quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Anonymous Didáctica Ft. (citando Dirigente SPGL) - "BULLYING INSTITUCIONAL" 2021

BULLYING INSTITUCIONAL

O Dia Mundial de Combate ao Bullying  assinala-se a 20 de outubro anualmente, mas apesar dos alertas que são feitos, parece que quem dirige os estabelecimentos de ensino do nosso País não consegue dar conta do recado! A data é já por si só um alerta internacional para o problema do bullying com que muitos jovens vivem. Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), uma em cada três crianças do mundo, entre os 13 e os 15 anos, é vítima de bullying na escola regularmente sem que ninguém faça nada para a defender!... Mas, o mais lamentável é que em Portugal o bullyng não seja exclusivo dos jovens…então e os professores?!

A desvalorização social, o desrespeito pela classe docente, o desprezo pelos problemas da educação constituem-se como uma espécie de bullying sobre profissionais da educação. Este bullying tem origem no Ministério da Educação, que é quem dá o mote para toda esta situação de desrespeito pela classe docente e que se reproduz e legitima nas atitudes de jovens e crianças, encarregados de educação, em grupos de redes sociais, e até alguma comunicação social, que alinha neste coro de maltratar professores e educadores. O MEC continua a enfiar a cabeça na areia face a todos os problemas identificados: número elevado de alunos por turma, aumento de idade de aposentação, horários sobrecarregados, burocracia e tantas outras situações que não permitem que se viva a escola como um espaço de aprendizagem, partilha e transformação social. Este governo não tem rumo para a educação e o desnorte que se vive materializa-se numa espécie de bullying social sobre as escolas e os seus profissionais numa perpétua recusa em ouvir as organizações sindicais e na inexistência de um diálogo negocial. «Bullying quando as estratégias passam pelo impedimento do acesso a casas de banho a dirigentes que aguardavam nas instalações do MEC ser recebidos para uma reunião. Bullying quando, em resposta a um pedido de reunião, o MEC encarrega alguém dos serviços administrativos de transmitir "não verdades" sobre a negociação. Bullying é assunto sério, causa sofrimento e é preciso tomar medidas para que termine. Ao bullying institucional é preciso responder com luta pela dignidade da profissão, pelo respeito que merecemos e pelos nossos direitos. Não abdicamos da luta, porque não abdicamos da Escola nem da Educação ( Dirigente SPGL)».

(By ANONIMOUS DIDATICA 2021)


Nota: Em breve caros leitores irei apresentar um artigo sobre o PTD - Transição Digital - e Capacitação Digital dos Docentes, e sobre como esta está a ser abordada e ministrada tecnicamente na escolas e também dar a conhecer como o MEC pretende colmatar a falta de docentes nas escolas...



Autor: Anonymous Didáctica

Fonte: Anonymous Didáctica



O Blogue da Cidadania Ativa; Inclusão Social; Sustentabilidade Ambiental e Natureza

Carlos Carrapiço

2021


Não perca e leia a...