quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Anonymous Didáctica - "DESABAFO SOFRIDO do Calimero" 2021

DESABAFO SOFRIDO do KHALIMER0!

Imagem Google

Uma conhecida minha já trabalhou em "Call Centers" durante um bom "par de anos". Um Call Center é responsável pelo relacionamento com o cliente, em ligações recetivas, ativas ou híbridas, e que executa algumas tarefas importantes como pesquisas de satisfação, orientações, vendas de produtos e suporte técnico (Helpdesk), mantendo um relacionamento com os clientes, gerando fidelidade e valorizando a imagem da empresa.

"Em poucas palavras: és carne. É desgastante, ganhas uma porcaria de ordenado - muitas vezes ou melhor, a maioria, abaixo do salário mínimo, apertam contigo a toda a hora. Chegas atrasada 2 ou 3min e descontam no "pouco" ordenado que ainda resta. As pausas são contadas ao minuto. Sais às 18h e caiu uma chamada às 17h57? Temos pena, não te pagam o tempo que ficas a mais."

Numa área comercial tens a pressão que referi em triplicado. Todo o ambiente é virado para que te sintas forçada a vender (sistemas de bandeirola/sino sempre que alguém vende algo, fomentando a competição).

Por outro lado, é fácil conseguir emprego na área, e é igualmente fácil ir embora de tal trabalho.... Afinal, és carne!

Lembro-me da Kelly, Randstad, e outras.... É tudo igual.

Pois, é exatamente esse tipo de impressão que tenho. Acho que a minha felicidade vale mais que dinheiro e nesse caso prefiro trabalhar em restauração ou assim, pois já tenho alguma experiência e apesar de ser desgastante a nível físico não é tanto a nível psicológico.

Deloitte... De longe a empresa mais oportuna que já conheci! Vêm pessoas como bonecos para gerar dinheiro, aprender e evoluir não existe ali dentro e assim que assinado o contrato a tua vida pessoal acabou porque "temos de ser dedicados ao que gostamos de fazer"...

Tenho uma amiga que entrou agora para um estágio profissional!.., não podia estar mais iludida. Só dizia bem daquilo até entrar, vamos ver o que ela me vai dizer agora!.

Quando virem que ela está a ficar desmotivada, mandam-na para um projeto no estrangeiro e dão-lhe uma avaliação positiva. É o costume. Mas só se for esse o caso. É preciso ter sorte para ingressar num projeto estrangeiro. O problema é que a vida em projetos no estrangeiro são ainda mais limitadas. As únicas pessoas que conheces são mesmo as pessoas do teu projeto e o nível de absorção para que vivas na empresa até as 22h? é imenso. Raramente te dão respostas sobre alguma coisa e tratam-te como um boneco disfarçado com a simpatia e formalidade típica, com conversas de lavagem cerebral ridículas sobre motivação pessoal, empenho e sucesso, como se fossem o exemplo disso no mundo.

Um concelho para a minha amiga: por trás daquelas gravatas e fatiotas estão pessoas demasiado egoístas e egocêntricas para se preocuparem contigo. Uma palmadinha nas costas de um diretor e um crachá no ombro é tudo o que vêm à frente.

O que vi ao longo dos projetos onde estive de pessoas que tiveram mais do que 1 ano em Consultoras deste género (BIG Four e Outras), em termos de capacidades técnicas e metodológicas e capacidade de trabalhar em equipas ágeis com humildade e sentido de responsabilidade deixa muito a desejar mesmo. Ou seja, são os maiores senhores doutores, mas na verdade não são nada. Conhecimentos, só na "boca para fora". Dinheiro, felizmente, não é tudo na vida. É o costume. Todos os anos eles vão buscar essas fornalhas imensas de pessoas ingénuas com as melhores regalias que podem. Desses 300 ou 400, só normalmente - 10% chegam a ficar mais do que 1 ano e meio, ora por desistência de alguns, ora porque a empresa nunca contou em trabalhar com outros logo desde o início. A razão pela qual o mundo das Consultoras contrata tanta gente de uma vez durante os cursos académicos é simplesmente para poderem dizer que têm uma larga quota do mercado. "Quantos mais conseguirmos puxar para o nosso lado, menos a concorrência pode andar para a frente e menos margem damos ao mercado para concorrer e evoluir. É só para o nosso lado". Estas Empresas ganham subsídios imensos e apoios de investimento para poderem crescer dessa forma. É uma espécie de bolha financeira.

A minha, a tua, a nossa melhor amiga estará sempre na posição de sair, nada a prende a um contracto sem termo (típicos contractos de consultora). Mas ainda assim, considero que é importante uma bagagem daquilo que é o "mundo cão" desses sítios, para se lançar ao mercado. Nem que seja para um dia perceber que "há sempre pior”!... Normalmente não aconselho programas de televisão para justificar o que quero dizer, mas se nunca viste a série "Mr.Robot", recomendo que vejas a primeira temporada para perceberes o que falo (vês isso em 5 dias). A forma mais rápida de entender o que são estes sítios é veres esta ficção altamente baseada naquilo que se passa nessas empresas. Rapidamente identificas o que quero dizer e rapidamente a minha amiga vai observar semelhanças. (Reddit).

É triste e lamentável porque continuariam os comentários de desagrado das pessoas principalmente destes jovens que se reúnem e têm necessidade de falar entre eles da forma como a sociedade portuguesa os trata, aquela mesma sociedade que segundo a Constituição os devia proteger e não o faz. Vivemos tempos de guerra pandémica, económica e de desigualdade social, somos um país envelhecido, os nossos jovens perdem a esperança, os nossos amigos(as) também. Que futuro podemos esperar?!.

Não queiram silenciar as vozes dos que dizem e falam sobre o que se passa nos seus empregos precários mal pagos e muitas vezes são tratados com desprezo e á “força do chicote” para os grandes senhores que diga-se são sempre os mesmos (grandes marcas, grandes superfícies comerciais, outras...), encherem mais e mais os bolsos e levarem vidas de luxo e promiscuidade onde tudo pode ser comprado e corrompido, não obstante os vários casos que têm vindo a publico ultimamente, e que é ainda apenas a ponta do iceberg. Portanto, Exmos. Srs. Dirigentes de Portugal, está na altura de deixar de agradar a Deus e ao Diabo. O Povo precisa de trabalho, olhem primeiro para as necessidades do proletariado uma vez na vida, e Bruxelas que espere, porque se todos aqui morrermos de fome e doentes também, ninguém vai honrar os acordos ou compromissos externos que foram feitos lá fora.


Nota: A sociedade consumista hoje em dia gera mais precariedade laboral, desemprego, crises económicas, desigualdade social, problemas de sustentabilidade ambiental e natureza, saúde pública, crime público e organizado, ódio racial ou de género, do que noutras  fases do desenvolvimento humano ao longo da história da humanidade, em que a motivação para esse desenvolvimento humano, essa capacidade de evoluir, eram pura e simplesmente... outras!  

(By ANONYMOUS DIDATICA 2021)



Autor: Anonymous Didáctica

Fonte: Anonymous Didáctica



O Blogue da Cidadania Ativa; Inclusão Social; Sustentabilidade Ambiental e Natureza

Carlos Carrapiço

2021

 

Não perca e leia a...