domingo, 19 de fevereiro de 2023

Amnistia Internacional Portugal - Newsletter: Como estão as escolas a trabalhar os direitos humanos? 2023


   
   



A Amnistia Internacional promoveu mais um Encontro Anual das Escolas Amigas dos Direitos Humanos, que decorreu em Paços de Ferreira, com a presença de cerca 60 jovens e dez professores, sob a coordenação da equipa de Juventude e Educação para os Direitos Humanos da Amnistia Internacional – Portugal e com o apoio de diversos voluntários.

Esta reunião anual surge da necessidade das várias escolas e dos seus alunos se conhecerem para construírem trabalho em conjunto e dinamizarem temáticas específicas de direitos humanos nos seus espaços escolares.

O início do mês ficou ainda marcado pelo 44º aniversário República Islâmica do Irão, cujas autoridades continuam a perpetuar o encobrimento de crimes condenáveis pelo direito internacional e a extinção de qualquer forma de oposição política.

Numa declaração pública, intitulada "Envolvimento dos antigos diplomatas do Irão no encobrimento dos massacres das prisões de 1988", a Amnistia Internacional recordou as vítimas dos desaparecimentos forçados em massa e das execuções extrajudiciais dos anos 80.

No âmbito da nova campanha global da Amnistia Internacional, Protege a Liberdade, pode conhecer o caso de Vahid Afkari, detido por ter participado em manifestações pacíficas, e assinar a petição pela sua libertação imediata disponível em baixo.

Na Finlândia, a nova lei de reconhecimento da identidade de género é um passo fundamental na proteção dos direitos das pessoas trans. Até esta aprovação, quem pretendesse o reconhecimento legal da sua transição de género, era diagnosticado com um "distúrbio mental" e submetido a intervenções invasivas de esterilização, que constituem claras violações de direitos humanos. 

Sob a nova lei, estes procedimentos médicos e psiquiátricos são anulados, no que a Amnistia Internacional designa como uma grande vitória para a igualdade. No entanto, apesar deste avanço significativo, a atualização legislativa contempla apenas um sistema legal de reconhecimento da identidade de género para adultos.

NOTÍCIAS

Como estão as escolas a trabalhar os direitos humanos?

Como estão as escolas a trabalhar os direitos humanos?

Partilhar conhecimento de direitos humanos, trocar ideias e fortalecer o trabalho em rede é a missão de cerca de 60 jovens e dez professores no Encontro anual das Escolas Amigas dos Direitos Humanos, que se realiza este fim de semana em Paços de Ferreira. Com a coordenação da equipa de Juventude e Educação para os Direitos Humanos da Amnistia Internacional […]

 
LER MAIS >
 
   
Irão: O aniversário de uma república que perpetua a extinção da oposição

Irão: O aniversário de uma república que perpetua a extinção da oposição

A Amnistia Internacional considerou esta segunda-feira que as autoridades iranianas continuam a perpetuar o encobrimento de crimes condenáveis pelo direito internacional e a extinção de qualquer forma de oposição política, recordando a inexistência de responsabilização pelos massacres de 1988, numa altura em que a República Islâmica do Irão comemora o 44º aniversário.  […]

 
LER MAIS >
 
   
Finlândia: Nova lei de reconhecimento da identidade de género

Finlândia: Nova lei de reconhecimento da identidade de género

Lei coloca um ponto final nos diagnósticos de "distúrbio mental" a quem pretenda o reconhecimento legal da sua transição de género Sob a nova lei, o reconhecimento estará disponível para adultos mediante pedido escrito e um "período de reflexão" obrigatório de 30 dias   A nova lei de reconhecimento da identidade de género na Finlândia é um passo fundamental na […]

 
LER MAIS >
 
   
 

Veja mais notícias em

www.amnistia.pt

Justiça para a família Afkari!

Assine esta petição dirigida ao responsável pelo poder judicial no Irão, Gholamhossein Mohseni Ejei, e exija a libertação imediata de Vahid Afkari, e a retirada de todas as acusações relacionadas com a sua participação pacífica nas manifestações. 

Amnistia Internacional

Justiça para a família Afkari!

Vahid Afkari é um dos casos destacados na campanha global da Amnistia Internacional Protege a Liberdade.   Vahid Afkari (na foto, à direita) vem de uma família muito unida no Irão. É descrito pelos mais próximos como alguém que adora ler e cantar e dançar com os irmãos, Habib, Navid (na foto, à esquerda e ao centro, respetivamente), Saeed e […]

ASSINAR PETIÇÃO

A Amnistia na Imprensa

O sofrimento do povo sírio

Pedro A. Neto, diretor-executivo da Amnistia Internacional Portugal, considera o discurso Bashar Al-Assad "expectável e oportunista", referindo-se às declarações do presidente da Síria, que acusa o ocidente de não estar preocupado com a ajuda humanitária, numa altura em que vários camiões de organizações internacionais tentavam entrar no país.

Ver >

Quero apoiar a Amnistia Internacional

Juntos, somos um movimento de solidariedade que, por todo o mundo, defende os direitos humanos. O meu apoio faz a diferença na vida de muitas pessoas.

Tornar-me apoiante
social facebook twitter youtube instagram linkedin


Autor: Amnistia Internacional Portugal

Fonte: Amnistia Internacional Portugal


O Blogue da Cidadania Ativa; Inclusão Social; Sustentabilidade Ambiental e Natureza
Carlos Carrapiço
2023

Não perca e leia a...