ASTROBIOLOGIA, A IGUALDADE DE GÉNERO E O eTWINNING…
A "Astrobiologia" como ferramenta de inovação e igualdade no processo de aprendizagem… Questões como surgiu a vida na Terra? Será que existe vida noutras partes do universo? Estes são alguns temas fascinantes em que se foca a "astrobiologia" e que maravilha os alunos para novos mundos. Para responder a estas perguntas esta ciência estuda o nosso universo. Zita Martins, astrobiologia de profissão ajuda-nos a entender melhor o calendário cósmico, criado por "Carl Sagan", em que todos os destaques da evolução cósmica, desde o "BIG BANG", comprimiram-se num único ano. Neste calendário é referido que os seres humanos surgiram nos últimos minutos. Há 4,6 mil milhões de anos surgiu o sistema solar e há cerca de 3,5 mil milhões de anos a vida na Terra. Sobre o aparecimento da vida na Terra não há consenso na comunidade científica. Pensa-se que as moléculas orgânicas surgiram do fundo dos oceanos ou vindas do espaço. Por isso os "astrobiólogos" estudam os cometas e os asteroides. Considera-se que há três condições para que surja vida: água, fonte de energia e nutrientes. De acordo com esta perspetiva estão a ser estudados vários locais do nosso sistema solar que podem ter vida, como Marte e as luas Europa, Encélado e Titã. Zita Martins tem tido a sua atuação na astrobiologia como ferramenta nas questões de "igualdade de género". Considera que nos meios de comunicação social, nas instituições científicas e nas escolas há muito que é possível desenvolver projetos envolvendo os alunos (no sentido de proporcionar maior inclusão social e género), inclusive no âmbito do nível do "eTwinning".
(By ANONYMOUS DIDATICA 2021)
Autor: ANONYMOUS DIDÁCTICA 2021
Fonte: ANONYMOUS DIDÁCTICA 2021
O Blogue da Cidadania Ativa, Inclusão Social; Sustentabilidade Ambiental e Natureza
Carlos Carrapiço
2021