O PAÍS CORRUPTO EM QUE OS “GRANDES”NOS ENGANAM SEMPRE QUE PODEM…
A AdC (Autoridade da Concorrência), denunciou, esta quarta-feira, um esquema de fixação de preços de venda ao consumidor (PVP) entre três cadeias de supermercados – Auchan, Modelo Continente e Pingo Doce -, e um fornecedor comum às três, a Bimbo Donuts. A investigação da AdC revelou que "a prática durou pelo menos onze anos - entre 2005 e 2016, e visou vários produtos Bimbo Donuts, tais como pão de forma, Donuts, Bollycao ou Manhãzitos". Um total de coimas superior a mais de 24 milhões de euros foi aplicado aos intervenientes no esquema e acordo com o "volume de negócios das empresas sancionadas". A mais elevada - no valor de 7.353 milhões euros - foi aplicada à Bimbo Donuts, a que se segue o Pingo Doce (7.196 milhões de euros), o Modelo Continente (7.161 milhões de euros), e a Auchan Retail Portugal (2.981 milhões de euros). No comunicado enviado às redações, a AdC destaca que a "prática" em causa "é altamente prejudicial para os consumidores e afeta a generalidade da população portuguesa, uma vez que os grupos empresariais envolvidos representam grande parte do mercado nacional da grande distribuição alimentar".
E como funcionava o esquema? "Através de contactos estabelecidos através do fornecedor comum, sem necessidade de comunicar diretamente entre si, as empresas de distribuição participantes asseguram o alinhamento dos preços de retalho nos seus supermercados, numa conspiração equivalente a um cartel, conhecido na terminologia do direito da concorrência como "hub-and-spoke"", explica a autoridade.
Desta forma, concluiu a AdC, eliminou-se "a concorrência, privando os consumidores da opção de melhores preços".
No comunicado, a AdC lembra ainda que "em dezembro de 2020 e recentemente, em 2 de novembro de 2021, já tinha condenado estas e três outras cadeias de supermercados e três fornecedores de bebidas - Sociedade Central de Cervejas, Primedrinks e Super Bock -, pelo mesmo tipo de prática. E por “coisas” tão básicas, mas que “eles” sabem que a maioria das pessoas/clientes consome e bem, principalmente em alturas festivas como esta que se aproxima (Natal e Passagem de Ano), que os senhores do dinheiro, empregadores e exploradores da grande maioria dos nossos jovens e não jovens, conseguem ser estrategas ao ponto de nem uma cerveja nos permitirem saborear com prazer sem sentir que estamos a ser enganados!...
(By ANONYMOUS DIDÁCTICA 2021)