quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Anonymous Didáctica - "DERRETEU A MANCHA DE NEVE MAIS RESILIENTE DAS TERRAS MAIS ALTAS DA ESCÓCIA" 2021

ALTERAÇOES CLIMÁTICAS 

DERRETEU A MANCHA DE NEVE MAIS RESILIENTE DAS TERRAS MAIS ALTAS DA ESCÓCIA

Uma imagem com rocha, rochoso, montanha, exterior

Descrição gerada automaticamente© IAIN CAMERON (DR)

O investigador Iain Cameron afirma no Twitter: "Que irónico e previdente. O nosso pedaço de neve mais duradouro derreteu pela terceira vez em cinco anos, enquanto decorre a cimeira da COP 26 de Glasgow". Esta mancha de neve é conhecida como "Esfinge" e nos últimos 300 anos desapareceu por oito vezes, sendo muito mais frequentes desde 1933.

O INIMAGINÁVEL aconteceu…

A Escócia não tem glaciares, mas as manchas de neve mais permanentes que resistem durante o verão estão cada vez mais reduzidas. A Esfinge é considerada a mancha de neve mais duradoura no Reino Unido e é amplamente estudada.

A Esfinge foi encolhendo até ao tamanho de uma folha de papel A4 nas últimas semanas. Acabou por desaparecer há uns dias, num outono 2021 que se apresenta atualmente com um clima ameno.

Degelo da Esfinge Chamam-lhe Esfinge, por causa da escalada da rocha diretamente acima dela e é uma mancha de neve que tem permanecido nas encostas marcadas pela antiga glaciação nas altas montanhas.

Situada na "Cordilheira de Cairngorms" nas Terras Altas escocesas, a Esfinge derreteu com mais frequência nos últimos 18 anos. 

Cameron afirmou que as alterações climáticas estão a ter impacto no norte da Grã-Bretanha onde já se faz sentir um clima mais quente. "Parece ser a explicação lógica para o aumento da taxa de degelo" disse o investigador. Está a cair menos neve agora no inverno do que nos anos 1980 e mesmo nos anos 1990." Dizem também terem registado uma tendência para um clima cada vez mais quente desde a década de 1960 e sugeriram que na década de 2080 haveria alguns anos com muito pouca ou nenhuma neve em Cairngorms.

Lauren McCallum, do grupo internacional de campanha contra as alterações climáticas "Protect Our Winters", advertiu que os complexos montanhosos de Cairngorms, e o resto do mundo, precisam ser protegidos de novos aumentos de temperatura.

"Temos que manter uma temperatura saudável para que nossos ecossistemas e comunidades sobrevivam", rematou.

O autor de “O desaparecimento do gelo" alerta que as condições climáticas estão a afetar mais áreas geladas no alto de outras montanhas escocesas, incluindo a "Cordilheira Ben Nevis" em Lochaber.

Ben Nevis é a mais alta montanha escocesa e do Reino Unido, com o cume a 1345 acima do nível médio do mar. Ben Nevis fica na extremidade oeste das Montanhas Grampian na região das Terras Altas de Lochaber, perto da cidade de Fort William .

Imagem

© IAIN CAMERON (DR)

"Aonach Beag", perto de Ben Nevis, também tem um pedaço de neve que costuma resistir durante o verão.

A Esfinge fica em Garbh Choire Mor, numa área de encostas profundas e vales marcadas pela formação do manto de gelo durante a última era glacial, há cerca de 20 mil anos. Com uma altura de 1.296 metros, esta mancha de neve fica na terceira montanha mais alta da Grã-Bretanha.

Garbh Choire Mor é descrito como a cordilheira onde mais neva da Escócia devido à quantidade de neve que pode conter, mesmo durante os meses de verão.

A Esfinge também dá nome a uma rota de escalada que passa perto da mancha de neve. Esta área é muito concorrida por adeptos de atividades ao ar livre nas Terras Altas.


(By DR. IAIN CAMERON)

(By ANONYMOUS DIDÁCTICA 2021)

Autor: Anonymous Didáctica

Fonte: Anonymous Didáctica

O Blogue da Cidadania Ativa; Inclusão Social; Sustentabilidade Ambiental e Natureza

Carlos Carrapiço
2021







Não perca e leia a...