quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Educ. Joaquina Damião - "Gamificação na Educação" 2022


Gamificação na Educação

A "gamificação" na educação tem ganhado destaque no ambiente escolar. Ela colabora com o desenvolvimento e participação do aluno, além de oferecer estímulos externos que ajudam no processo de aquisição de conhecimento e no reforço escolar.

A prática consiste em aplicar elementos de jogos no processo de aprendizagem.

Ela é beneficiada pelo uso da tecnologia por meio de tablets, smartphones e computadores para aplicar conhecimentos através de atividades interativas. Isso deixa os conteúdos curriculares mais dinâmicos, construtivos e atraentes para os alunos.

O termo "gamificação" deriva da expressão, em inglês, "gamification". Segundo Luciane Maria Fadel e Vania Ribas Ulbricht, organizadoras do livro GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO, o termo significa aplicação de elementos de jogos em atividades de não jogos.

Assim, a estratégia propõe o uso de elementos de jogos como: progresso, pontuação, avatares, desafios e rankings em contextos escolares. A gamificação não precisa da tecnologia para existir.

A principal diferença entre gamificação na educação e jogos é que o jogo é considerado algo completo, já a gamificação é uma abordagem que contém elementos de jogos. Muito antes dos avanços tecnológicos, os educadores já utilizavam a estratégia quando promoviam disputas entre os alunos e ofereciam recompensas ao time vencedor.

A gamificação na educação traz vários benefícios, tanto para a escola quanto para os alunos. No caso das instituições, oferecer esse tipo de ensino é um diferencial competitivo frente aos concorrentes.

Para os alunos, essa técnica traz mais autonomia, melhora o relacionamento entre eles, deixa o ensino mais atrativo e desenvolve competências socio emocionais. Atualmente, os jogos já  não são vistos apenas como distrações. Eles são canais que estimulam o contato visual e intelectual que facilitam o processo de aprendizagem e tornam o conhecimento mais dinâmico e rápido. A "Gamificação" vem reavivar o interesse e a motivação dos alunos.                        

Oferecer apenas conteúdos teóricos para os alunos pode ser cansativo e pouco proveitoso.

Segundo os resultados da Aprendizagem, a retenção de conhecimento é menor quando assistimos às aulas e aumenta quando trabalhamos esse conhecimento de forma ativa, que seria o caso da gamificação na educação. 

Assim, além de ser mais eficiente, essa proposta reaviva o interesse dos estudantes, pois é algo novo e diferente na rotina, bem como os motiva a desafiar colegas e acertar o máximo de perguntas possíveis.

Traz dinamismo ao conteúdo que tem de ser trabalhado e é desafiante.

A rotina escolar pode ser cansativa e monótona. Afinal,  ao longo das séries os alunos vão tendo mais aulas e menos momentos lúdicos nas suas rotinas.

Dessa forma, um dos benefícios da gamificação é o dinamismo que traz á matéria que tem que ser aprendida e a nova maneira que os alunos começam a encarar as atividades.

Para a maioria dos estudantes, as tarefas pedagógicas são obrigações, mas quando há aplicações de jogos, acontece uma quebra na rotina e essa percepção muda.

O ambiente lúdico deixa o processo de aprendizagem mais interessante e menos monótono, assim, a adesão é natural e existe uma maior troca e absorção de conhecimento.

Em Portugal os cursos sobre Gamificação na Educação ainda são exclusivos da classe académica, nos quais os  participantes terão ainda a oportunidade de conhecer exemplos práticos de jogos e de atividades que podem realizar na sala de aula, com vista à melhoria das práticas de ensino  e de avaliação.

O MOOC  Jogos na Escola - Gamificação e aprendizagem destina-se a Diretores, e professores dos ensinos básico e secundário, bem como a todos os que se interessam pelo processo de ensino/aprendizagem com recurso à gamificação.

(By: Educ. Joaquina Damião 2022)



O Blogue da Cidadania Ativa; Inclusão Social; Sustentabilidade Ambiental e Natureza

Carlos Carrapiço

2022


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