quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Shantal Ayana 2021 - "SUGEST: Porque é que Marx tinha razão…." 2021

SUGEST

Porque é que Marx tinha razão….

Esta obra polémica de "Terry Eagleton", professor e critico literário inglês, publicada em 2011, pretende ser uma resposta aos que relegam ou relegaram as "doutrinas de Marx" para um passado distante. Um dos argumentos que partilha esta visão é que elas se aplicam a um mundo de fábricas em que o "operariado era a classe trabalhadora maioritariamente", mas não a uma "sociedade pós-industrial" em que predominam os "serviços". Este argumento, frisa o autor, é duplamente falso: mesmo no sec. XIX quando eclodiu a primeira revolução Industrial o operariado era uma classe minoritária, até na Grã-Bretanha, em que o campesinato ainda predominava, mas as alterações do capitalismo provenientes da "revolução digital" não alteraram os seus fundamentos: por um lado, inúmeras industrias foram deslocalizadas para países menos desenvolvidos contribuindo para o aumento do operariado, enquanto nos países mais desenvolvidos estratos cada vez mais significativos da classe média se proletarizavam. Dum modo geral, o trabalho assalariado expandiu-se a nível planetário e com ele a precarização das condições de existência de milhões de pessoas. Outro argumento… é que o "Marxismo" é uma forma de determinismo económico e histórico centrado na sucessão dos modos de produção e na evolução das forças produtivas ou da tecnologia. Antes de tudo, a economia é parte da sociedade o que confere às relações económicas um significado social: no caso do “Capitalismo”, a forma mercadoria deixa a sua marca fetichista em todas as esferas da vida social, enquanto “ a produção ocorre no âmbito de determinadas formas de vida, sendo por isso imbuída de significado social”, derivando o feudalismo em toda a sua tese mais ortodoxa e analítica o fenómeno de transição para o tal capitalismo. A parte mais débil da argumentação de "Eagleton" é a sua defesa do princípio de que ``a luta de classes é o motor da História´´… peca por ser demasiado reducionista, mesmo tendo em conta que as classes sociais existem verdadeiramente e o seu antagonismo marca a própria História, bem como a substituição de regimes políticos que se tornaram caducos e retrógrados por outros mais progressistas. Será preciso que as sociedades superem as fraturas e os antagonismos de classes para que a política possa e deva ser entendida como um processo de argumentação com vista á formação do interesse comum em que todos participam. Paradoxalmente, ao contrário do que defende "Eagleton", são menos os méritos do que as insuficiências do pensamento de Marx que o tornam atual.

(By SHANTAL AYANA 2021)




Autor: Shantal Ayana 2021

Fonte: Shantal Ayana 2021



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