sexta-feira, 15 de outubro de 2021

SHANTAL AYANA - "EDUCAÇÃO MIDIÁTICA: NA ERA DO DIGITAL" 2021

EDUCAÇÃO MIDIÁTICA: NA ERA DO DIGITAL


Num ambiente cada vez mais dominado pela proliferação de "midia eletrónicos", tem de se deixar de raciocinar meramente em termos de tecnologia para voltar a pensar em aprendizagem, comunicação e cultura. A escola deve oferecer uma plataforma para a comunicação aberta, contribuir para a democratização do acesso à tecnologia e ainda desempenhar um papel ativo na promoção de perspetivas críticas sobre a tecnologia e de oportunidades criativas para a utilizar. 

A Educação Midiática, entendida como o ensino sobre os “media”, confunde-se frequentemente com  o "ensino com os media", – isto é, com o recurso aos media para transmitir conhecimentos de disciplinas como História ou Ciências (exemplo). Esta confusão agrava-se á medida que a tecnologia está cada vez mais disponível nas escolas. Pessoalmente, gostaria de salientar que o uso da tecnologia nas escolas está efetivamente desfasado do seu uso pelos jovens fora da escola. Muitos deles consideram-no limitado, aborrecido e irrelevante – sobretudo, quando comparado com a forma como podem utilizar a tecnologia no seu tempo livre. Preencher este “fosso digital” entre a casa e a escola exige um urgente olhar sobre a cultura digital dos jovens. A ideia de que a tecnologia é apenas uma ferramenta neutra para “transmitir” informação está ultrapassada. Pelo contrário, devem ser promovidas e definidas novas formas de literacia digital, expandindo e reformulando, as velhas discussões em relação aos "novos media", como os jogos de computador e a Internet como veículo para a aprendizagem de conhecimento. Que a literacia digital não abranja apenas a leitura crítica de documentos, mas que abarque igualmente a escrita.  

Algumas das possibilidades mais interessantes das novas tecnologias estão relacionadas com a forma como os alunos/jovens podem usá-las para produzir e distribuir os seus próprios "produtos mediáticos". As experiências da maioria dos jovens com a tecnologia têm lugar fora da escola. O contraste entre o que acontece ali e o que acontece dentro da sala de aula é surpreendente. O trabalho realizado na sala de aula está condenado a ser pouco interessante, quando comparado com as experiências multimédia da maioria dos jovens nos seus tempos livres; por isso não é estranho que seja estranho que se sintam frustrados com o uso da tecnologia na escola. Se queremos conquistar alunos desinteressados, não basta tornar os recursos educativos mais atraentes, nem adotar a tecnologia digital colocando-a ao serviço das aprendizagens. 

Disfarçar, por exemplo, tabelas de multiplicação com uma capa de “diversão” não iludirá durante muito tempo os alunos. Temos que assumir um compromisso mais claro com a cultura digital dos jovens. Em relação à Internet, os alunos precisam de aprender a localizar e selecionar informação (utilizar links e motores de busca) e de abordar questões relacionada com a segurança; estas são algumas regras básicas. A literacia mediática pressupõe produzir mensagens mediáticas e não só as ler. Com Kits de produção digital, as crianças podem produzir textos multimédia, juntando texto escrito, imagens, animação simples e material áudio e vídeo. É crucial que as aprendizagens e os conteúdos programáticos sejam cada vez mais apresentados às crianças sob esta dimensão mais ampla, coerente e ambiciosa. Num ambiente cada vez mais dominado pela proliferação digital e pela cultura de consumo, temos de definir urgentemente para a escola, como esfera pública, um papel mais pró-ativo. A escola deve ser democrática no acesso à tecnologia compensando as desigualdades que subsistem atualmente na nossa sociedade, – apesar de ser necessário reconhecer que não basta a questão do acesso às tecnologias, mas também das competências que estão envolvidas na sua utilização. A escola pode e deve desempenhar um papel muito mais ativo na promoção de perspetivas críticas sobre a tecnologia e de oportunidades criativas para a utilizar. 

(Revista Noesis; Ministério da Educação)


(By SHANTAL AYANA 2021)


Autor: Shantal Ayana 2021

Fonte: Shantal Ayana



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