100 anos do nascimento de José Saramago
Celebra-se os 100 anos do nascimento de José Saramago.
O programa cultural internacional em torno do Nobel da Literatura prolonga-se por um ano.
O centenário do nascimento do escritor português José Saramago só acontecerá em 2022, mas as celebrações começam hoje, um ano antes, com um programa cultural internacional em torno do Nobel da Literatura.
A sessão começou com a abertura no teatro municipal São Luiz, em Lisboa, onde a escritora espanhola Irene Vallejo leu um “Manifesto pela Leitura”, seguindo-se de um concerto pela Orquestra Metropolitana de Lisboa.
Na Azinhaga, a aldeia ribatejana onde o escritor nasceu, foi plantada uma árvore, a 99.ª de uma centena de oliveiras que a Fundação José Saramago decidiu plantar na localidade da Azinhaga ao longo dos últimos dois anos.
A cerimónia contou com a presença do primeiro-ministro, António Costa. Já a ministra da Cultura, Graça Fonseca, associou-se à abertura das comemorações com a colocação de um ramo de flores onde estão depositadas as cinzas do escritor, junto a uma oliveira em frente à Fundação José Saramago, em Lisboa.
O centenário do nascimento do escritor português José Saramago só acontecerá em 2022, mas as celebrações começaram um ano antes, com um programa cultural internacional em torno do Nobel da Literatura.
(By JOAQUINA DAMIÃO 2021)
Autor: Joaquina Damião
Fonte: Joaquina Damião
O Blogue da Cidadania Ativa; Inclusão Social; Sustentabilidade Ambiental e Natureza
Carlos Carrapiço
2021