quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Clean Cities Org. - "3 Coisas que convém saber" 2021


Foram eleitos novos presidentes da câmara, implementados programas de ambiente limpo e os líderes das cidades reuniram-se na COP26


As últimas semanas foram emocionantes - desde os líderes das cidades que se reuniram em Glasgow, passando pela eleição de novos presidentes da câmara e até à implementação de programas de ambiente limpo. Seguem-se as três coisas principais que convém saber acerca deste mês… 

Segundo investigações recentes, as zonas de baixas emissões funcionam

Criadas para regular o acesso dos veículos mais poluentes às zonas importantes das cidades, as zonas de baixas emissões (ZBE) ajudam a reduzir a poluição atmosférica e incentivam as pessoas a usar meios alternativos para irem de A a B. Em outubro, uma investigação da Clean Cities revelou que os londrinos deixaram de usar carros a gasóleo seis vezes mais rápido do que os habitantes do resto do Reino Unido, desde que a expansão da ZBE da capital foi anunciada em 2017. Em Bruxelas a situação é semelhante, com o número de viaturas a gasóleo também a reduzir-se drasticamente desde que a ZBE da cidade e o seu calendário de implementação foram anunciados há três anos. 
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Foram 1000 as cidades que assumiram o compromisso de reduzir as emissões para metade

A COP26 em Glasgow dominou, e com razão, o nosso feed de notícias e as cidades assumiram um papel de destaque. Foram 1000 as que assumiram o compromisso de reduzir as emissões nas suas cidades para metade até ao final da década e atingirem a neutralidade de carbono até 2050. São ótimas notícias, mas limpar os transportes tem de ser uma prioridade já que este setor é responsável por um quinto das emissões mundiais de gases com efeito de estufa. Os líderes das cidades têm de triplicar os seus esforços para eliminarem os veículos movidos a combustíveis fósseis e darem prioridade a andar a pé, de bicicleta, de transportes públicos e partilhados.
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Mais ainda, uma série de países, empresas e cidades juntaram-se em Glasgow para assumir o compromisso de redução gradual dos veículos movidos a combustíveis fósseis até 2040. É um bom começo, mas que peca por ser escasso e lento, já que a Comissão Europeia propôs recentemente a redução gradual das vendas destes veículos na UE até 2035, por isso as cidades têm de ser mais ousadas e mexer-se mais rápido, já que estão na vanguarda da luta contra as alterações climáticas.

Eleição de novos presidentes da câmara 

Foram eleitos novos presidentes em Milão, Bolonha e Nápoles no último mês. Os compromissos ao nível dos transportes incluem a eletrificação dos transportes públicos, o aumento da partilha de carros e a introdução de ruas escolares sem carros. É necessária ação urgente nas seguintes áreas: A investigação liderada pelo parceiro da Clean Cities Legambiente identificou um preocupante regresso aos níveis pré-pandémicos de viaturas particulares em Milão, Roma e outras cidades italianas e uma diminuição do uso de transportes públicos. 

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Sophie, em nome da Campanha Clean Cities 
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Autor: Sophie and Clean Cities Org.

Fonte: Sophie and Clean Cities Org.




O Blogue da Cidadania Ativa; Inclusão Social; Sustentabilidade Ambiental e Natureza
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