IA 2
Qual a importância da inteligência artificial na educação?
As várias experiências realizadas ao longo do tempo têm demonstrado que quando o aluno aprende de maneira mais individualizada, ativa e independente, ele aprende mais. A inteligência artificial na educação permite uma mescla de todos esses fatores. A importância da individualização do ensino pode ser demonstrada por um estudo do psicólogo Benjamin Bloom publicado em 1984.
Como foi dito no início, a Inteligência Artificial (IA) é uma área da computação que desenvolve dispositivos aptos a simular as capacidades humanas relacionadas à inteligência. Ou seja, simulam aspetos como perceção, raciocínio, tomada de decisões, solução de problemas, etc…
Há muita disparidade na forma como as aprendizagens essenciais chegam aos alunos dentro de uma sala de aula. Enquanto alguns estudantes tiram sempre notas altas, outros têm dificuldades de concentração e apenas conseguem notas baixas. É como se o conhecimento simplesmente não conseguisse “entrar na cabeça deles” da mesma forma. Será que esse segundo grupo de alunos não tem capacidade de aprender?
Como falamos anteriormente, grandes intelectuais do passado discordavam disso. Mas se é verdade que todos têm algum potencial, como “arrancá-lo lá de dentro”?
A resposta não é uma fórmula fechada, do tipo 2+2 = 4. A experimentação mostrou que quando o aluno aprende de maneira mais individualizada, ativa e independente, ele consegue aprender mais. A inteligência artificial na educação permite uma mescla de todos esses fatores.
A inteligência artificial na educação e na escola como um todo é irreversível. Em nenhum outro momento da história foi possível aprender de tantas formas diferentes e de maneira tão personalizada como agora. As rotinas escolares também nunca antes contaram com tantas facilidades e possibilidades estratégicas.
Toda essa “mágica” só acontece porque tem como insumo os dados dos quais a inteligência artificial se alimenta. Por isso é que é tão importante e urgente que a escola se modernize de forma a ter uma plataforma que gerencie e armazene esses dados.
Jamais nos podemos esquecer de que o ensino evolui, os processos evoluem. O mundo é uma roda que não pára de girar…
“Nada é, tudo está”. Quando se fala em comunicação escolar, a frase do pensador Fran Caye cai como uma luva. Até á bem pouco tempo, e ainda persiste nalgumas escolas do nosso Portugal, a caderneta física dominava as interações entre pais e escolas. Hoje, ela tende a ser um eco do passado, que rapidamente deixará de existir. Após a primeira onda tecnológica, que migrou as relações para o digital, já se avizinha uma segunda tão ou mais importante que a primeira. Ela dá pelo nome de Inteligência Artificial (IA), e transcenderá tudo o que se conhece.
Embora o nome e a mudança que traz possam causar temor à primeira vista, essa sensação não se sustenta em uma observação mais atenta. A nova tecnologia é inteligente, e possui atributos capazes de tornar tudo mais simples, fácil, rápido e eficaz.
Vivemos em uma época de crescimento e transformações exponenciais e estamos no limiar de uma 4ª revolução industrial. Nesse cenário, já são observadas transformações significativas nas diferentes ocupações. As mudanças tecnológicas têm promovido o declínio das atividades manuais e rotineiras e o aumento daquelas que exigem, por um lado, maior abstração para lidar com problemas complexos e, por outro, mais sensibilidade para trabalhar de forma colaborativa e criativa. O fato é que a lógica do mundo do trabalho contemporâneo está pautada por novos pilares que desafiam a estrutura atual do nosso sistema escolar. Nessa perspetiva, a escola precisa abraçar as novas tecnologias e desenvolver metodologias que favoreçam o desenvolvimento de conhecimentos e competências que preparem crianças e jovens para lidar com os desafios que o futuro aponta. É nesse contexto que se insere a iniciativa do Sistema Indústria em realizar o presente estudo prospetivo, que teve como objetivo identificar as tendências mundiais em tecnologias baseadas em Inteligência Artificial para a Educação no período de 2017 a 2030. O levantamento constatou que parte significativa da produção científica atual em Inteligência Artificial está relacionada com o tema da Educação, o que indica forte presença da Inteligência Artificial nos sistemas educacionais e, consequentemente, um grande impacto nos processos de ensino-aprendizagem no curto e no médio prazo. A reformulação da sala de aula por meio das novas tecnologias pode ser um importante passo para a formação de pessoas mais alinhadas com as exigências do século XXI, sendo um motor essencial para a competitividade da indústria em todo o Mundo.
(Fonte: Robson de Andrade Presidente da Confederação Nacional da Indústria)
(By: Educ. Joaquina Damião 2022)
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Carlos Carrapiço
2022