O terramoto que abalou a Turquia e a Síria no dia 6 de fevereiro teve consequências devastadoras em ambos os países.
A AMI tem uma vasta experiência de intervenção em cenários de catástrofe natural e, por isso, sabe que, enquanto se continua a tentar resgatar sobreviventes numa luta contra o tempo, é também urgente assegurar assistência médica aos sobreviventes, feridos ou não.
Estamos a trabalhar no terreno com a organização local Syria Relief and Development (SRD), sediada na Turquia, com a qual já trabalhámos entre 2018 e 2021 e que conhecemos bem.
Neste momento, através de um projeto de clínica móvel de emergência implementado pela SRD, estamos a assegurar cuidados de saúde às vítimas do sismo, por meio de:
24 ambulâncias;
1 clínica móvel de emergência;
1 médico, 1 enfermeira, 1 parteira e 2 técnicos de apoio psicossocial.
A equipa médica da clínica móvel planeia realizar, em média, 1.200 consultas por mês, desde consultas de medicina geral, serviços de saúde reprodutiva e pediátrica, cuidados de saúde mental não especializados a aconselhamento psicossocial. Os doentes são ainda referenciados no acesso a serviços especializados.
A Syria Relief & Development garante igualmente a operacionalização de equipas médicas afetas a 24 ambulâncias, que estão a prestar assistência às vítimas do sismo.
Precisamos de si para fazer chegar toda a ajuda possível. Peço que não fique indiferente a esta Missão.
Obrigado e um abraço Amigo,
Fernando de La Vieter Nobre
Presidente e Fundador da AMI
|
©2023 Fundação AMI
Rua José do Patrocínio 49, 1959-003 Lisboa