ao lado da Deco e pedir esclarecimentos adicionais ao Ministério das Finanças, da Educação, e aos grupos parlamentares.
ANONYMOUS DIDATICA 2021
a continuar...
Autor: Anonymous Didáctica
Fonte: Anonymous Didáctica
O Blogue da Cidadania Ativa; Inclusão Social; Sustentabilidade Ambiental e Natureza
Carlos Carrapiço
2021